fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Estado destina equipamentos e fará reforma e ampliação no hospital de Xapuri

Publicado

em

Inaugurado em 22 de março de 1967, o Hospital Epaminondas Jácome faz parte da história do munícipio de Xapuri. A unidade,  referência para os moradores da localidade que necessitam de atendimento hospitalar, representa também o acolhimento e a prestação de serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) promovido por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre).

Hospital Epaminondas Jácome recebeu a visita do secretário de Saúde do Estado, Alysson Bestene e equipe Foto: Odair Leal/Secom.

E pensando no bem-estar da população local, o governo do Estado, com a atuação da Sesacre, elaborou um projeto que irá garantir não somente a reforma como também a ampliação do hospital e a implantação de um laboratório.

“Esse é um dos projetos do governador Gladson Cameli, e estamos empenhados em promover de forma efetiva a melhoria da saúde como um todo, não apenas na parte estrutural, como também de assistência e acolhimento à população acreana”, ressalta o secretário Alysson Bestene.

Secretário verificou os últimos detalhes antes da entrega do laboratório de análises clínicas que está sendo montando no hospital Foto: Odair Leal/Secom.

O gerente-geral do Hospital Epaminondas Jácome, Josimar Silva,  explica que “o projeto representa uma conquista de muitos anos, haja vista que nossa unidade é antiga e tem necessidade de uma reforma nesse momento para que a gente possa levar à comunidade um atendimento de qualidade”, enfatiza.

O secretário de Saúde, Alysson Bestene, esteve presente com sua equipe na unidade nesta quinta-feira, 15, para verificar os últimos detalhes antes da entrega do laboratório de análises clínicas que está sendo montando no hospital.

Implantação do laboratório

“A previsão é de entregar o laboratório no próximo mês, junto com o governador Gladson. Fazer parte desse momento me deixa extremamente feliz, pois poder contribuir com a história de melhoria desse hospital é algo significativo no trabalho como gestor”, relata o secretário.

Servidores comemoram melhorias que estão sendo implantadas na unidade Foto: Odair Leal/Secom.

“Estamos em um grande momento em virtude da abertura do nosso laboratório. Já se passaram mais de 20 anos e nunca conseguimos ter um funcionando dentro do hospital. Isso é um ganho, além de ser necessário, ajuda a parte clínica de enfermagem no diagnóstico das enfermidades dos nossos pacientes dentro da própria unidade”, comemora Josimar Silva.

Equipamentos

Outro ponto de suma importância para a assistência à saúde, que beneficia tanto os profissionais como os usuários do SUS, foi a entrega dos equipamentos, realizada pela Sesacre.

Estado fez a entrega de novos equipamentos ao hospital Foto: Odair Leal/Secom.

Para o Hospital Epaminondas Jácome foi destinado R$ 1,5 milhão. São 18 camas fawler, 15 escadas de 2 degraus, 15 mesas de cabeceira, 15 suportes de soro, 10 esfigmomanômetros, 10 estetoscópios, 1 otoscópio, 1 oxímetro, 5 suportes de hamper , 3 aspiradores, 1 aparelho de raio x, 1 autoclave 100 litros, 5 bancos mocho, 1 agitador de kline, 1 banho maria, 1 macrocentrifuga, 1 centrífuga, 1 contador de células, 1 microscópio, 1 cadeira para coleta de sangue, 1 homogeneizador de bolsa de sangue, 1 refrigerador, 3 bombas de infusão e 2 monitores multiparâmetro.

“Desde já agradeço ao governador, ao secretário Alysson Bestene e ao deputado Antônio Pedro, por ter esse olhar diferenciado pela unidade de Xapuri, pois recebemos mais de R$ 1 milhão de reais  em equipamentos”, pontua o gerente-geral.

Comentários

Continue lendo

Geral

Humaitá “atropela” o Rio Branco em 45 minutos e garante vaga nas competições nacionais

Publicado

em

Fotos: Jhon silva

Em 45 minutos, o Humaitá conseguiu bater o Rio Branco por 3 a 0 na tarde desta quinta, 25, no Florestão, e garantiu a vaga nas competições nacionais (Copa do Brasil e Brasileiro da Série D) na temporada de 2025. Aldair, Fabinho e Ewerthon marcaram os gols do Tourão.

Um atropelo

O Humaitá abriu o placar aos 4 minutos com um gol do meia Aldair e aos 20 Fabinho ampliou para 2 a 0.

O Tourão realizou uma partida equilibrada enquanto o Rio Branco se desmontava em campo com as saídas dos zagueiros Jackson e Saulo, ambos machucados.

Aos 43, Ewerthon acertou um belo chute para fechar o placar e confirmar a vitória.

A segunda etapa do confronto foi um “amistoso” com um Rio Branco derrotado em campo.

Fala, Kinho!

“Foi um primeiro semestre muito difícil, mas felizmente conseguimos deixar a equipe onde encontramos com o calendário na temporada de 2025. Vamos planejar a Série D e tentar realizar uma grande campanha no torneio nacional”, declarou o técnico do Humaitá, Kinho Brito.

Rio Branco indefinido

Depois da derrota, o elenco do Rio Branco viaja para Manaus, no Amazonas, nesta quinta, e estreia no Brasileiro da Série D contra o Manauara. Contudo, o planejamento para o torneio vai ser fechado somente no retorno da delegação do Amazonas.

Comentários

Continue lendo

Geral

Grávida de 7 meses nega dinheiro a pessoa em situação de rua e leva soco na barriga

Publicado

em

Casos como este são comuns entre os moradores de Cruzeiro do Sul; Creas esclarece que não há punição

Comentários

Continue lendo

Geral

MPAC promove reunião em Brasileia para discutir políticas públicas educacionais a indígenas em contexto urbano

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Cível de Brasileia, com apoio do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera), realizou, na última segunda-feira (23), uma reunião para discutir os desafios enfrentados pela população indígena em contexto urbano do município no acesso à educação.

O encontro foi conduzido pelo promotor de Justiça Juleandro Martins e contou com a participação da secretária Municipal de Educação, Francisca da Silva Oliveira, do secretário Municipal de Meio Ambiente, Valdemir da Silva, da liderança indígena Marilza Jaminawa, além de representantes da Secretaria Estadual de Educação e Secretaria de Assistência Social do Estado do Acre.

Durante a reunião, foram discutidos temas como o alto índice de evasão escolar, a distorção idade-série, adequação do ensino à cultura indígena e promoção da tolerância e respeito à diversidade entre os demais estudantes.

O promotor de Justiça destacou a importância do diálogo para a construção de soluções para os problemas enfrentados pelos indígenas. “Nosso objetivo foi discutir sobre os desafios e caminhos para o acesso e permanência na escola dos indígenas em contexto urbano, bem como monitorar as pactuações que foram feitas nas edições anteriores em relação aos eixos saúde e assistência social”, afirmou.

Entre os encaminhamentos, destacam-se a realização de ações de conscientização com familiares sobre a importância da escolarização, mapeamento das crianças que estão fora da escola e envio da lista de evasões ao MPAC, além de levantamento de alunos que tenham perfil para Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Comentários

Continue lendo