Cotidiano
Equipe do Xadrez consegue resultados expressivos nos Jogos Escolares
Entre as modalidades que o Estado do Acre levou para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), competição que acontece no parque olímpico da Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro, está o Xadrez, que teve quatro atletas, um do Colégio Meta e outros três do Colégio Anglo.
Os atletas tiveram como técnicos o professor Francisco Jonas Nascimento e também o professor Neurismar Rocha, que também é presidente da Federação Acreana de Xadrez (FAX).

Todos os atletas acreanos pontuaram nos Jogos Escolares. Foto: Divulgação
Para o professor Francisco Jonas, os atletas João Francisco Montezuma (Meta), Guilherme Sales (Anglo) e Laís Rodrigues (Anglo) participaram pela primeira da competição e, mesmo assim, obtiveram excelentes resultados. “Eles tiveram um desempenho bastante satisfatório”, disse.
Mas o maior destaque dos atletas do xadrez ficou para Maria Alice Ricarte, do Anglo. Embora os outros atletas tenham tido pontuação em todas as categorias, é a segunda vez que ela participa e seus resultados, de acordo com o técnico, foram “bastante expressivos”.

Maria Alice conseguiu boas pontuações nos torneios pensado e blitz. Foto: Divulgação
Ele diz que no torneio pensado ela conseguiu 3,5 pontos com o detalhe de ter enfrentado uma atleta do Paraná. No torneio blitz ela foi ainda melhor, venceu cinco das sete adversárias, derrotando, por exemplo, atletas de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Norte, vindo a perder para um atleta de Santa Catarina.
No cômputo geral, Maria Alice ficou em sétimo lugar, a melhor classificação do Acre e também da região Norte. “Para se ter uma ideia do desempenho da nossa atleta, ela ficou com a mesma pontuação da terceira colocada, mas perdeu pelos critérios de desempate”, explicou o professor.

Objetivo agora é fazer com que o xadrez chegue nas escolas da rede pública. Foto: Divulgação.
Para o professor Neurismar Rocha, esse foi a melhor participação do Acre nos jogos escolares, onde todos os atletas, de alguma forma pontuaram. “Nosso objetivo, a partir de agora, é fazer com o que o xadrez chegue também na rede pública do nosso Estado”, afirmou.
A participação das delegações acreanas nos JEBs tem o apoio do governo do Estado do Acre, por meio do Departamento de Esportes da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), da Federação Acreana de Desporto Escolar (FADE), além da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE).
Comentários
Cotidiano
Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF
FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet
A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.
A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários
Cotidiano
Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez
O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.
“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.
Reta final
Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.
Comentários
Cotidiano
Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas
O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.
“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.
Ganha folga
Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.
“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.
Estreia no dia 15
A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Você precisa fazer login para comentar.