Cotidiano
Escola de Música abre 500 vagas para cursos em Rio Branco, começou nesta segunda (10); confira o edital
O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) e é assinado pelo secretário de Educação e Cultura em exercício, Reginaldo Luis Pereira Prates

O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) e é assinado pelo secretário de Educação e Cultura em exercício, Reginaldo Luis Pereira Prates. Foto: Divulgação/Cedida
A Secretaria de Educação e Cultura do Acre (SEE) por meio da Escola de Música do Acre (Emac), publicou o edital, nesta sexta-feira (7), com 500 vagas para os cursos de formação inicial em música e musicalização em Rio Branco.
O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) e é assinado pelo secretário de Educação e Cultura em exercício, Reginaldo Luis Pereira Prates.
As vagas são oferecidas para escolas públicas e particulares nos períodos da manhã e tarde. Já para a comunidade, a partir de 18 anos, no período noturno.
Segundo o edital, as matrículas podem ser feitas de forma presencial na Escola de Música em Rio Branco nos horários de atendimento de 8h às 17h30. Aulas acontecem de forma presencial e uma vez por semana.
Datas de matrículas
- Escolas públicas: entre os dias 11 e 13 de março
- Comunidade a partir de 18 anos: dia 10 de março
- Escolas particulares: dia 14 de março (não sendo preenchidas todas as vagas)
Quadro de vagas
50 vagas para o curso de musicalização infantil
- Requisitos: alunos de 2° ao 5° ano do ensino fundamental 1
- 25 vagas – turno da manhã
- 25 vagas – turno da tarde
450 vagas para curso formativo inicial musical
- Requisitos: alunos de 6° ao 9° ano do ensino fundamental 2 e do primeiro a terceiro ano do ensino médio
- Cursos: Violão, Ukulelê, Canto, Violino, Contrabaixo, Teclado/Piano, Bateria, Guitarra e Cavaco
- 179 vagas – turno da manhã
- 147 vagas – turno da tarde
Documentos necessários:
- Cópia da Certidão de Nascimento ou RG
- CPF – Cadastro de Pessoas Físicas
- Comprovante de endereço
- Declaração de matrícula em escola de Ensino Regular (para alunos de ensino fundamental e ensino médio)
Cronograma:
- Matrículas para a comunidade no período noturno (é necessário ter 18 anos completos): 10/03
- Matrículas para alunos de escolas públicas: entre os dias 11 e 13/03
- Matrículas para alunos de escolas particulares: 14/03
- Início do ano letivo: 18/03
Informações adicionais:
- Endereço: Rua Avenida Central, número 92, Conjunto Tucumã II, Bairro Distrito Industrial.
- Horários: de 08h às 12h e das 14h às 17h30
- Edital completo (página 49 a 51)
Comentários
Cotidiano
Acreano Juriel Maia conquista três medalhas de prata em Sul-Americano Master no Chile

O velocista acreano Juriel Maia, de 41 anos, encerrou a temporada de 2025 com destaque internacional ao conquistar três medalhas de prata no Campeonato Sul-Americano de Atletismo Master, realizado em Santiago, no Chile, entre os dias 24 e 30 de novembro.
De acordo com informações do GE Acre, Juriel garantiu o segundo lugar nas provas dos 100 metros rasos, com o tempo de 11s51, e dos 200 metros, ao completar a prova em 23s40. O atleta também foi vice-campeão no revezamento 4×100 metros, somando mais uma medalha para a delegação brasileira.

Os resultados do torneio sul-americano foram divulgados publicamente pelo atleta apenas nesta segunda-feira (29), em razão de compromissos e questões pessoais.
Com a temporada encerrada, Juriel Maia já projeta o próximo desafio internacional. Segundo o velocista, a próxima competição está prevista para ocorrer entre março e abril de 2026, em Lima, no Peru, onde pretende novamente representar o Acre e o Brasil no atletismo master.
Comentários
Cotidiano
Com ultrapassagem nos minutos finais, etíope vence a São Silvestre
Com uma arrancada nos minutos finais, o etíope Muse Gisachew ultrapassou o queniano Jonathan Kipkoech Kamosong e venceu hoje (31) a centésima edição da Corrida Internacional de São Silvestre.

Kamosong vinha liderando a prova com folga, mas foi ultrapassado por Gisachew já próximo da linha de chegada, na Avenida Paulista. Kamosong terminou a corrida com o tempo de 44 minutos e 32 segundos, apenas quatro segundos a mais que o vencedor da prova, que fez o tempo de 44 minutos e 28 segundos.
Notícias relacionadas:
- Atleta da Tanzânia vence São Silvestre e Nubia de Oliveira chega em 3º.
- Com disposição e alegria, corredores anônimos agitam a São Silvestre.
O brasileiro Fábio de Jesus Correia foi o terceiro colocado, fazendo o tempo de 45 minutos e 06 segundos.
Na quarta posição chegou o queniano William Kibor, com o tempo de 45 minutos e 28 segundos. Já o também queniano Reuben Logonsiwa Poguisho fechou o pódio, na quinta posição, com 45 minutos e 46 segundos.
A última vez que o Brasil conquistou a São Silvestre no masculino foi em 2010, com a vitória de Marilson Gomes dos Santos.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA BRASIL - ESPORTES
Comentários
Cotidiano
Atleta da Tanzânia vence São Silvestre e Nubia de Oliveira chega em 3º
Repetindo o resultado do ano passado, a atleta brasileira Nubia de Oliveira novamente alcançou o pódio da Corrida Internacional de São Silvestre, ficando na terceira colocação. Ela completou a prova com o tempo de 52 minutos e 42 segundos.

A corrida foi vencida pela atleta da Tanzânia, Sisilia Ginoka Panga, que fez o tempo de 51 minutos e 09 segundos. Esta foi a primeira participação de Sisilia na São Silvestre, que liderou toda a prova, mantendo um ritmo forte e grande distância das demais atletas.
Notícias relacionadas:
A queniana Cynthia Chemweno chegou na segunda colocação, também repetindo a mesma posição do ano passado. Ela completou a prova fazendo o tempo de 52 minutos e 30 segundos.
O quarto lugar é da peruana Gladys Tejeda Pucuhuaranga. Já a quinta posição foi conquistada pela queniana Vivian Jeftanui Kiplagati.
Há quase 20 anos, o Brasil não sobe ao topo do pódio da São Silvestre . A última brasileira a vencer a corrida foi Lucélia Peres, em 2006.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA BRASIL - ESPORTES


Você precisa fazer login para comentar.