Acre
Escola Luiz Gonzaga da Rocha faz história ao formar 1ª turma do novo ensino médio com alunos da zona rural de Epitaciolândia
A Escola Estadual Luiz Gonzaga da Rocha situada na zona rural de Epitaciolândia na comunidade do Nari Bela flor, fez história na noite desta sexta-feira, 19, ao formar a primeira turma do novo ensino médio 3º ano, receberam grau de conclusão 25 alunos todos moradores da zona rural do município.
A cerimônia aconteceu no Buffet Art Eventos e contou com as presenças do Gestor da Escola Francisco Valdivino (Neno), Regiane Moreira Secretária de Administração representando o prefeito Sérgio Lopes, Coordenadora Pedagógica Berenice Ruiz, Professora Olga Rodrigues, Coordenadora de Ensino do Núcleo Estadual de Epitaciolândia Edileuza Silva.
A turma levou o nome da Professora Ana Paula Prudente e contou com a formação de 25 alunos que a partir de agora estão aptos a ingressar em faculdades públicas ou privadas para cursarem nível superior.
A Professora Valda Monteiro ao fazer o uso da palavra enalteceu o empenho de cada aluno para vencer os inúmeros desafios e conseguirem concluir essa etapa tão importante de suas vidas.
O Gestor da Escola Professor Francisco Valdivino (Neno) falou da luta diária que cada aluno tem que enfrentar para estudar.
“São vencedores, pois para chegar até aqui tiveram que vencer muitos desafios, todos moram na zona rural e muitos bem longe da escola, além da distância a maioria trabalham para ajudar os pais em seus afazeres, porém hoje estão aqui recebendo o diploma de formados no 3º ano, essa é apenas uma etapa e em breve teremos médicos, advogados, professores dentre outras profissões que cada um estará apto a seguir após cursarem uma faculdade. ” Concluiu o gestor da escola.
Durante a cerimônia foi feito uma homenagem a Aluna da Escola Estadual Luiz Gonzaga da Rocha, Amanda da Silva Gonçalves que conseguiu destaque ao alcançar uma nota de 900 pontos no ENEM.
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale

































Você precisa fazer login para comentar.