Acre
Equipamento de braquiterapia com cobalto oferece tratamento completo contra câncer no Acre
Com um equipamento de quase R$ 4 milhões, o governo do Acre, por meio da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), oferece tratamento completo contra o câncer no estado. O avanço marca a volta do tratamento de braquiterapia, uma modalidade de radioterapia interna que permite a aplicação de radiação diretamente no tumor, aumentando a eficácia no combate à doença.

Serviço foi restabelecido este ano e já proporcionou tratamento a pelo menos 50 pacientes. Foto: Pablo Charife/Sesacre
Desde fevereiro de 2024, quando o serviço foi restabelecido, a Saúde já realizou mais de cem sessões, proporcionando maior autonomia e agilidade para os pacientes que antes precisavam ser transferidos para outros estados.
A tecnologia por trás do tratamento
A braquiterapia é amplamente usada para tratar cânceres em regiões como colo do útero, próstata, mama e pele. O grande diferencial do equipamento adquirido pelo Acre é que utiliza uma fonte de cobalto, única no país. Essa fonte dura cinco anos, enquanto os demais equipamentos brasileiros precisam de troca a cada três meses.

Enquanto é submetido ao tratamento, paciente assiste a imagens de sua preferência em retroprojetor, obtendo uma assistência mais humanizada. Foto: Asscom/Sesacre
Para o médico rádio-oncologista Melk Hadad, a chegada desse equipamento significa um avanço sem precedentes para a saúde no Acre: “A última braquiterapia que a gente tinha feito aqui foi em 2014. Desde então, nossos pacientes precisavam ser encaminhados para Rondônia ou outros estados. Agora estamos conseguindo atender por aqui mesmo, sem que eles precisem passar por essa jornada exaustiva”, ressalta.

Avanço marca volta do tratamento de braquiterapia, proporcionando maior conforto e agilidade para pacientes que antes precisavam ser transferidos para outros estados. Foto: Cássia Veras/Sesacre
O físico médico Luiz Manso explica como funciona o tratamento. “Realizamos a braquiterapia em duas etapas, iniciando com a teleterapia [uma modalidade da radioterapia em que a fonte emissora de radiação encontra-se a certa distância do paciente] e, em seguida, complementando com a braquiterapia. O tratamento é feito em aplicações, cada uma durando entre 12 e 18 minutos, com a inserção de aplicadores diretamente no paciente. Para garantir o conforto e a segurança durante o procedimento, alguns pacientes recebem uma leve sedação”, diz.
Da última braquiterapia para a cura
Para Maria Zenilda de Souza, de 66 anos, o ano começou com uma notícia desoladora: a descoberta de um câncer de colo do útero. Contudo, a força da fé, o apoio da família e o acolhimento no Unacon fizeram toda a diferença em sua jornada para a cura.

Maria Zenilda de Souza fez última sessão de braquiterapia e recebeu a notícia de que estava curada. Foto: Pablo Charife/Sesacre
Esta semana, após sua última sessão de braquiterapia, Maria recebeu a notícia tão aguardada: estava curada. “Foi um choque no começo. Chorei, pedi força para enfrentar esse problema de saúde. Fui acolhida com muito amor pelos médicos e enfermeiras aqui no hospital, e isso foi essencial para mim. Graças a Deus e ao apoio dos profissionais, hoje estou vencendo essa luta”, relatou, emocionada.
Fonte: Governo AC
Comentários
Acre
Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.
De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.
O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.
Comentários
Acre
TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

Comentários
Acre
Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.
O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.
Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.

Você precisa fazer login para comentar.