Geral
Estado discute melhorias para produtores rurais das reservas extrativistas do Juruá
Valorizando a importância da Agricultura Familiar para a sustentabilidade, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan) e do Programa REM, promoveram o Encontro de Incentivo à Inclusão Produtiva Familiar, que ocorreu neste sábado, 20, na Unidade de Gestão Ambiental Integrada (Ugai) do Rio Liberdade, localizado no município de Tarauacá.

Governo e parceiros discutem estratégias de sustentabilidade e melhorias para produtores familiares em áreas de florestas estaduais. Foto: Diego Silva/Secom.
O objetivo do evento foi especialmente ouvir os anseios de cooperativas e associações das reservas extrativistas e das florestas estaduais, que são áreas de preservação ambiental geridas pelo Estado. Garantindo deste modo, incentivo à inclusão produtiva no Juruá e a redução do desmatamento em toda a região.
Mais de 205 comunitários estiveram presentes, resultando ao final do encontro na criação de uma comissão formada pelos representantes das associações que elegeram dois pontos focais que monitorarão e acompanharão deliberações estabelecidas no evento.

Secretaria de Planejamento e Programa Rem alinham estratégias de melhorias para agricultura familiar visando sustentabilidade. Foto: Diego Silva/Secom.
Programa Rem
O Programa tem como premissa reduzir o desmatamento e apoiar a conservação das florestas. Essas ações incluem atividades de bioeconomia e apoio a povos indígenas, extrativistas e agricultores familiares, incluindo produtos florestais, turismo, artesanato e pecuária sustentável. Essa estratégia expressa o compromisso de destinar 70% dos recursos aos beneficiários finais (indígenas, agricultores, pecuaristas) e 30% a políticas públicas.
O Programa tem demonstrado contribuições fundamentais para a operacionalização das políticas estaduais de meio ambiente e para o fortalecimento das cadeias produtivas associadas à floresta.
O que disseram
“O governo do Acre preocupa-se em garantir desenvolvimento sustentável ao mesmo tempo que busca oportunizar renda para os pequenos produtores com planejamento estratégico em benefício dessas famílias que vivem da agricultura familiar”.
Cleomilton Rocha, presidente de Associação Agroextrativista do Rio Liberdade
“Foi um evento extremamente produtivo, tivemos como resposta um elevado nível de confiança da comunidade, essa reativação do diálogos entre as comunidades e nós que somos os agentes públicos promotores do desenvolvimento nessa região”.
Roseneide Sena, chefe do Departamento de Gerenciamento de Créditos a Sustentabilidade e Produção da Seplan e coordenadora-geral do Programa REM Acre.
“Momento oportuno de explanar sobre nossos projetos, em seguida realizar oitivas com os produtores, afim de saber se estamos alinhados com as necessidades destes, garantindo recursos para serem direcionados a essas comunidades”.
Diogo Lima, coordenador do Departamento de Produção Familiar da Secretaria Estadual de Agricultura.

Comentários
Geral
Polícia Civil do Acre prende suspeito por porte ilegal de arma e tráfico de drogas em Mâncio Lima
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia-Geral de Mâncio Lima, em trabalho conjunto com a Polícia Militar, prendeu em flagrante, na manhã desta terça-feira, 20, um indivíduo pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas.

A ação foi coordenada pelo delegado Marcílio Laurentino, que informou que, desde as primeiras horas do dia, as forças de segurança vêm intensificando operações com o objetivo de localizar e prender foragidos da Justiça, além de indivíduos envolvidos com facção criminosa, roubos e furtos na região.
Segundo as informações repassadas à polícia, o suspeito estaria dando apoio logístico a uma facção criminosa, auxiliando na prática de roubos no município de Mâncio Lima e escondendo foragidos da Justiça.

Durante a abordagem policial, o indivíduo tentou fugir em uma motocicleta, mas foi rapidamente interceptado pelas equipes. Na revista pessoal, os policiais encontraram em sua cintura um revólver calibre .22. Em seguida, durante buscas realizadas no quintal da residência, foi localizada droga do tipo “skunk”, caracterizando o crime de tráfico de entorpecentes.
A motocicleta apreendida também é suspeita de ter sido utilizada em um roubo de outra motocicleta, ocorrido no último sábado no município de Cruzeiro do Sul, fato que será devidamente apurado no decorrer das investigações.

O suspeito foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Mâncio Lima, onde foi autuado em flagrante. Após os procedimentos legais, ele será encaminhado para audiência de custódia, ocasião em que o Poder Judiciário decidirá sobre a manutenção da prisão ou eventual concessão de liberdade, conforme prevê a legislação.
Fonte: Conteúdo republicado de POLÍCIA CIVIL - GERAL
Comentários
Geral
Polícia Militar recupera motocicleta e apreende arma após roubo em Sena Madureira
Crime ocorreu às margens da BR-364; suspeito fugiu, mas deixou para trás veículo, objetos roubados e uma escopeta
A Polícia Militar do Acre, por meio do 8º Batalhão (8º BPM), recuperou uma motocicleta, diversos objetos e apreendeu uma arma de fogo durante uma ocorrência de roubo registrada na noite desta segunda-feira (19), em Sena Madureira, no interior do estado. A ação policial ocorreu nas proximidades do Ramal do Jacamim, às margens da BR-364, no km 01, sentido Rio Branco.
Segundo informações repassadas pela PM, a guarnição foi acionada via 190 após um entregador de uma distribuidora denunciar que havia sido rendido sob ameaça de arma de fogo. Durante a ação criminosa, o suspeito subtraiu uma motocicleta, dois aparelhos celulares, além de cervejas e cigarros.
Após o chamado, os policiais realizaram buscas imediatas na região e conseguiram localizar todos os bens roubados em curto espaço de tempo. Durante as diligências, também foi apreendida uma arma de fogo do tipo escopeta, que teria sido utilizada pelo criminoso durante o roubo.
Apesar do êxito na recuperação do material e na apreensão da arma, o autor do crime não foi localizado, não havendo prisão em flagrante. Todo o material recuperado foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Sena Madureira, que ficará responsável pelos procedimentos legais e pela continuidade das investigações.
Comentários
Geral
Sem feridos: Carro perde o controle e atinge motocicleta em Xapuri

Acidente ocorreu nas proximidades do quartel da Polícia Militar; apesar do susto, não houve registro de feridos
Um acidente de trânsito foi registrado na manhã desta terça-feira (20), em Xapuri, quase em frente ao quartel da Polícia Militar. Um veículo modelo Fiat Uno, de cor prata e placas OXP-8620, perdeu o controle e acabou atingindo uma motocicleta Honda XRE, placa OXP-4519.
De acordo com informações preliminares, o condutor do Fiat Uno seguia da Ponte da Sibéria em direção ao centro da cidade quando o veículo teria apresentado falha no sistema de freios. Desgovernado, o carro fez uma curva brusca à esquerda e colidiu com a motocicleta.
Os envolvidos, um jovem e um homem mais velho, não identificados, não sofreram ferimentos. Segundo relatos, o motociclista conseguiu reagir rapidamente e escapar do impacto direto, evitando consequências mais graves.
Apesar do acidente, não houve registro da presença de autoridades policiais ou de trânsito no local até o momento, nem confirmação sobre o registro de boletim de ocorrência. As circunstâncias do sinistro seguem sem apuração oficial.







Você precisa fazer login para comentar.