Acre
Epitaciolandenses comemoram os 26 anos de emancipação política e econômica em grande estilo
A prefeitura de Epitaciolandia preparou uma vasta programação para comemorar os 26 anos de emancipação política e econômica, as atividades iniciaram no dia 26 de abril e se estenderam até o dia 01 de maio, além de várias inaugurações, desfile cívico, apresentações culturais e desportivas.
Na quinta feira dia 26, as atividades se iniciaram com o hasteamento dos pavilhões na escola municipal Bela Flor, logo em seguida aconteceu a inauguração da revitalização da feira dos colonos, que agora conta com a feira do agricultor empreendedor uma parceria Prefeitura/Sebrae e Senar.
No dia 26 a noite na câmara de vereadores aconteceu a sessão solene e entrega de títulos de cidadão honorário e epitaciolandense, foram homenageadas 13 pessoas pelos relevantes serviços prestados ao município.
Na sexta dia 27, pela manhã o Prefeito Tião Flores participou de uma solenidade no Corpo de Bombeiros em comemoração aos 13 anos de instalação da Brigada na regional do Alto Acre, em seguida juntamente com seu vice Raimundão, secretários e servidores, participou do Hasteamento dos pavilhões na Escola Brasil Bolívia e logo após fez a entrega de 02 Unidades Básicas de Saúde completas para a população, sendo um no Bairro José Hassem e outra no Bairro Liberdade, no dia 28 pela manhã foi realizado o jogo Internacional de Futebol Máster e a tarde inaugurada uma fase da praça da Juventude com duas quadras de areia, o local levou o nome do Jovem Michel Platini filho do Casal Zeu e Ana Délia Guimarães.
A Noite foi realizado o já tradicional Desfile Cívico, várias Escolas Municipais e Estaduais abrilhantaram a noite com apresentações parabenizando Epitaciolândia pelos seus 26 anos de Emancipação Política e Econômica.
No palanque oficial estiveram presentes o Prefeito João Sebastião Flores e a Primeira Dama Sandra Costa, o vice Raimundo Freire Rodrigues e sua esposa, Vereadores, Autoridades Militares, Secretários e autoridades Eclesiásticas.
Ao fazer uso da Palavra o Secretário de Educação Cleomar Portela Eduino ressaltou a importância da educação e do civismo ao tempo em que parabenizou a todos epitaciolandenses por mais um aniversário.
Tião flores falou dos avanços que Epitaciolândia teve. “Pela terceira vez estou prefeito desta cidade por isso só tenho a agradecer a todos você por me dar a honra de estar a frente da prefeitura, por isso vou trabalhar incansavelmente para proporcionar o melhor para essa cidade onde vivo, essa cidade que tanto amo” Encerrou parabenizando a todos os epitaciolandenses pelo 26º aniversário.
Após as falas e execução do Hino Nacional pela Banda do 4º Bis do Exército Brasileiro e do Hino de Epitaciolandia, iniciou os desfiles com a Companhia Especial de Fronteira, em seguida o Corpo de Bombeiros com os Bombeiros Mirins, logo após a Banda de Percussão da Escola Kairala José Kairala puxou os desfiles das Escola Municipais, Estaduais e Convidadas.
Como convidadas especiais as escolas de Brasiléia Jose Ruy da Silveira Lino e UNITEPC Universidade Boliviana vieram para desfilar e parabenizar o município pelo 26º aniversário. Ainda participaram do desfile os Moto taxistas Centro de Referencia do Idoso a exemplo das escolas todas fizeram apresentações para homenagear Epitaciolândia.
A feira cultural foi realizada nos dias 27 a 29 de abril, com comercialização de comidas típicas, artesanatos e plantas pelo orquidário Bei Fiori, além disso foram realizadas apresentações culturais, dança, dublagem, desfile e música.
Tendo como um dos pontos altos do evento a apresentação da banda de música do 4º BIS no dia 28 de abril, em homenagem aos 26 anos do município.
Veja foto galeria das programações.
Comentários
Acre
No Acre, casamentos duram cerca de 11 anos, ficando abaixo da média nacional

Os casamentos estão durando menos em todo o Brasil, e o Acre aparece entre os estados com menor tempo médio de duração das uniões, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Enquanto, no país, os matrimônios duram, em média, 13,8 anos, no Acre esse período cai para 11,1 anos, ficando abaixo da média nacional e regional.
No ranking dos estados brasileiros, o Acre ocupa uma das posições mais baixas em relação à duração dos casamentos, ficando atrás apenas de unidades da Região Norte e Centro-Oeste, como Rondônia (11 anos) e Roraima (10,2 anos). Os dados fazem parte da Estatística do Registro Civil, divulgada pelo IBGE em dezembro, e se referem às uniões formalizadas em 2024.
Apesar da redução na duração média dos casamentos, o IBGE registrou, em 2024, a primeira queda no número de divórcios desde 2019, com redução de 2,8% em relação ao ano anterior.
Comentários
Acre
Rio Acre apresenta vazante e permanece abaixo da cota de alerta em Rio Branco
Mesmo com mais de 24 mm de chuva, nível do manancial segue distante do transbordo

Foto: Jardy Lopes
O nível do Rio Acre apresentou nova redução e segue abaixo da cota de alerta em Rio Branco, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal na manhã desta quinta-feira (25).
De acordo com o levantamento, às 5h18, o rio marcava 7,06 metros, mantendo tendência de vazante. Nas últimas 24 horas, o volume de chuva acumulado na capital acreana foi de 24,60 milímetros.
Ainda segundo a Defesa Civil, a cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros, enquanto a cota de transbordo está fixada em 14,00 metros, índices que permanecem bem acima do nível atual do manancial.
Comentários
Acre
Bocalom entrega panetones a pessoas em situação de rua

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, acompanhado da esposa, Kelen Bocalom, se emocionou na noite de quarta-feira (24) e na madrugada de quinta-feira (25) ao participar da entrega de panetones a pessoas em situação de rua no Centro da capital. A ação ocorreu durante uma visita à Praça da Revolução, onde famílias se reuniram para celebrar o Natal de Vida, Esperança e Dignidade.
Durante o percurso, duas situações tocaram profundamente o gestor. “Dois casos chamaram a atenção, minha e da minha esposa. Teve um rapaz que pegou o panetone, me deu um beijo e disse: ‘esse aqui eu vou levar pra minha filha’. Rapaz, foi um negócio de cortar o coração. O outro, quando me reconheceu — eu dei o panetone pra ele ainda dentro do carro —, começou a chorar e falou: ‘seu Bocalom, arruma um trabalho pra mim’. Dá pra se ver que ele quer mudar de vida”, afirmou o prefeito.

Diante dos relatos, o chefe do Executivo informou que determinou à Secretaria Municipal de Assistência Social a adoção de providências.
“A partir de amanhã [nesta quinta-feira, 25], pedi para a nossa equipe da Secretaria de Assistência Social, com o João Marcos, montar uma equipe e tentar identificar essas duas pessoas, porque a gente quer ajudar mais. A gente vê que eles têm necessidade real: um tem a filha para cuidar, e o outro precisa de trabalho. Eles querem mudar de vida. Foi muito gratificante ficar até meia-noite andando pelas ruas, identificando esse pessoal e entregando esses panetones. Foi uma quantidade boa de panetones que nós entregamos pra eles”, concluiu.































































Você precisa fazer login para comentar.