fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Ermilson Farias se reúne com autoridades da Bolívia para discutir plano de combate ao roubo de veículos

Publicado

em

O secretário de Segurança Pública do Acre disse que a ação iniciada na quinta já surtiu efeito

O de Segurança Pública do Departamento de Pando (estado boliviano vizinho ao Acre), Pedro Villa, e o secretário de Segurança Pública do Acre, Emylson Farias, estiveram reunidos para pactuar ações na faixa de fronteira que visam coibir a passagem de veículos roubados e furtados.

A Segurança Pública do Acre lançou nessa quinta-feira, 14, uma operação para intensificar o combate aos roubos e furtos de veículos na capital do estado e em municípios próximos. Paralelo a isso, a Polícia Nacional Boliviana também vai reforçar as ações, montando barreiras nas regiões de fronteira e trabalhando de forma integrada com as autoridades brasileiras.

Gestores brasileiros e bolivianos estabeleceram ações para coibir a passagem de veículos roubados (Foto: Andrey Santana/Sesp)

Gestores brasileiros e bolivianos estabeleceram ações para coibir a passagem de veículos roubados (Foto: Andrey Santana/Sesp)

“Atualmente, deparamo-nos com pequenos delitos, com brasileiros que realizam roubos na cidade de Pando, assim como bolivianos que fazem a mesma prática do lado brasileiro. Com relação ao roubo de veículos, temos registros de carros que foram furtados de bolivianos e foram levados para Rondônia”, contou Pedro Villa.

Villa disse, ainda, que um encontro envolvendo o secretário de Segurança de Rondônia será marcado para que seja estabelecida uma parceria entre as polícias dos dois estados brasileiros e o departamento boliviano, no combate às quadrilhas de roubo de carro.

O secretário de Segurança Pública do Acre destacou que a ação iniciada na quinta já surtiu efeito, pois 67 veículos foram abordados, sendo quatro deles acolhidos por suspeitas de roubos. Ele ressaltou, ainda, a importância de poder contar com a Polícia Nacional Boliviana.

“Sabemos que, além do dano ao patrimônio causado por esses roubos, o dinheiro comercializado na venda desses caros vai para o tráfico de drogas. Com isso, estaremos também combatendo o tráfico de drogas”, disse Farias.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rainha do Rodeio da Expoacre 2025 será eleita nesta quinta, em Rio Branco

Publicado

em

O momento mais aguardado pelas candidatas ao concurso Rainha do Rodeio e por suas torcidas está prestes a acontecer. A grande final, que definirá os nomes da Rainha e da Princesa do Rodeio 2025, será realizada nesta quinta-feira, 24, às 19h, no auditório do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Participam da disputa 12 candidatas — dez de Rio Branco e duas dos municípios de Bujari e Xapuri. Entre elas, estão acadêmicas de Medicina, Engenharia Florestal, Engenharia Civil e Medicina Veterinária, além de concorrentes já formadas. No último sábado, 19, as participantes se apresentaram durante a solenidade de lançamento da 50ª edição da Expoacre, que contou com a presença do governador Gladson Camelí.

As candidatas à Rainha do Rodeio 2025 são Letícia Rocha, pela Ipê Empreendimentos; Cristina Filgueira, pela Fazenda dos Maia; Klyste Anne, pelo Auto Posto Amapá; Sandy Andrade, pela Fazenda Nova Era; Ingra Martins, pela Fazenda Bom Retiro; Grazy Salvador, pela Minerale; Maria Luana, pela Fazenda Soberana; Camila Assunção, pela Oral Unic; Nay Souza, pela Sabenauto; Débora Costa, pela Droga Lopes; Miriane Rodrigues, por Bujari; e Katrinny Silva, por Xapuri.

Neste ano, o concurso inovou e apresenta um novo método de escolha para Madrinha dos Peões, a qual será eleita por meio de voto popular durante os primeiros dias da Expoacre. Serão espalhados dois totens para votação do público, além da campanha das candidatas pelas ruas do Parque de Exposição Wildy Viana.

Comentários

Continue lendo

Acre

Sarampo no Acre: 11 casos estão sob investigação; 16 já foram descartados

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) atualizou o boletim sobre a situação do sarampo no estado. De acordo com os dados mais recentes, 27 casos foram notificados até o momento. Desses, 16 já foram descartados e 11 seguem em investigação.

Apesar das notificações, não há casos confirmados da doença no estado. O Acre não registra transmissão de sarampo desde o ano 2000.

A seguir, o detalhamento dos casos por município:

Casos em investigação:

Acrelândia: 2

Porto Acre: 1

Cruzeiro do Sul: 2

Rio Branco: 2

Brasiléia: 4

Casos descartados:

Porto Acre: 2

Feijó: 1

Sena Madureira: 2

Cruzeiro do Sul: 2

Epitaciolândia: 2

Assis Brasil: 2

Rio Branco: 3

Brasiléia: 1

Cobija (Bolívia): 1*

(Caso notificado em Rio Branco, mas com residência na Bolívia)

A Sesacre reforça que a vacinação é a principal forma de prevenção contra o sarampo e orienta a população a manter a caderneta atualizada. Em caso de sintomas como febre, manchas vermelhas no corpo, tosse ou conjuntivite, a recomendação é procurar uma unidade de saúde imediatamente.

Situação na Bolívia preocupa

O boletim também chama atenção para o cenário no país vizinho. A Bolívia já contabiliza, em 2025, 155 casos confirmados de sarampo, além de 1.302 casos em investigação e 1.147 descartados. A maioria está concentrada no Departamento de Santa Cruz de La Sierra, o que acende o alerta para regiões de fronteira, como o Alto Acre.

Comentários

Continue lendo

Acre

ExpoAcre já arrecada 80 mil quilos de alimentos com ingressos de shows

Publicado

em

Ao menos 80 mil quilos de alimentos já foram arrecadados nos cinco primeiros dias de troca de ingressos por mantimentos para os shows nacionais da ExpoAcre. Na quarta, 23, foi ativado o ponto de troca no Atacale, na BR-364. Os demais locais que efetuam a troca de alimentos por ingressos são o Via Verde Shopping, o Arasuper do Amapá e o Aramix da Dias Martins.

Os dias e horários para efetuar as trocas estão definidos da seguinte forma: no Via Verde Shopping, de segunda a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos de 13h às 20h; no Arasuper do Amapá, todos os dias, de 8h às 22h; no Aramix da Dias Martins, todos os dias, das 8h às 20h; e no Atacale, de segunda a sábado, das 8h às 22h, e domingo das 8h às 21h

“O governo fez uma parceria com a Casa da Amizade para que os donativos que estão sendo recebidos sejam distribuídos para as pessoas que mais precisam. A edição deste ano da Expoacre será histórica, tanto pelo marco simbólico dos 50 anos quanto pela estrutura e atrações preparadas”, destacou o governador Gladson Camelí.

A Casa da Amizade, na Marechal Deodoro, no Centro, está sendo o ponto principal de armazenamento dos alimentos, onde equipes de voluntários já estão organizando a separação em pilhas de arroz, feijão, farinha, óleo, macarrão, açúcar, trigo, milharina e outros.

A presidente do Rotary Clube e membro da Casa da Amizade, Lucy Queiroz, avalia que a arrecadação de alimentos vem superando todas as expectativas, com evolução recorde, dada a qualidade dos shows.

“Somos uma equipe de 60 voluntários trabalhando das 8h às 18h, num movimento contínuo de recebimento de carregamento de alimentos e separação dos mesmos, já organizando e nos preparando para o momento crucial, que é o encaminhamento das doações”, frisou.

Orientações prévias

A coordenação da Expoacre reforça que no Via Verde Shopping, aos domingos, a troca está ocorrendo considerando o horário de funcionamento do local, pois nesse dia a praça de alimentação abre às 11h e as lojas somente a partir das 13h. Portanto, as retiradas de ingressos ocorrem das 13h às 20h. De segunda a sábado, das 10h às 21h, evitando assim a formação de filas após as 22h, quando o shopping encerra as atividades.

Carência de óleo e leite em pó

A coordenação reforça, ainda, que para garantir o ingresso basta levar 2 quilos de alimentos não perecíveis, com exceção de sal, açúcar e macarrão instantâneo, lembrando a importância da doação de óleo e leite em pó, pois esses itens de suma importância estão em menor quantidade. Também é possível retirar o ingresso de um acompanhante, apresentando um documento com foto, CPF dele e os 2 quilos dos alimentos correspondentes.

Para retirar o ingresso de um acompanhante que esteja em algum município – parente, na maioria das vezes – é necessário apresentar documentos e comprovante de endereço desse requerente.

Comentários

Continue lendo