fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Empresário peruano manifesta interesse em investir na “Peixes da Amazônia”

Publicado

em

Em Lima, no Peru, governador Gladson Cameli convida investidores a virem ao Acre e um deles, um dos maiores do país, aceitou o convite e estará aqui em julho

O governador Gladson Cameli e o empresário peruano Carlos Penny Foto: ascom

TIÃO MAIA, DO CONTILNET

O elefante branco herdado pelo atual governo do governo petista de Tião Viana e que atende pelo nome de “Peixes da Amazônia”, um investimento de muitos milhões de reais com recursos públicos e que nunca funcionou a contento e só causou prejuízos à economia local, deverá ter destinação adequada a partir do mês de julho. Será nesta data que o investidor peruano Carlos Penny Bidegaray, um dos maiores empresários daquele país, que investe inclusive na área de produção de proteína com a criação de pirarucu em cativeiro, deverá vir ao Acre conhecer o empreendimento e firmar parceria com o governo a fim de colocar a indústria para funcionar. O Peru já é o maior produtor de óleo e farinha de peixe do mundo

A vinda do empresário ao Acre e o possível investimento na “Peixes da Amazônia” deverá ser o resultado prático da visita do governador Gladson Camelçi a Lima, no Peru, desde o início da semana, acompanhado de líderes políticos da região como o governador de Rondônia, Marcos Rocha, e os senadores Márcio Bittar (MDB-AC) e Sérgio Petecão (PSD-AC), além de outros parlamentares. Durante reunião com empresários e políticos daquele país, o governador Gladson Cameli fez o convite para que o empresariado local viesse investir no Acre e Carlos Penny Bidegaray mostrou-se interessado em negócios com os acreanos. A “Peixes da Amazônia” o interessou, relatou o governador Gladson Cameli.

O empresário é financiador de grandes empreendimentos nas áreas de mineração, petróleo e pescado há mais de 40 anos, e também investe num grupo japonês responsável pela maior produção de pirarucu em cativeiro do Peru. De acordo com Cameli, o empresário se mostrou entusiasmado com a possibilidade de expandir seus negócios para o Brasil através do Acre.

“Fiquei muito animado ao ouvir como o governador Gladson Cameli está empenhado em estreitar nossas relações comerciais e, como investidor, estou interessado em conhecer a Peixes da Amazônia e na torcida para que possamos firmar algum tipo de parceria comercial para que o peixe do Brasil chegue até nós”, explicou o empresário em declarações publicadas pela Agência de Notícias do Governo do Acre. “Acredito que chegou o momento de Brasil e Peru estreitarem suas relações comerciais. Falo isso porque ainda há uma resistência muito grande de empresários peruanos investirem no Brasil por causa das barreiras comerciais que foram impostas nos últimos anos e isso nos afastou. Quem sabe a nossa visita ao Acre pode ser um marco desta nova integração? Eu estou muito otimista”, pontuou.

O governador Gladson Cameli anunciou que já colocou seu governo à disposição para ajudar no que for preciso para que esta parceria seja efetivada. “A Peixes da Amazônia é um claro exemplo de que o Estado não tem que se meter na iniciativa privada e no que depender de nós, já acenamos para o investidor peruano que o governo tem total interesse que aquele empreendimento volte a funcionar por meio do capital privado e eu estou muito feliz por essa possibilidade de parceria com o Peru porque, além de fortalecer a nossa produção de peixe, vamos estar gerando emprego e renda para a nossa população”, salientou.

A “Peixes da Amazônia”, apontada como um elefante branco da administração petista, deve parar de causar prejuízos à economia local

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Segundo dia do FICATE 2024 destaca atrações internacionais e oficinas formativas

Publicado

em

O Festival Internacional de Teatro do Acre (FICATE) 2024 segue a todo vapor em Rio Branco, oferecendo uma programação intensa e diversificada que vai até o próximo domingo, dia 22. O segundo dia do evento foi marcado por uma série de apresentações internacionais e oficinas formativas, atraindo público e participantes em diversos pontos da cidade. Organizado pelas Companhias Cata-Ventos de Cultura e Tanto Lá Quanto de Cá, o festival busca fomentar a cultura local e promover o intercâmbio artístico global.

Atrações Imperdíveis

Entre as grandes atrações do dia, a companhia mexicana La Gitana Lula – Creatividad Escénica foi um dos destaques, encantando o público com uma apresentação rica em expressões corporais e sensibilidade artística. O espetáculo aconteceu na Escola Dr. Mário de Oliveira, uma das várias instituições educacionais que participam do festival.

A atriz mexicana Aurora Hernández, que integrou o elenco do espetáculo, expressou sua gratidão e entusiasmo ao participar do evento.

“Estou aqui muito feliz por ser convidada para o segundo festival de FICATE. Fico feliz e agradecida, porque apesar da diferença do idioma, os meninos e as meninas se integram ao trabalho e isso enriquece muito tanto o trabalho artístico como o aprendizado deles.”

Impacto nas Escolas

A coordenadora da Escola Dr. Mário de Oliveira, Roseli Cordeiro, destacou a importância do FICATE para a comunidade escolar:

“Recebemos o espetáculo do FICATE e isso é muito importante, é uma oportunidade única para os nossos alunos um festival internacional vir para a nossa escola. Os alunos não vão precisar sair do ambiente escolar para ter essa oportunidade. Porque a gente sabe que a arte é importante, ela ajuda na alegria, ela ajuda na felicidade. Ela ajuda na concentração, ela ajuda na expressão. Então a gente fica muito feliz por ter essa oportunidade. Ter sido uma escola escolhida para participar desse evento”.

O festival também impactou diretamente o público jovem. Em apenas dois dias de apresentações, quase 2 mil alunos foram alcançados pelas atividades promovidas pelo FICATE.

Formação Artística de Alto Nível

Além das apresentações, o SESC Centro sediou uma oficina de direção ministrada pelo aclamado diretor carioca Ribamar Ribeiro. Voltada para a criação cênica e o desenvolvimento de uma linguagem própria, a oficina atraiu artistas e estudantes de teatro, criando um espaço de aprendizado e troca de experiências.

Diversidade Internacional

O segundo dia também trouxe ao palco o grupo chileno Funca Teatro, que apresentou o espetáculo ‘Lorca’ na Escola Sebastião Pedroza. No SESC Centro, o público teve a oportunidade de assistir às peças Gatico – Sombras del Rodomonte (Colômbia) e Vine a Verte (Argentina), que exploraram diferentes linguagens teatrais, do teatro com historias marginal ao drama contemporâneo.

Não Perca!

O FICATE 2024 continua até domingo com uma programação repleta de atrações nacionais e internacionais. O festival promete não apenas entreter, mas também fortalecer e enriquecer a cena teatral do Acre. Confira a programação completa e participe dessa celebração artística!

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Nora de Luciano Hulck causa polêmica por implantar protese de silicone: ‘Aos 16 anos’

Publicado

em

A influenciadora Duda Guerra, de 16 anos, tem sido alvo de críticas após revelar que colocou implantes de silicone durante a adolescência. A jovem, que ganhou destaque nas redes sociais ao aparecer com Benício Huck, também de 16, filho de Angélica, de 50 anos, e Luciano Huck, de 53, no Rock in Rio, no último sábado (14), reacendeu o debate sobre cirurgias estéticas em adolescentes.

Duda contou sobre a cirurgia no mês passado no Instagram. “Coloquei 300 ml e o método da minha cirurgia foi o que colocava o silicone por cima do músculo, que é como o meu médico faz. Eu operei com o dr. Márcio Teixeira, e ele também fez o silicone da minha irmã”, iniciou ela.

“Então eu sabia que tipo assim, obviamente é uma cirurgia, corre um risco, mas sabia que valia a pena. A cirurgia em si é bem rápida, demora quarenta minutos no máximo e ela não é tão invasiva quanto outras cirurgias estéticas, como lipo e abdominoplastia, e consequentemente o pós-cirúrgico é bem mais tranquilo”, contou ela, citando as plásticas realizadas por Jojo Todynho. Confira vídeo abaixo:

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Isabelle Nogueira revela que Matteus pediu tempo após BBB: ‘Consegui refletir de fato’

Publicado

em

Isabelle Nogueira e Matteus Amaral estão morando juntos cinco meses após o fim do BBB 24. O passo adiante no namoro veio pouco depois de um breve término, a pedido do gaúcho. À Quem, a cunhã-poranga do Boi Garantido conta que ele sugeriu um término assim que os finalistas saíram do reality, e que ela já não tinha tanta certeza se queria namorar. Isa fala, ainda, que sugeriu que Matteus fosse curtir a vida de solteiro, mas ele a reconquistou.

“A gente passou a morar junto em São Paulo porque sofre muito de saudade um do outro. Ele levou 18 horas para chegar em Manaus da última vez. Eu nunca falei publicamente o que eu sinto de verdade pelo Matteus. Eu o amo muito. Na última entrevista que dei sobre isso, a gente tinha acabado de sair do Big Brother, cheio de compromisso e de informações na cabeça, e eu não consegui refletir de fato no sentimento que eu tinha e no que ele é para mim”, conta.

“Matteus é extremamente importante. A gente viveu o BBB junto e saiu junto [ele ficou em segundo lugar]. Então, a gente se entende. Matteus é um ser humano muito bonito, um homem muito prático, prestativo, um grande amigo e um amor. Essa é a verdade”, declara.

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo