fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Escola Luiz Gonzaga da Rocha faz história ao formar 1ª turma do novo ensino médio com alunos da zona rural de Epitaciolândia

Publicado

em

A Escola Estadual Luiz Gonzaga da Rocha situada na zona rural de Epitaciolândia na comunidade do Nari Bela flor, fez história na noite desta sexta-feira, 19, ao formar a primeira turma do novo ensino médio 3º ano, receberam grau de conclusão 25 alunos todos moradores da zona rural do município.

A cerimônia aconteceu no Buffet Art Eventos e contou com as presenças do Gestor da Escola Francisco Valdivino (Neno), Regiane Moreira Secretária de Administração representando o prefeito Sérgio Lopes, Coordenadora Pedagógica Berenice Ruiz, Professora Olga Rodrigues, Coordenadora de Ensino do Núcleo Estadual de Epitaciolândia Edileuza Silva.

A turma levou o nome da Professora Ana Paula Prudente e contou com a formação de 25 alunos que a partir de agora estão aptos a ingressar em faculdades públicas ou privadas para cursarem nível superior.

A Professora Valda Monteiro ao fazer o uso da palavra enalteceu o empenho de cada aluno para vencer os inúmeros desafios e conseguirem concluir essa etapa tão importante de suas vidas.

O Gestor da Escola Professor Francisco Valdivino (Neno) falou da luta diária que cada aluno tem que enfrentar para estudar.

“São vencedores, pois para chegar até aqui tiveram que vencer muitos desafios, todos moram na zona rural e muitos bem longe da escola, além da distância a maioria trabalham para ajudar os pais em seus afazeres, porém hoje estão aqui recebendo o diploma de formados no 3º ano, essa é apenas uma etapa e em breve teremos médicos, advogados, professores dentre outras profissões que cada um estará apto a seguir após cursarem uma faculdade. ” Concluiu o gestor da escola.

Durante a cerimônia foi feito uma homenagem a Aluna da Escola Estadual Luiz Gonzaga da Rocha, Amanda da Silva Gonçalves que conseguiu destaque ao alcançar uma nota de 900 pontos no ENEM.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco investe em capacitação para servidores públicos

Publicado

em

Por

Desde outubro de 2021, a Prefeitura de Rio Branco deu início ao curso de Boas Práticas, visando aprimorar o desempenho dos servidores municipais e promover uma cultura de excelência no serviço público. Esse esforço contínuo reflete o compromisso da gestão em valorizar seus colaboradores e melhorar a comunicação entre as diversas secretarias municipais.

Com o objetivo de buscar eficiência e excelência no atendimento ao cidadão, a administração municipal tem investido na capacitação e desenvolvimento de seus funcionários, visando garantir um serviço público de qualidade e uma relação mais próxima com a comunidade.

Nataly Silva, servidora da Fundação Garibaldi Brasil, disse que tem aprendido muito com esse curso.

“É uma experiência nova conhecer novos rostos de outras secretarias. Alguns aqui eu não conheço e agora eu tenho a oportunidade de conhecer. Vou aprender com eles também, eles vão aprender comigo e é isso.”

Rosa Luiza, coordenadora do Núcleo de Formação Continuada, destaca que iniciativa visa não apenas aprimorar as habilidades profissionais dos servidores, mas também promover uma melhoria significativa no ambiente de trabalho e no atendimento ao público em geral.

“É um curso que vai aperfeiçoar ainda mais o atendimento à população e vai melhorar a comunicação dentro da secretaria e também fazendo essa parceria com as outras secretarias. Então é um curso que os servidores têm gostado muito de participar, porque acrescenta muito no âmbito profissional e no âmbito pessoal também.”

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Adailton Cruz destaca investimentos em saúde e critica uso inadequado de ponto eletrônico em URAP de Rio Branco

Publicado

em

Por

Na sessão desta terça-feira (14), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Adailton Cruz, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), trouxe importantes anúncios e preocupações em relação à saúde e à administração pública.

“Esta semana estive no Vale do Juruá, tratando das questões de saúde”, declarou o deputado. Cruz destacou seu compromisso com a região ao anunciar uma emenda de 500 mil reais para ser destinada ao convênio entre   a Associação Nossa Senhora da Saúde (Anssau), e a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). Esses recursos serão direcionados para o auxílio saúde dos quase 500 trabalhadores do Hospital Regional do Juruá.

O parlamentar também compartilhou boas notícias sobre os avanços na infraestrutura de saúde naquela região. “Fiquei feliz em ver que no hospital regional do Juruá já está sendo construído o local para instalar o aparelho de ressonância magnética, que será fundamental para atender às necessidades da população local”, ressaltou.

Além disso, ele enfatizou a implementação do aparelho de broncoscopia terapêutica e diagnóstica para melhor atender às demandas da população. Porém, as preocupações do deputado não se limitaram ao Vale do Juruá.

O deputado também trouxe à tona questões relacionadas à gestão da saúde em Rio Branco. “Estive acompanhando os serviços da atenção básica na capital e uma preocupação é com relação ao ponto eletrônico que está sendo implantado”, destacou.

Adailton Cruz expressou indignação com a forma como o ponto eletrônico está sendo implementado na Unidade de Referência em Atenção Primária, Claudio Vitorino. “Para nossa surpresa, a única unidade que está cobrando ponto eletrônico é lá e ainda de maneira errada”, criticou.

Segundo ele, o ponto eletrônico está sendo cobrado de maneira seletiva e inadequada, o que levou a intervenção do Ministério Público. “Fomos ao MP e a promotoria ainda vai convocar os secretários, o RH e os sindicatos para definir a data que passará a ser cobrado o ponto eletrônico”, informou.

Ele finalizou sua intervenção na sessão pedindo providências ao prefeito e sua equipe para evitar que situações como essa continuem ocorrendo.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Ismael Medeiros

Fonte: Assembleia Legislativa do AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Emerson Jarude denuncia irregularidades na contratação de professores temporários

Publicado

em

Por

O deputado Emerson Jarude (Partido Novo) trouxe à tona questões cruciais relacionadas à educação durante sua intervenção na sessão ordinária realizada hoje (14) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), revelando preocupações com a situação possivelmente irregular de alguns professores contratados temporariamente pelo Estado.

“Existe uma organização chamada Todos Pela Educação que divulgou que o Acre tem mais de 70% dos seus professores em contrato provisório. E nisso, no estabelecimento de metas e diretrizes do Plano Nacional de Educação, já éramos para estar muito mais avançados nesse sentido, vez que a previsão era de que 90% desses educadores deveriam ter contratos efetivos”, iniciou

Jarude destacou a discrepância entre as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação e a realidade enfrentada pelos professores no Acre, evidenciando a urgência de medidas para garantir a estabilidade desses profissionais.

“Por esse motivo, ano passado fiz uma emenda para que o governo pudesse trocar os servidores temporários por efetivos através de concurso público, mas infelizmente a base do governo rejeitou essa emenda.”

O deputado lamentou a rejeição de sua proposta pelos deputados da base do governo, ressaltando a importância de garantir a estabilidade e os direitos dos professores por meio de concursos públicos.

“Além disso e mais grave aconteceu quando começamos a receber denúncias de professores temporários que estariam trabalhando e recebendo na Secretaria de Educação sem passar por qualquer tipo de processo seletivo, de maneira ilegal.”

Jarude revelou a gravidade das denúncias recebidas, apontando para possíveis irregularidades na contratação de professores temporários sem o devido processo seletivo.

“Nossa equipe fez uma investigação e viu que de fato isso ocorreu. Encaminhei a denúncia para o Ministério Público do Acre, pois o secretário de Educação precisa entender que o governo não é a casa da mãe Joana e o MP fez um ofício para a SEE informasse qual era o processo seletivo utilizado para contratar esses educadores. Até hoje o MP não recebeu resposta alguma.”

Jarude destacou suas ações para investigar as denúncias e a falta de resposta por parte da Secretaria de Educação, demonstrando sua determinação em garantir a transparência e a legalidade nos processos de contratação.

“Por esse motivo apresentei um requerimento para que aprovemos e o secretário tenha a obrigação de encaminhar para cá a lista desses professores temporários e quais seus respectivos processos seletivos prestados para que estejam trabalhando e recebendo do Estado.”

Texto: Andressa Oliveira

Foto: Ismael Medeiros

Fonte: Assembleia Legislativa do AC

Comentários

Continue lendo