Acre
Epitaciolândia em combate a Dengue e Chikungunya
Dando continuidade às diversas ações de combate ao mosquito transmissor do vírus da dengue e Chikungunya, a equipe de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Epitaciolândia está trabalhando em um cronograma de borrifação (com equipamento portátil), em diversas regiões do Município essa ação é conhecida popularmente como ‘fumacê’.
“Agora é a época das chuvas, quando o mosquito mais se prolifera, e já estamos tendo uma série de problemas, muita gente ficando doente de dengue – que pode até matar. Mas se todo mundo ajudar um pouquinho, tenho certeza que podemos reduzir o tamanho do problema. Podemos reduzir bastante se não deixarmos focos dentro de nossas casas”, disse o prefeito André Hassem, destacando que 80% dos criadouros estão nos quintais e residências particulares.
Os moradores das casas atendidas pela borrifação Costal são sempre comunicados previamente da data e horário da ação e recebem as orientações necessárias.
O objetivo do “fumacê”, seja ele costal ou veicular, é eliminar o maior número de mosquitos adultos de Aedes Aegypti, transmissor do vírus da dengue e Chikungunya.
A dengue é uma doença infecciosa aguda transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado.
Para combater à Dengue e Chikungunya é preciso também que os moradores estejam conscientizados sobre os riscos da doença e ajude no combate ao mosquito Aedes Aegypti. É importante que os moradores recebam os Agentes de endemias, sempre que forem visitados, abram os portões para que seja feita a vistoria no quintal. Além das ações rotineiras de combate, como o fumacê, visitas aos imóveis, a SEMUSA precisa da ajuda da população para eliminar os focos. Medidas simples geram bons resultados.
Comentários
Acre
Chuva intensa supera volume previsto para dezembro e deixa Defesa Civil em alerta em Rio Branco
Precipitação extrema provoca alagamentos em pelo menos 10 bairros e elevação rápida dos igarapés da capital

Foto: Jardy Lopes
Comentários
Acre
Rua da Baixada da Sobral é tomada pela água após forte chuva em Rio Branco

Foto: Instagram
A Rua 27 de Julho, no bairro Plácido de Castro, na região da Baixada da Sobral, ficou tomada pela água após a forte chuva que se iniciou na noite de terça-feira, 16, e segue até a manhã desta quarta-feira, 17.
O volume de água acumulado dificultou a circulação de veículos e pedestres na área e invadiu residências.
Um vídeo publicado pelo perfil Click Acre no Instagram mostra a rua completamente tomada pela água e os quintais das casas alagados.
De acordo com a Defesa Civil Municipal, nas últimas 24 horas já foram registrados 71,8 milímetros de chuva em Rio Branco. Para efeito de comparação, a cada hora tem chovido o equivalente a um dia inteiro do mês de dezembro.
Ainda segundo a Defesa Civil, o volume de precipitação já ultrapassou o esperado para todo o mês de dezembro até a data de hoje.







Você precisa fazer login para comentar.