Conecte-se conosco

Geral

Escola do Legislativo apresentará um Relato de Experiência para fornecer Cooperação Técnica em um evento internacional na ONU, em Genebra

Publicado

em

A Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) estará em destaque na 6ª edição da Semana de Avaliação em Escolas de Governo (SAEG), que ocorrerá nos dias 14 e 15 deste mês, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, na Suíça. Este evento, com tema “Cooperação para a capacitação e avaliação da Agenda 2030 no serviço público”, reúne Escolas de Governo de todo o mundo e se destaca por sua ênfase na cooperação internacional e na promoção de ações para o Desenvolvimento Sustentável.

A Aleac representada pelo Presidente da Casa, Deputado Luís Gonzaga, e a diretora da Escola do Legislativo Acreano (ELA), Rachel Farias, apresentará um Relato de Experiência que ressalta o compromisso do Estado do Acre em contribuir para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O projeto destacado é o “Jovem Parlamentar Acreano”, que tem foco na educação cidadã e foi selecionado como um exemplo relevante de iniciativa brasileira no cenário global. A Assembleia Legislativa do Acre envolve diretamente a Secretaria Estadual de Educação (SEE) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE), durante a primeira etapa do projeto.

O Deputado Luís Gonzaga, presidente da Aleac, compartilhou a relevância e o entusiasmo de levar a Casa para a Europa: “É uma honra representar a Aleac, por meio da Escola do Legislativo Acreano, e assumimos o compromisso de alinhar nossos esforços com a Agenda 2030 da ONU. Não é apenas uma representação do Brasil, mas também desta Assembleia, em um evento de tamanho significado.”, declarou.

A diretora da Escola do Legislativo Acreano, Rachel Farias, falou sobre a importância da seleção e o que isso significa para a Aleac: “Apenas quatro escolas de Assembleias Legislativas foram selecionadas pelo SAEG e nós estamos entre elas. É um orgulho imenso ter a oportunidade de apresentar nosso projeto à comunidades internacionais e, assim, oferecer colaboração com instituições de outros países. Este evento promete ser um marco importante na promoção da cooperação internacional e no fortalecimento das escolas de governo, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, em busca do desenvolvimento sustentável”, disse.

Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de compartilhar experiências, participar de capacitações e estabelecer acordos de cooperação, tanto a nível nacional quanto internacional, com o objetivo de enfrentar os desafios da administração pública em busca de um futuro mais sustentável. A SAEG é organizada em parceria pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (ABC/MRE), Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), Conselho Nacional de Secretários de Administração (CONSAD) e Instituto Rui Barbosa (IRB).

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Polícia Civil prende integrante de organização criminosa em Rio Branco

Publicado

em

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), em ação conjunta com a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), realizou na manhã desta sexta-feira, 5, a prisão de um homem identificado pelas iniciais P.H.O.B., de 22 anos. O detido foi capturado no bairro Joafra, em Rio Branco, durante o cumprimento de um mandado de prisão expedido pela Vara Estadual das Garantias.

P.H.O.B. responde pelo crime de integrar organização criminosa e era considerado alvo prioritário das forças de segurança. A operação que resultou na captura do investigado integra as ações contínuas de combate ao crime organizado no estado, reforçando o compromisso da instituição com a redução da violência e a responsabilização de indivíduos envolvidos em atividades ilícitas.

A DRACO e a DHPP destacam que o trabalho conjunto entre as delegacias especializadas tem sido essencial para o avanço das investigações e para a efetivação de prisões de alta relevância. A Polícia Civil reforça que continuará empreendendo ações estratégicas em toda a capital e no interior, visando desarticular organizações criminosas e garantir maior segurança à população acreana.

P.H.O.B. foi encaminhado à delegacia para os procedimentos de praxe e permanecerá à disposição da Justiça.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil prende condenado por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Polícia Civil realiza prisão de condenado por estupro de vulnerável e o conduz à unidade prisional. Foto: cedida

A Polícia Civil do Estado do Acre, por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Proteção da Criança e do Adolescente (DEMPCA), em Cruzeiro do Sul, prendeu nesta sexta-feira, 5, o homem com as iniciais R.C.R., de 24 anos, condenado pelo crime de estupro de vulnerável. A ação ocorreu em cumprimento a um mandado de prisão definitiva, expedido pela Vara da Infância e Juventude de Cruzeiro do Sul, após o trânsito em julgado da sentença.

A equipe da DEMPCA realizou a captura do sentenciado de forma rápida e eficiente, garantindo o cumprimento da ordem judicial e reforçando o compromisso da Polícia Civil no enfrentamento aos crimes praticados contra crianças e adolescentes.

A Polícia Civil destaca que continuará atuando de maneira rigorosa para assegurar a proteção de vítimas vulneráveis e para que autores de crimes dessa natureza sejam responsabilizados conforme a lei.

 

 

Fonte: PCAC

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil captura foragida condenada por integrar organização criminosa

Publicado

em

A Polícia Civil do Estado do Acre (PCAC), por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), realizou nesta sexta-feira, 5, mais uma ação exitosa no enfrentamento às organizações criminosas no estado. Investigadores da Draco, em operação conjunta com equipes da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e da Delegacia de Senador Guiomard, cumpriram mandado de prisão contra uma mulher identificada pelas iniciais J.S.L., conhecida no meio criminoso como “Anjinha Venenosa”.

A prisão foi efetuada em cumprimento a mandado expedido pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco, no âmbito do Programa de Repressão Nacional às Organizações Criminosas (Renocrim). A investigada estava foragida da Justiça há 1 ano e 4 meses, após condenação definitiva a 11 anos e 1 mês de prisão em regime fechado.

A sentença que levou à sua prisão é decorrente da conclusão de um inquérito policial instaurado pela própria Draco. No dia 17 de agosto de 2021, a mulher foi indiciada por integrar uma organização criminosa com forte atuação no Acre. Segundo as investigações, “Anjinha Venenosa” atuava principalmente na região do Segundo Distrito de Rio Branco, onde exercia funções ligadas ao grupo criminoso.

A captura ocorreu após uma abordagem e busca pessoal realizadas pelas equipes policiais, que já monitoravam a movimentação da foragida. A ação integrada reforça a eficiência das forças de segurança no combate às facções e no cumprimento de mandados pendentes.

 

Fonte: PCAC

Comentários

Continue lendo