Acre
Enfermeiros denunciam que estão sendo substituídos irregularmente em plantões nas unidades de saúde
Técnicos em enfermagem estariam tirando plantões de enfermeiros nas unidades de Saúde do estado
Na manhã desta segunda-feira (12), um grupo de enfermeiros foi ao Ministério Público do Acre (MPAC) denunciar que técnicos em enfermagem estariam tirando plantões de enfermeiros nas unidades de Saúde do estado, notadamente Rio Branco. Os denunciantes, que estão na lista de espera dos últimos concursos, cobram uma posição do órgão.
Um dos enfermeiros prejudicados, que pediu para não ser identificado por temer represálias, disse que foi entregue um dossiê no qual relatam as irregularidades. A principal delas, segundo ele, dá-se da seguinte forma: “O técnico, que tem formação superior em enfermagem, mas não pode exercer a função porque não foi contratado para isso, tira os plantões a um preço de R$ 200”, explicou ele.
O revolta maior, prosseguiu o denunciante, é a necessidade do trabalho de enfermeiros nas unidades de Saúde. “Se eles não usassem esse artifício, garanto que a escala de plantões não seria fechada por falta desses profissionais”, afirmou, pedido que deputados e sindicalistas pressionem o governo do Estado para resolver a situação.
Para outra denunciante, que pelas mesmas razões prefere o anonimato, os gestores estão querendo economizar à custa da qualidade de serviços essenciais. “Caso haja um problema em um procedimento, que é comum no trabalho dos profissionais em saúde, quem vai responder única e exclusivamente será o enfermeiro que deixou alguém fazer o seu trabalho”, alertou o profissional, para quem o procedimento é aluguel de contrato.
Comentários
Acre
Eduardo Costa é atração principal do show da virada em Cruzeiro do Sul
Réveillon no Estádio Arena do Juruá terá artistas locais, queima de fogos sem estampido e público estimado em 40 mil pessoas.
O show da virada em Cruzeiro do Sul, marcado para a próxima quarta-feira, 31, terá como atração principal o cantor Eduardo Costa. A programação será realizada no Estádio Arena do Juruá e contará também com apresentações de artistas locais antes e depois do show nacional.
Sobem ao palco os músicos Theo Lins e William Freitas, além do DJ Cleudo, que comandam a festa ao longo da noite. A programação tem início às 21h com os artistas locais. À meia-noite acontece a tradicional queima de fogos, que será realizada sem estampido, e, às 00h30, Eduardo Costa inicia a apresentação principal. A festa segue até as 4h da manhã.
A expectativa da organização é de que cerca de 40 mil pessoas participem do réveillon no Arena do Juruá, consolidando o evento como um dos maiores da região no encerramento do ano.
Comentários
Acre
Rio Acre atinge cota de transbordamento e mantém Rio Branco em alerta
Nível do rio chegou a 14 metros na manhã deste sábado (27), causando alagamentos e atingindo áreas vulneráveis da capital acreana.

Comentários
Acre
Vídeo: Trabalhador é alvo de atentado a tiros e facada no Segundo Distrito de Rio Branco
Vítima foi atacada ao chegar em casa no loteamento Praia do Amapá e conseguiu buscar socorro por conta própria
O trabalhador Jaércio Martins, de 38 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite desta segunda-feira (26), no loteamento Praia do Amapá, no Segundo Distrito de Rio Branco.
De acordo com testemunhas, Jaércio chegava em frente à própria residência, dirigindo um caminhão, quando foi surpreendido por integrantes de uma organização criminosa. Os suspeitos efetuaram vários disparos de arma de fogo contra o veículo, na tentativa de atingir a vítima.
Na sequência, um dos criminosos se aproximou e desferiu um golpe de faca que atingiu o peito esquerdo do trabalhador. Após o ataque, os suspeitos fugiram do local.
Mesmo ferido, Jaércio conseguiu se deslocar até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, onde recebeu os primeiros atendimentos. Em razão da gravidade do ferimento, ele foi transferido por uma ambulância de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Pronto-Socorro de Rio Branco.
Segundo a equipe médica, o estado de saúde da vítima é considerado estável. A Polícia Militar não chegou a ser acionada para atender a ocorrência.








Você precisa fazer login para comentar.