fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Epitaciolandenses comemoram os 26 anos de emancipação política e econômica em grande estilo 

Publicado

em

A prefeitura de Epitaciolandia preparou uma vasta programação para comemorar os 26 anos de emancipação política e econômica, as atividades iniciaram no dia 26 de abril e se estenderam até o dia 01 de maio, além de várias inaugurações, desfile cívico, apresentações culturais e desportivas.

Na quinta feira dia 26, as atividades se iniciaram com o hasteamento dos pavilhões na escola municipal Bela Flor, logo em seguida aconteceu a inauguração da revitalização da feira dos colonos, que agora conta com a feira do agricultor empreendedor uma parceria Prefeitura/Sebrae e Senar.

No dia 26 a noite na câmara de vereadores aconteceu a sessão solene e entrega de títulos de cidadão honorário e epitaciolandense, foram homenageadas 13 pessoas pelos relevantes serviços prestados ao município.

Na sexta dia 27, pela manhã o Prefeito Tião Flores participou de uma solenidade no Corpo de Bombeiros em comemoração aos 13 anos de instalação da Brigada na regional do Alto Acre, em seguida juntamente com seu vice Raimundão, secretários e servidores, participou do Hasteamento dos pavilhões na Escola Brasil Bolívia e logo após  fez a entrega de 02 Unidades Básicas de Saúde completas para a população, sendo um no Bairro José Hassem e outra no Bairro Liberdade, no dia 28 pela manhã foi realizado o jogo Internacional de Futebol Máster e a tarde inaugurada uma fase da praça da Juventude com duas quadras de areia, o local levou o nome do Jovem Michel Platini filho do Casal Zeu e Ana Délia Guimarães.

A Noite foi realizado o já tradicional Desfile Cívico, várias Escolas Municipais e Estaduais abrilhantaram a noite com apresentações parabenizando Epitaciolândia pelos seus 26 anos de Emancipação Política e Econômica.

No palanque oficial estiveram presentes o Prefeito João Sebastião Flores e a Primeira Dama Sandra Costa, o vice Raimundo Freire Rodrigues e sua esposa, Vereadores, Autoridades Militares, Secretários e autoridades Eclesiásticas.

Ao fazer uso da Palavra o Secretário de Educação Cleomar Portela Eduino ressaltou a importância da educação e do civismo ao tempo em que parabenizou a todos epitaciolandenses por mais um aniversário.

Tião flores falou dos avanços que Epitaciolândia teve. “Pela terceira vez estou prefeito desta cidade por isso só tenho a agradecer a todos você por me dar a honra de estar a frente da prefeitura, por isso vou trabalhar incansavelmente para proporcionar o melhor para essa cidade onde vivo, essa cidade que tanto amo” Encerrou parabenizando a todos os epitaciolandenses pelo 26º aniversário.

Após as falas e execução do Hino Nacional pela Banda do 4º Bis do Exército Brasileiro e do Hino de Epitaciolandia, iniciou os desfiles com a Companhia Especial de Fronteira, em seguida o Corpo de Bombeiros com os Bombeiros Mirins, logo após a Banda de Percussão da Escola Kairala José Kairala puxou os desfiles das Escola Municipais, Estaduais e Convidadas.

Como convidadas especiais as escolas de Brasiléia Jose Ruy da Silveira Lino e UNITEPC Universidade Boliviana vieram para desfilar e parabenizar o município pelo  26º aniversário. Ainda participaram do desfile os Moto taxistas Centro de Referencia do Idoso a exemplo das escolas todas fizeram apresentações para homenagear Epitaciolândia.

A feira cultural foi realizada nos dias 27 a 29 de abril, com comercialização de comidas típicas, artesanatos e plantas pelo orquidário Bei Fiori, além disso foram realizadas apresentações culturais, dança, dublagem, desfile e música.

Tendo como um dos pontos altos do evento a apresentação da banda de música do 4º BIS no dia 28 de abril, em homenagem aos 26 anos do município.

Veja foto galeria das programações.

 

 

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Inscrições para pesquisas com potencial de inovação de mestres e doutores estão prorrogadas até 9 de março

Publicado

em

Podem participar mestres, mestrandos, doutores e doutorandos de diversas áreas

Foi prorrogado para o dia 9 de março o prazo de inscrições para o novo ciclo da jornada Catalisa ICT, programa do Sebrae que tem como objetivo transformar pesquisas com potencial de inovação em soluções de impacto para a sociedade. O edital é voltado para mestres e doutores, com pesquisas concluídas ou em andamento, e que participem desde o primeiro ciclo do programa.

Serão selecionadas cerca de 2 mil pesquisas com potencial de inovação, terão apoio até 300 planos de inovação e até 150 deeptechs serão atendidas. Ao longo de 24 meses, os participantes contarão com capacitação, mentorias, eventos de conexão e, nas etapas subsequentes, receberão fomento para desenvolver suas pesquisas em soluções práticas.

A ação é promovida pelo Sebrae em parceria com diversas entidades do ecossistema nacional de inovação com o objetivo de acelerar negócios inovadores de base tecnológica, além de promover a aproximação entre universidades e mercado.

Catalisa

O Catalisa usa os princípios da inovação aberta para conectar pessoas e organizações com o objetivo de gerar soluções, abrir mercados e ampliar as trocas de conhecimento entre empresas, governos, instituições de ensino e demais players do ecossistema de inovação brasileiro.

Há quatro linhas de atuação: Catalisa HUB, Catalisa Corp, Catalisa ICT e Catalisa GOV. Entre as vantagens do Catalisa para os participantes, destacam-se: acesso à inteligência coletiva para resolver problemas; redução de custos, tempo e riscos dos seus projetos de inovação; e desenvolvimento de novos negócios a partir de pesquisas de base tecnológica.

Para obter mais informações e se inscrever no programa, acesse sebrae.com.br/catalisaict. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Comentários

Continue lendo

Acre

Mototaxista brasileiro é gravemente ferido em atropelamento na Bolívia; motorista embriagado é preso

Publicado

em


Adevâncio Chaves da Conceição, de 55 anos, foi transferido para o Acre após ser atingido por caminhonete. Outras vítimas bolivianas também foram socorridas.

Um grave atropelamento ocorrido na última terça-feira (04) na cidade de Porvenir, a cerca de 30 km da capital da Bolívia, deixou várias pessoas feridas, entre elas o brasileiro Adevâncio Chaves da Conceição, de 55 anos. O mototaxista, que trabalha na região, estava parado em um ponto quando foi atingido por uma caminhonete dirigida por um motorista embriagado. Além do brasileiro, outras pessoas bolivianas também foram atropeladas.

As vítimas bolivianas foram socorridas e encaminhadas a hospitais locais. Já Adevâncio, que sofreu trauma no tórax e múltiplas escoriações pelo corpo, foi atendido inicialmente no Hospital Regional de Brasiléia, no Acre. Devido à gravidade dos ferimentos, ele foi transferido na noite desta quinta-feira (06) para o Pronto-Socorro de Rio Branco, onde permanece em estado estável.

O motorista da caminhonete foi preso pelas autoridades bolivianas, e o caso segue sob investigação. O incidente reforça os riscos de acidentes causados por motoristas embriagados e a importância de medidas preventivas para garantir a segurança nas vias.

Comentários

Continue lendo

Acre

PRF apreende 3 kg de Skunk e prende suspeitos em operação tática na BR-317

Publicado

em

Motocicleta tentou fugir de barreira policial; droga foi arremessada na vegetação durante perseguição. Detidos foram encaminhados à Polícia Civil de Xapuri-AC.

No fim da tarde desta quinta-feira (06/02), uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava uma operação de fiscalização na BR-317 quando flagrou uma motocicleta que tentou fugir ao avistar a barreira policial. Após um acompanhamento tático, os agentes conseguiram interceptar o veículo.

Durante a perseguição, um pacote foi arremessado na vegetação e, com o apoio do Grupo Especial de Fiscalização de Fronteira (GEFRON-AC), foram encontrados 3 kg de Skunk, uma potente variedade de cannabis.

Os dois ocupantes da moto foram detidos e encaminhados à Polícia Civil de Xapuri-AC. A ação reforça o compromisso das forças de segurança no combate ao tráfico de drogas e na proteção da população, especialmente em regiões estratégicas como a fronteira do Acre.

Comentários

Continue lendo