fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Estado e ONU realizam escutas qualificadas sobre migração no Alto Acre

Publicado

em

Representantes do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasd), dirigiram-se esta semana para a região do Alto Acre, para tratar de questões migratórias com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), agência da Organização das Nações Unidas (ONU) que atua na proteção dos direitos das pessoas em situação de refúgio.

Uma das ações acompanhadas pelo Estado foi a reunião na sede da Polícia Federal de Epitaciolândia. Foto: Carlos Alexandre/Seasd

O encontro reuniu também autoridades de Brasileia e Epitaciolândia, para identificar o funcionamento do fluxo migratório nos municípios e as necessidades enfrentadas pelos profissionais que atuam diariamente nas questões referentes à constante migração de pessoas na região.

Juliana Serra e Raquely Portela representaram a agência da ONU no encontro. Foto: Carlos Alexandre/Seasd

Uma das ações acompanhadas pelo Estado foi a reunião com o delegado Valdir Celestino Costa, na sede da Polícia Federal de Epitaciolândia, onde são realizados atendimentos diários com emissão de protocolo de refúgio, regulando a documentação dos migrantes que chegam ao Brasil pelo Acre.

O delegado relata que o fluxo migratório no município se beneficiou com o apoio prestado em Brasileia, uma união estimulada pelo Estado e demais instituições participantes, na busca de aprimoramento no atendimento e acolhimento de migrantes.

Prefeito Sérgio Lopes e servidoras da assistência social relataram a atuação do Município frente às questões migratórias emergentes em Epitaciolândia. Foto: Carlos Alexandre/Seasd

A Prefeitura de Epitaciolândia também foi visitada. O prefeito Sérgio Lopes e servidoras da assistência social relataram a atuação do Município frente às questões migratórias emergentes na cidade. Segundo informaram, em fevereiro mais de 500 pessoas foram recebidas na Casa de Passagem gerida em parceria com Brasileia.

O encontro identificou necessidades enfrentadas pelos profissionais que atuam diariamente nas questões do fluxo migratório na região. Foto: Carlos Alexandre/Seasd

Em Brasileia, também foi visitada a sede da Cáritas, organização humanitária da Igreja Católica que visa à qualidade de vida de vulneráveis sociais. No município, Lindaci Franco, assessora de proteção da Cáritas, explanou: “Realizamos diversos tipos de atendimento, buscando garantir direitos; orientamos desde o acesso a documentos a outras demandas espontâneas”.

Comentários

Continue lendo

Flash

Deputado Tadeu Hassem articula recursos para Epitaciolândia em reunião com vereadores

Publicado

em

Encontro discutiu emendas e investimentos para o município. Objetivo é fortalecer a cidade e melhorar a qualidade de vida da população

O deputado Tadeu Hassem recebeu, em seu gabinete, os vereadores Miro Bispo, Rozimar do Rubicon, Ari Mendes e Jezo Batista, todos de Epitaciolândia. O encontro teve como foco a articulação de emendas parlamentares e investimentos voltados para o desenvolvimento do município.

Segundo o parlamentar, o trabalho por Epitaciolândia é também um compromisso pessoal, já que a cidade faz parte de suas origens. “Trabalhar por Epitaciolândia é trabalhar pelas minhas raízes, por pessoas que amo e pelo futuro de todos que acreditam em dias melhores”, destacou.

As propostas discutidas visam ampliar oportunidades e implementar melhorias que impactem diretamente a vida dos moradores, reforçando o compromisso com o crescimento sustentável e a valorização da comunidade local.

Comentários

Continue lendo

Flash

Preparativos para a Expofronteira: Exames de anemia em equinos garantem segurança na cavalgada

Publicado

em

A Prefeitura de Assis Brasil segue com os preparativos para a Expofronteira 2025. Um dos cuidados essenciais é a saúde dos animais que participam do evento, incluindo a tradicional cavalgada.

Foram realizadas 19 coletas de sangue em equinos, realizadas pelo veterinário da Secretaria de Agricultura, Jeovane Oliveira, e todos os resultados testaram negativos para anemia infecciosa equina (AIE), garantindo que os animais estão saudáveis e aptos a participar da cavalgada e das demais atrações da Expofronteira.

A gestão municipal reforça que ações de prevenção como essa são fundamentais para o bem-estar dos animais e a segurança dos participantes, assegurando que todos possam aproveitar o evento com tranquilidade.

Comentários

Continue lendo

Flash

Governadora em exercício, Mailza recebe diretoria do Conselho Estadual de Assistência Social e reforça compromisso com fortalecimento do SUAS

Publicado

em

A governadora em exercício e secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Mailza Assis, recebeu nesta terça-feira, 12, membros da diretoria do Conselho Estadual de Assistência Social do Acre (CEAS/AC). O encontro reforçou o diálogo e a parceria entre o governo e o colegiado, com foco na valorização e no fortalecimento da política de assistência social no estado.

Mailza recebeu membro do Conselho Estadual de Assistência Social. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Participaram da reunião o presidente do CEAS, Gabriel Gelpke, a vice-presidente, Ivanete Rodrigues, a secretária executiva, Adeni Neves, e a chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Sandra Amorim.

Entre os temas discutidos, esteve o pedido de apoio para a atualização da Lei do CEAS, alinhada ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “Se essa atualização for concretizada será um avanço, a última atualização ocorreu em 2020, muita coisa de lá pra cá mudou, do ponto de vista legislativo”, afirmou Gelpke.

Outro ponto da pauta foi a organização da 14ª Conferência Estadual de Assistência Social, marcada para os dias 22 e 23 de outubro, no auditório da Unimeta, em Rio Branco. O evento contará com a presença do secretário nacional de Assistência Social, André Quintão, do presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Edgilson Tavares, e do conselheiro Paulo Henrique Souza.

Membros do CEAS se reuniram com Mailza nesta terça-feira Foto: Ingrid Kelly/Secom

Também foi discutida a possibilidade de realização de uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) em homenagem aos 20 anos do SUAS, atendendo a proposta do Conselho Nacional.

Mailza reafirmou seu apoio às ações do CEAS. “O trabalho integrado com o Conselho é fundamental para avançarmos na construção de políticas públicas de proteção social que cheguem a quem mais precisa. Estou à disposição para contribuir em todas as frentes,” destacou.

Diretor do Ceas, Gabriel Gelpke, agradeceu apoio da governadora em exercício Foto: Ingrid Kelly/Secom

O encontro também abordou a previsão orçamentária necessária para a realização das etapas estadual e nacional da conferência.

Comentários

Continue lendo