Cotidiano
Estado debate ações do plano dos direitos humanos para crianças e adolescentes
“A participação dos jovens nos debates das propostas de ação do plano garante um resultado ainda melhor na implementação das estratégias, pois inclui justamente as partes beneficiadas”
Assessoria
A Secretaria de Estado de Assistência Social dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM), realizou a apresentação do Seminário Estadual do Plano Estadual Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes (PEDDHCA), no auditório da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), em Rio Branco.
Foram apresentados e debatidos, entre os representantes das instituições presentes, a coesão e adequação das ações propostas de acordo com os objetivos estratégicos dos cinco eixos instituídos pelo plano que tem como base: a promoção dos direitos de crianças e adolescentes; proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes ; protagonismo e participação de crianças e adolescentes; controle social da efetivação dos direitos; e a gestão da política nacional dos direitos humanos de crianças e adolescentes.
De acordo com a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Sarah Farhat, o evento protagoniza a criação de novas estratégias de políticas públicas e a ampliação das ações já implementadas. “Essa é a fase final da implementação das diretrizes do plano na qual os participantes irão debater as ações já propostas e designar adequadamente os órgãos públicos responsáveis”, pontuou a presidente em exercício.
Na ocasião estiveram presentes os representantes do Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC); Ministério Público do Acre (MPAC);Conselho Estadual dos Direitos da Crianças e Adolescente (Cedca); Secretaria Municipal de Assistência Social de Direitos Humanos (SASDH); Centro de Direitos Humanos e Educação Popular (CDHPE); pessoas da Sociedade Civil; Secretaria de Estado de Assistência Social dos Direitos Humanos e de Políticas Para as Mulheres (SEASDHM).
Para a diretora de políticas para as mulheres e diretora interina de direitos humanos da SEASDHM, Isnailda Gondim, a junção das propostas para a concretização do plano é fundamental para promover e estabelecer as políticas públicas de inclusão dos diretos humanos da criança e adolescente no Acre. “É um objetivo tanto dos órgãos municipais quanto estaduais promover o acesso as políticas públicas destinada as crianças e adolescentes nos próximos dez anos”, comentou a secretária.
Idealizado em parceria com a Comissão Intersetorial do PEDDHCA, a iniciativa é elaborado em função do Plano Nacional dos Direitos Humanos das Crianças e dos Adolescentes, que já está estabelecido. A apresentação ocorreu, também, na regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul na quarta-feira, 4.
A jovem Júlia Blenda, 18 anos, representante do Fórum Cedca, conta que a partir do plano dos direitos humanos da criança e adolescente é constituído uma cultura de cidadania. “A participação dos jovens nos debates das propostas de ação do plano garante um resultado ainda melhor na implementação das estratégias, pois inclui justamente as partes beneficiadas”, ressaltou Júlia Blenda.
Comentários
Cotidiano
Mulher condenada por associação criminosa é presa pela Polícia Civil em Tarauacá
A ordem judicial foi emitida pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco/AC. A condenação dela já foi transitada e julgado, cuja pena é de seis anos de prisão em regime fechado.
Uma mulher, natural do município de Cabo de Santo Agostinho (PE) foi presa na manhã desta sexta-feira, 31, por agentes da Polícia Civil do Acre (PCAC) na cidade de Tarauacá, por força de um mandado de prisão, emitido pela Justiça do Acre.
A criminosa, das iniciais M.T.D.S. de 34 anos, estava se escondendo na cidade de Feijó/AC. A ordem judicial foi emitida pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco/AC. A condenação dela já foi transitada e julgado, cuja pena é de seis anos de prisão em regime fechado.
Após as formalidades legais em sede policial, a mulher foi colocada à disposição da Justiça, e em seguida será encaminhada ao sistema prisional.
Comentários
Cotidiano
Polícia Civil prende mais duas pessoas ligadas ao tráfico de drogas, em Cruzeiro do Sul
Após empreenderem diligências pelo bairro da Cohab para capturar um homem, das iniciais C.A.N., 34 anos, que estava com mandado de prisão em aberto, os agentes prenderam em flagrante uma mulher
Na manhã desta sexta-feira, 31, a Polícia Civil do Acre (PCAC) prendeu duas pessoas na cidade de Cruzeiro do Sul por envolvimento com o tráfico de drogas. Além das prisões, os investigadores também apreenderam significativa quantidade de entorpecentes e utensílios utilizados para o embalo de drogas ilícitas.
Após empreenderem diligências pelo bairro da Cohab para capturar um homem, das iniciais C.A.N., 34 anos, que estava com mandado de prisão em aberto, os agentes prenderam em flagrante uma mulher, das iniciais M.M.S.O., 23 anos, que estava portando drogas na residência dela e dando abrigo ao criminoso, que tinha em seu desfavor dois mandados de prisão, emitidos pela Justiça.
Assim que os agentes deram voz de prisão ao condenado, perceberam uma razoável quantidade de drogas no interior de um móvel na casa da mulher, fato que motivou a prisão dela em flagrante.
Desta forma, mais dois criminosos foram tirados de circulação das ruas de Cruzeiro do Sul. Após os procedimentos de praxe na delegacia, o casal foi encaminhado ao Poder Judiciário, para as devidas providências.
Comentários
Cotidiano
Polícia Civil do Acre cumpre mandados judiciais por violência doméstica em Plácido de Castro
Durante o cumprimento do mandado, as agentes da Polícia Civil prestaram apoio ao Oficial de Justiça da Comarca local, garantindo a segurança da operação.
Na última quinta-feira, 30, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio de sua equipe de policiais femininas, deu cumprimento a mandados judiciais relacionados a crimes de violência doméstica, na cidade de Plácido de Castro.
Os mandados foram expedidos pelo Poder Judiciário após representação criminal do delegado Dr. Leandro Lucas, titular da delegacia do município.
Uma das ações teve como objetivo afastar um agressor do convívio familiar, um trabalho iniciado a partir de medidas adotadas pela Secretaria de Estado da Mulher (SEMULHER). Durante o cumprimento do mandado, as agentes da Polícia Civil prestaram apoio ao Oficial de Justiça da Comarca local, garantindo a segurança da operação.
“A Polícia Civil reforça seu compromisso no combate à violência doméstica, atuando de forma eficaz para proteger as vítimas e garantir o cumprimento da lei”, disse o delegado, Dr. Leandro Lucas.
Você precisa fazer login para comentar.