Acre
Enem 2022 no AC: maioria dos inscritos é do sexo feminino, tem de 21 a 30 anos, é preta e já concluiu o ensino médio
Ao todo, Acre tem 22.181 inscritos no Enem 2022, sendo 14.140 somente na capital. Primeiro dia do exame ocorre neste domingo (13).

Exame Nacional do Ensino Médio,Enem
Mais de 22,1 mil pessoas estão inscritas para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, que acontecem nos dias 13 e 20 de novembro, no Acre. O balanço do perfil dos candidatos aponta que a maioria é do sexo feminino, tem de 21 a 30 anos, é preta e já concluiu o ensino médio.
Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, somente na capital acreana, Rio Branco, são 14.140 inscritos.
O número de inscrições confirmadas representa um aumento de 9% em comparação com 2021, quando 20.336 pessoas estiveram aptas a fazer o exame no estado.
Do total de 22.181 inscritos este ano, 21.396 optaram por fazer a prova na versão impressa e 785 na versão digital. Tanto a versão impressa quanto a digital do Enem serão aplicadas nos mesmos dias.
Perfil dos candidatos no Acre
- Enem impresso
Seguindo uma tendência nacional, as mulheres são a maioria entre os candidatos do exame este ano, com 12.937 inscrições. Outras 8.459 pessoas do sexo masculino se inscreveram para realizar o exame. Os números foram divulgados pelo Inep.
Quanto à raça, 750 candidatos dizem ser de cor amarela, 4.488 de cor branca, 173 indígenas e 2.282 pardos. A maioria é formada por autodeclarados pretos: 13.285. Outros 418 não informaram.
Quase 30,6%, isto é 6.546 candidatos, possuem de 21 a 30 anos. Os demais candidatos têm 18 anos (4.602); 19 anos (3.051); 20 anos (2.412). Segundo os dado, 120 candidatos para a versão impressa são menores de 16 anos e realizam o Enem como treineiros e 23 têm mais de 60 anos.
Do total, 6.419 estão cursando a última série do ensino médio – destes, apenas 4.530 devem concluir este ano. Outros 13.002 concluíram o ensino médio e 86 não concluíram o ensino médio e nem estão cursando.
Ao todo, 6.703 candidatos inscritos no Acre pagaram taxa de inscrição para o Enem na modalidade impressa. Tiveram inscrição gratuita 6.050 pessoas e 8.643 tiveram isenção por declaração de carência aprovada.
- Enem digital
Quando se fala do Enem digital, o público feminino e masculino são semelhantes: 397 mulheres contra 388 homens. Do total, 586 já concluíram o ensino médio e 199 estão cursando o último ano.
A maioria tem idade entre 21 e 30 anos, com um total de 293 candidatos. Outros 187 têm entre 31 e 59 anos e 109 candidatos têm 18 anos.
Ao todo, 199 candidatos inscritos no Acre pagaram taxa de inscrição para o Enem na modalidade impressa. Tiveram inscrição gratuita 199 pessoas e 387 tiveram isenção por declaração de carência aprovada.
Datas do Enem 2022
13 de novembro (domingo)
- 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
- 45 questões de ciências humanas; e redação.
20 de novembro (domingo)
- 45 questões de matemática;
- 45 questões de ciências da natureza.
Veja os horários de aplicação (horário local):
- Abertura dos portões: 10h
- Fechamento dos portões: 11h
- Início das provas: 11h30
- Término das provas no 1º dia: 17h
- Término das provas no 2º dia: 16h30
O candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.
Atenção: O Enem digital não é feito de casa, mas no local indicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com os mesmos horários e regras da aplicação tradicional. Leia mais informações sobre o Enem digital aqui.
Locais de prova
O local do exame consta do Cartão de Confirmação da Inscrição de cada participante, que pode ser acessado em https://enem.inep.gov.br/participante/. A orientação do Inep é chegar às 10h no local de prova.
O documento também traz dados como: idioma escolhido para a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol), datas do exame e solicitações de atendimento especializado (como adaptações para pessoas com deficiência).
O Inep recomenda que o candidato imprima o “cartão” e o leve no dia do Enem, mas isso não é obrigatório.
O que levar no dia da prova
- RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos);
- Álcool em gel;
- Máscara de proteção facial (só não é obrigatória em locais que liberaram o uso em ambientes fechados);
- Caneta esferográfica preta fabricada em material transparente;
- Cartão de confirmação de inscrição;
- Lanche; e
- Água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo).
Exemplos de documentos digitais de identificação que serão aceitos pelo Inep:
- e-Título,
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital; e
- RG Digital.
Atenção: O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal — capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.
O que não pode levar no dia prova
- Telefones celulares, calculadoras ou qualquer equipamento eletrônico devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos antes de entrar na sala de provas. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado;
- Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens;
- Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;
- Bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas.
Atenção: O envelope porta-objetos, lacrado e identificado, deve ser mantido debaixo da carteira desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local de provas.
A partir das 11h (horário do Acre), é permitido ir ao banheiro, mas desde que acompanhado pelo fiscal.
Comentários
Acre
Rio Acre sobe quase três metros em 24 horas em Rio Branco após chuvas intensas
Mesmo com elevação expressiva, nível do rio permanece abaixo das cotas de alerta e transbordo, segundo a Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Comentários
Acre
Ameaça de desbarrancamento leva Defesa Civil a retirar família de residência

Foto: Defesa Civil de Rio Branco/divulgação
Uma família precisou ser retirada de uma residência localizada na avenida Dorva Caminho, no bairro Areal, em Rio Branco, na quarta-feira (17), após o registro de ameaça de desbarrancamento durante a forte chuva que atingiu a capital acreana.
De acordo com as informações repassadas, o risco foi identificado em meio às ocorrências provocadas pelo grande volume de chuva que caiu ao longo do dia, elevando a instabilidade do solo em áreas consideradas vulneráveis. Diante da situação, a Defesa Civil Municipal realizou a retirada preventiva dos moradores para evitar possíveis acidentes.
O órgão, no entanto, não informou para onde a família foi levada, nem o número de pessoas que habitavam a residência. Também não há detalhes sobre danos estruturais no imóvel ou se o local seguirá interditado.
Comentários
Acre
Rio Branco registra mais de 100 mm de chuva em 24 horas e entra em alerta

Foto: Sérgio Vale
Rio Branco registrou um volume de chuva superior a 100 milímetros nas últimas 24 horas, segundo dados da aferição oficial do município. O acumulado foi de 108,4 milímetros, resultado de uma precipitação que se estendeu por cerca de 12 horas ininterruptas.
O volume elevado é considerado significativo para o período e contribuiu para a ocorrência de pontos de alagamento em diferentes áreas da cidade. Diante do cenário, a Defesa Civil Municipal intensificou o monitoramento de igarapés e passou a vistoriar áreas classificadas como de risco.
De acordo com o órgão, as ações têm caráter preventivo e visam acompanhar a elevação do nível dos cursos d’água, além de identificar possíveis situações que possam colocar moradores em risco.
A Defesa Civil segue em alerta e orienta a população, especialmente quem vive em áreas vulneráveis, a ficar atenta às condições climáticas e acionar o órgão em caso de necessidade.

Você precisa fazer login para comentar.