Conecte-se conosco

Acre

Enafron anuncia investimentos e estratégia para a segurança na fronteira

Publicado

em

Segurança Pública realiza reunião para anunciar investimentos nos municípios fronteiriços (Foto: Onofre Júnior)

Segurança Pública realiza reunião para anunciar investimentos nos municípios fronteiriços (Foto: Onofre Júnior)

A Secretaria de Segurança Pública (Sesp) realizou reunião em Cruzeiro do Sul, através do Gabinete de Gestão Integrada da Câmara Temática de Fronteira, para anunciar novos investimentos do governo Federal pelo programa Estratégia Nacional de Segurança Pública para as Fronteiras (Enafron), criado com o objetivo de combater os crimes nos onze estados que fazem fronteira com países da América do Sul.

Participaram do encontro representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Marinha, Exército (61º BIS), Ibama, Imac, ICMBIO, Corpo de Bombeiros e Detran. Segundo o major PM Almir, da Câmara Temática de Fronteira, a intenção é fazer um alinhamento conceitual e apresentar a estratégia das operações da Enafron, além de um plano de metas para Cruzeiro do Sul. Reunião semelhante já foi realizada no Alto e Baixo Acre e na região do Purus e Tarauacá.

Explicou o major que na primeira fase a Enafron investiu em equipamentos: 03 viaturas Hilux, 02 barcos com motor de 80 HP, 06 motocicletas e 02 quadriciclos, além de equipamentos de escritório e este investimento vai dobrar. Agora deverá acontecer uma ação imediata no sentido de melhorar as condições de segurança em Cruzeiro do Sul: as operações conjuntas deverão acontecer mensalmente. Também, segundo o major, vão acontecer três grandes operações durante o ano, denominadas operações simultâneas, que acontecem em todos os estados de fronteira, que terão a participação também dos países vizinhos.

A Sesp, conta o major, está montando gabinetes de inteligência em cada um dos municípios fronteiriços que atuará simultaneamente com as ações ostensivas.

Metas

Na reunião, a PM apresentou o resultado da atuação em relação às metas. Para o comandante do 6º Batalhão da PM, sediado em Cruzeiro do Sul, tenente coronel Aires, o resultado do cumprimento das metas foi satisfatório. Em todos os municípios em que atua o batalhão as ocorrências policiais têm reduzido, especialmente homicídios e assaltos. No ano passado, até esta data, em Cruzeiro do Sul já haviam sido registrados nove homicídios enquanto neste ano ocorreu um homicídio.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

GEFRON recupera motocicleta roubada e prende dois durante operação na fronteira

Publicado

em

Veículo foi localizado na Operação Protetor das Divisas e Fronteiras e será devolvido ao proprietário

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Grupo Especial de Operações em Fronteira (Gefron), recuperou na manhã desta terça-feira (17) uma motocicleta com registro de roubo. O local da ação dos agentes não foi divulgado. Duas pessoas foram presas na ocorrência.

A ação ocorreu durante a Operação Protetor das Divisas e Fronteiras, que tem como foco o combate a crimes transfronteiriços e o reforço da presença das forças de segurança nas regiões de fronteira.

Após a abordagem e a constatação da restrição do veículo, os envolvidos receberam voz de prisão. A motocicleta foi encaminhada para os procedimentos legais e deverá ser restituída ao proprietário.

O Gefron informou que segue atuando de forma integrada com outras forças de segurança, com o objetivo de ampliar a fiscalização e coibir práticas criminosas na faixa de fronteira do estado.

Comentários

Continue lendo

Acre

Cachorro abre portão sozinho e vira sensação nas redes sociais no Acre

Publicado

em

Vídeo bem-humorado mostra habilidade do pet e diverte internautas

Um cachorro conquistou a internet nesta terça-feira (17) após ser flagrado abrindo sozinho o portão de casa, no interior do Acre. A cena inusitada rapidamente ganhou as redes sociais e arrancou risadas de quem assistiu ao vídeo.

Nas imagens, o animal aparece manipulando o portão com naturalidade, como se já dominasse o mecanismo. A desenvoltura chamou atenção dos internautas, que passaram a elogiar a inteligência e a esperteza do pet.

Durante a gravação, o tutor acompanha a cena e entra na brincadeira. Em tom descontraído, afirma que o cachorro teria “saído para o Carnaval e só voltou no outro dia”, comentário que ajudou a impulsionar ainda mais a repercussão do vídeo.

A publicação gerou uma enxurrada de comentários divertidos. Muitos usuários aproveitaram para compartilhar histórias semelhantes envolvendo seus próprios animais de estimação, reforçando o clima leve da situação.

Com a repercussão, o cachorro acabou ganhando status de “celebridade local”, mostrando que, às vezes, basta uma cena simples e espontânea para conquistar a internet.

Comentários

Continue lendo

Acre

Apresentação de blocos irá acontecer “com ou sem chuva” nesta terça, garante FGB

Publicado

em

A forte chuva que atingiu Rio Branco na noite desta segunda-feira (16) provocou o adiamento do Concurso de Blocos do Carnaval Folia, Tradição e Alegria 2026 para esta terça-feira (17). A decisão foi tomada após a apresentação do bloco Unidos do Fuxico, a única agremiação que conseguiu desfilar antes da intensificação do temporal.

Segundo o diretor-presidente da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), Klowsbey Viegas Pereira, a nova data será mantida independentemente das condições climáticas. Ele explicou que o regulamento do evento prevê a transferência automática do desfile para o dia seguinte em caso de chuva.

De acordo com o gestor, o edital é claro ao estabelecer que, havendo precipitação, a programação deve ser remarcada para garantir o cumprimento das regras e a continuidade do concurso.

A medida segue as normas previamente definidas pela organização do carnaval e tem como objetivo preservar a segurança dos brincantes, jurados e do público, além de proteger a estrutura montada na Avenida Getúlio Vargas.

Comentários

Continue lendo