Cotidiano
Empresário que passou mais de 70 dias internado recebe alta, fala da luta contra Covid-19 e da saudade que sentiu da família
Quando foi contaminado pela Covid, o empresário pesava 137 kg e perdeu mais de 25 quilos durante a internação. Além disso, ele é diabético.

Empresário saiu da semi-intensiva da Fundhacre na quarta (7) e voltou para casa — Foto: Arquivo da família
Por Aline Nascimento
Após mais de 70 dias internado com Covid-19, o empresário e servidor público Amilton Batista Brito, de 57 anos, finalmente recebeu alto do hospital e agora vai continuar o tratamento contra a doença em casa. Ele saiu da Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre), onde estava internado, nessa quarta-feira (7). Para que ele pudesse continuar o tratamento foi preciso montar um quarto com alguns equipamentos hospitalares na sua residência.
É que o empresário ainda toma soro, remédios e usa a traqueostomia, que vai ser retirada nesse sábado (10). Brito conta ainda com ajuda de um enfermeiro, um médico, fonoaudiólogo e do filho, Júnior Brito, que é fisioterapeuta.
No dia da alta médica, o empresário gravou um áudio, mesmo com voz ainda cansada, para agradecer a família, amigos e conhecidos que torceram pela sua recuperação.
______________________
“Estou passando para primeiramente agradecer a Deus e, em segundo lugar, sou um felizardo, estou sendo ajudado pelo meu filho, e por excelente médico da fundação. Isso tem me ajudando muito, e com certeza por esse caminho vamos vencer. Agradeço demais”, disse, emocionado.
______________________
Brito foi internado para tratar a Covid-19 no dia 26 de janeiro no Pronto Socorro de Rio Branco. Lá, o servidor público passou 45 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No dia 16 de março, ele foi transferido para semi-intensiva da Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre).
Quando foi contaminado pela Covid, o empresário pesava 137 kg e perdeu mais de 25 quilos durante a internação. Além disso, ele é diabético.

Amilton Brito com os filhos antes da internação por Covid-19 — Foto: Arquivo da família
Tratamento em casa
Para receber o pai, Júnior Brito explicou que colocaram uma cama hospitalar no quando, suporte para alimentação e soro. O empresário ainda não tem forças para ficar em pé e trata uma escara na pele devido ter ficar muito tempo deitado.
“Está tendo acompanhamento em casa, ainda faz uso de alguns medicamentos, está dando continuidade ao tratamento em casa. Não depende mais de oxigênio, conversa, se emocionou muito ao ver meu irmão. Foram mais de 70 dias longe de casa, já estava isolado dois a três dias antes de se internar, não estava vendo meu irmão”, relatou o filho.
Júnior disse que o pai segue evoluindo bem ao tratamento e, segundo os médicos, ele não deve ficar com graves sequelas. O empresário já come alimentos sólidos, conversa, toma líquidos em um canudo e faz terapia duas vezes por dia.
“Ele é um felizardo, a gente sabe que as estatísticas mostram que pelo tempo de internação dele normalmente os pacientes morrem. Ele conseguiu sair, perdeu mais de 25 quilos, é um paciente que tinha 137 quilos, obeso, diabético. Vai ter a vida normal, provavelmente não vai ter sequela. Ele não tem nenhum problema neurológico, a fala dele está preservada, fala muito bem”, comemorou.
A primeira pessoa que Brito queria ver ao sair do hospital era o filho de 12 anos. A segunda coisa era saber como estava a política no estado e o seu trabalho. Ele chorou ao saber da morte de alguns amigos. “Ainda está se atualizando de tudo, começou a perguntar sobre tudo, perdeu alguns amigos e se emocionou quando eu contei”, frisou.
Comentários
Cotidiano
Campeonato Estadual terá duelos semifinais no CEBRB

Foto FEAB: Duelos no CEBRB devem ser bem disputados
Serão disputadas neste sábado, 27, a partir das 14 horas, na quadra do CEBRB, as semifinais do Campeonato Estadual de Basquete, no masculino.
New City e Old School A decidem quem será o primeiro finalista e na segunda semifinal o AAB A joga contra o Atlético.
Indefinição no Juruá
As equipes de Feijó e Tarauacá devem fazer partidas de ida e volta para decidir quem vem do Vale do Juruá para jogar as finais do Campeonato Estadual. Contudo, a Federação Acreana de Basquete (FEAB) ainda não conseguiu datas para promover os confrontos.
Comentários
Cotidiano
Brasileia e Quinari decidem o título do Estadual da Série A no Álvaro Dantas

Foto Paulo Chaves: Título vale a vaga do Acre na Taça Brasil em 2026
Brasileia e Quinari decidem neste sábado, 27, a partir das 19 horas, no ginásio Álvaro Dantas, o título do Campeonato Estadual de Futsal da Série A. As duas equipes empataram o primeiro jogo das finais, em Senador Guiomard, por 4 a 4 e por isso quem vencer fica com o título e vaga do Acre na Taça Brasil em 2026.
Brasileia
O técnico Anjo Gurgel terá a volta do ala Alexandre, mas não poderá contar com Carlos Henrique, expulso na primeira partida. Brasileia realizou a melhor campanha e teria a vantagem de jogar em casa. Contudo, a equipe da Fronteira foi punida com a perda de três mandos de quadra por causa do comportamento da torcida no duelo contra o Fluminense da Bahia pela semifinal.
Quinari
No Quinari, o técnico Jô Mendes terá o elenco completo na decisão. O time de Senador Guiomard abriu 4 a 0 no primeiro jogo, mas cedeu o empate e deixou escapar uma boa vantagem para o segundo confronto.
Dupla de arbitragem
Beto Mendonça e Diego Alberto serão os árbitros da final do Estadual da Série A.
Comentários
Cotidiano
Marcelo Avelino será aclamando e segue no comando do Atlético

Foto Manoel Façanha: Marcelo Avelino fica mais três anos como presidente do Galo
O funcionário público Marcelo Avelino será aclamado neste sábado, 27, a partir das 11 horas, no Frotão, e seguirá no comando do Atlético por mais três anos. As principais metas da chapa Família Atleticana é manter o processo dos pagamentos das dívidas e colocar o Galo novamente na elite do futebol acreano.
Novo momento
Marcelo Avelino e os seus diretores conseguiram melhorar a vida financeira do Atlético. O trabalho desenvolvido pelo advogado Francisco Valadares Neto foi fundamental para a diretoria atleticana começar a tornar o clube viável financeiramente.
Família Atleticana
Marcelo Avelino-Presidente
Ricardo Lopes-Vice-presidente
Paulo Santana-Tesoureiro
Francisco Brito-Diretor administrativo
Ilson da Silva-Diretor de patrimônio
Antônio Acivaldo-Diretor social
Juliano de Souza-Diretor comercial

Você precisa fazer login para comentar.