fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Empresa Trans Acreana apresenta cinco novos ônibus e anuncia início de rotas internacionais

Publicado

em

A empresa Trans Acreana apresentou na tarde desta sexta-feira, 31, cinco modernos ônibus que serão incorporados à sua frota para ampliar o serviço de transporte intermunicipal de passageiros entre as principais cidades do estado e anunciou ainda a implantação de duas novas rotas ligando o Brasil ao Peru.

Com investimento de R$ 3,2 milhões, os novos veículos são da classe executiva, possuem ar-condicionado e poltronas leitos. Mais comodidade e conforto para quem for viajar de Rio Branco para Assis Brasil, Brasileia, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Tarauacá e Xapuri. A estimativa é que a aquisição dos ônibus contribua com a geração de 20 novos empregos diretos.

Novos ônibus foram apresentados pela empresa Trans Acreana Foto: Marcos Vicentti/Secom

Outra novidade diz respeito às duas novas linhas que a empresa fará para o Peru. Uma delas, com saída da cidade do Rio de Janeiro até Lima, capital peruana, será inaugurada no próximo mês de março. São mais de seis mil quilômetros de distância e que incluirá o Acre nesta importante rota turística.

A partir de fevereiro, uma nova linha entre Rio Branco e Puerto Maldonado, no Peru, também será implantada e consolida mais um avanço na integração entre os dois países. Por semana, serão feitas seis viagens entre as duas cidades ao custo de R$ 150, por cada trecho. A Trans Acreana será a primeira empresa nacional no ramo de transporte de passageiros a atuar no país vizinho.

“Com a aquisição de dois novos ônibus que fizemos no ano passado, já investimos cinco milhões de reais com a compra de sete veículos. Com isso, vamos aumentar a oferta de ônibus para as regiões do Alto Acre e Vale do Juruá. Trouxemos estes ônibus na modalidade leito, isso é uma novidade para o Acre e garante mais conforto para os nossos passageiros em suas viagens”, declarou o empresário Fernando Lourenço.

Empresário Fernando Lourenço (camisa preta) apresenta interior de um dos veículos para o vice-governador Major Rocha Foto: Marcos Vicentti/Secom

“O Acre está no começo do Brasil e por aqui passam muitos turistas. Diariamente, cerca de 350 pessoas passam pela alfândega de Assis Brasil. E a maioria questiona o motivo de não ter um transporte direto para o Peru. Hoje, uma empresa peruana já faz a linha Rio de Janeiro-Lima e vamos ser a primeira empresa brasileira a fazer essa contrapartida operando neste mesmo trecho”, completou.

Governo do Estado apoia iniciativa do setor privado

Durante a solenidade realizada na rodoviária internacional de Rio Branco, o vice-governador Major Rocha parabenizou a ousadia da empresa na ampliação e modernização de sua frota. Segundo o gestor, investimentos como este tem o total apoio do governo estadual e mostra que o Acre vive um novo e próspero ciclo de sua história.

“É muito importante ter um acreano acreditando neste novo momento que o estado vive e que propõe a se desenvolver. Bem diferente daquilo que vimos nos últimos anos. O governo tem feito um grande esforço para não atrapalhar aqueles que realmente querem trabalhar de verdade e vai ser de mãos dadas com a iniciativa privada que vamos empreender e colher os bons frutos”, frisou Rocha.

Major Rocha parabenizou empresário acreano pelo ousado investimento Foto: Marcos Vicentti/Secom

Segundo a secretária Eliane Sinhasique, o turismo movimenta 53 setores da economia. A gestora elogiou a ousadia da empresa e afirmou que a implantação de novas linhas para o Acre é fundamental para atrair novos turistas.

“Este investimento da Trans Acreana é muito importante para o nosso turismo. Fico muito agradecida por ver que tem empreendedores que estão enxergando aquilo que também enxergamos. O Acre tem belezas maravilhosas e só vamos conseguir mostrar isso quando conseguirmos trazer as pessoas para ver essas belezas e ao mesmo tempo fortalecer a nossa economia”, salientou.

Para a presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Acre (Ageac), Mayara Lima, os novos ônibus são uma conquista para os passageiros que dependem das linhas intermunicipais.

“Estes ônibus são de suma importância para o transporte intermunicipal do nosso estado. Eles trazem o que há de melhor e de mais moderno para a nossa população e isso demonstra vários fatores positivos como a qualidade do serviço que está sendo prestado aos passageiros, que há muitos anos sofriam com ônibus precários e sem as mínimas condições de transporte. Agora, essas mesmas pessoas serão beneficiadas com qualidade, conforto e segurança”, observou.

O evento contou ainda com a participação do secretário estadual de Infraestrutura, Ítalo César; do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Batista; e do deputado estadual José Bestene.

Comentários

Continue lendo

Extra

Serial Killer: Criminoso de alta periculosidade que escapou do presídio Urso Branco, em Porto Velho, continua foragido

Publicado

em

João Luiz da Silva Filho, condenado a 22 anos por homicídio, estava em regime de cela livre e fugiu durante trabalho externo; polícia pede ajuda da população.

João Luiz da Silva Filho, de 53 anos, criminoso de alta periculosidade, fugiu do presídio José Mário Alves, conhecido como Urso Branco, em Porto Velho (RO), nesta sexta-feira (28). Condenado a 22 anos de prisão por homicídio e com histórico de reincidência, João Luiz estava no sistema de cela livre e fugiu quando saiu do presídio Vale do Guaporé para trabalhar no Urso Branco.

As autoridades estão em alerta e pedem a colaboração da população para localizar o fugitivo. Quem tiver informações sobre o paradeiro de João Luiz deve entrar em contato imediatamente com a polícia pelos números 190 ou 197.

A fuga reforça a necessidade de medidas de segurança mais rígidas no sistema prisional, especialmente para criminosos considerados de alta periculosidade. A população deve redobrar a atenção e evitar qualquer contato com o fugitivo.

Fonte: EuIdeial

Comentários

Continue lendo

Extra

STF, PF e CNJ não sabem quantos juízes são investigados por corrupção e venda de sentenças

Publicado

em

R7 pediu dados via LAI para os três órgãos, mas nenhum deles respondeu às demandas com dados de investigados ou condenados

Uma operação da Polícia Federal deflagrada em novembro do ano passado dainvestigação sobre juízes, desembargadores e servidores de sete tribunais de Justiça estaduais ligados a esquemas de corrupção e venda de sentenças no Brasil acendeu o alerta sobre o monitoramento dos envolvidos e a falta de dados a respeito de participação de membros do Judiciário nessas práticas criminosas. Os inquéritos, até o momento, levaram ao afastamento provisório de pelo menos 16 desembargadores e sete juízes de primeira instância. No entanto, faltam dados para diagnosticar se os episódios são parte de um problema isolado ou se atingem outros tribunais e regiões do país.

O R7 realizou reiterados pedidos via Lei de Acesso à Informação para STF (Supremo Tribunal Federal), CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e Polícia Federal questionando se os órgãos têm informações sobre o número de magistrados investigados ou condenados por corrupção e venda de sentenças.

O STF, por exemplo, justificou que não tem os dados consolidados e enviou uma lista de 131 mil processos criminais públicos recebidos desde 2019 até o fim de 2024.

A PF disse que “as bases de dados não possuem tal informação sobre investigados/indiciados para consulta”. “Tal informação iria requerer consultar milhares de inquéritos individualmente para obtenção de tal informação, sendo assim inviável o fornecimento dos dados requeridos”, alegou.

O CNJ informou que tem padronizado todos os dados e informações compreendidas pelo processo judicial, “dessa forma, os assuntos cadastrados quando da distribuição dos procedimentos também são padronizados e têm por base as tabelas processuais unificadas”. Contudo, segundo a instituição, “atualmente, não há em referida tabela o assunto venda de sentenças ou algo relacionado como, por exemplo, corrupção e enriquecimento ilícito”.

De todo modo, o Conselho Nacional de Justiça enviou dados sobre as punições aplicadas a magistrados por alguma irregularidade de conduta. O levantamento aponta que 56% das punições envolvem aposentadoria compulsória, considerando o período de 2007 até o fim do ano passado.

Em 2024, por exemplo, o CNJ abriu 5.569 pedidos de providências na corregedoria, 1.734 reclamações disciplinares aos magistrados, 44 revisões disciplinares e 40 processos administrativos disciplinares.

Monitoramento

Em nota, o CNJ disse que mantém “rigoroso sistema de fiscalização e controle da atividade jurisdicional através de múltiplos mecanismos”. “A Corregedoria Nacional de Justiça realiza, sistematicamente, inspeções e correições para apurar o funcionamento dos serviços judiciais e auxiliares, das serventias e dos órgãos prestadores de serviços notariais, identificando eventuais irregularidades. O monitoramento é realizado de forma contínua para acompanhar o cumprimento das decisões proferidas e disponibiliza relatórios de conformidade no portal do CNJ”, afirmou.

O órgão destacou que exerce um controle funcional de magistrados dos cinco segmentos do Poder Judiciário brasileiro, com exceção do Supremo Tribunal Federal. “O Conselho também planeja, coordena e acompanha políticas judiciárias para aprimorar os serviços prestados pelos tribunais.”

O CNJ explicou que tem competência para investigar denúncias contra magistrados, realizando inspeções, correições e sindicâncias. “O Plenário do CNJ pode determinar, inclusive, o afastamento preventivo de magistrados durante a tramitação de processo disciplinar”, ressaltou a entidade.

“O CNJ prioriza o julgamento de processos relacionados a corrupção, improbidade administrativa e crimes contra a Administração Pública, bem como confere prioridade ao julgamento de ilícitos eleitorais. O CNJ monitora a atuação da magistratura por meio de diversas ferramentas, incluindo dados estatísticos sobre processos e outros indicadores. O Conselho também pode requisitar informações de autoridades fiscais, monetárias e outras autoridades competentes para esclarecer processos. Nos Processos Administrativos Disciplinares, após a fase de instrução, o relator apresenta relatório circunstanciado com proposta de penalidade, quando cabível. O relatório é submetido ao plenário, onde os conselheiros podem acompanhar a proposta do relator ou divergir, sugerindo penalidade diversa”, explicou.

Situação grave

Professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina, Luciano Da Ros pontua que “o fato de que há juízes alegadamente envolvidos em venda de sentenças é, obviamente, muito grave”.

“Mas, por outro lado, não se pode antecipar culpabilidade, e todos, inclusive os magistrados, gozam de presunção de inocência. Com isso, quero dizer que, apesar das medidas tomadas pela PF, que eu saiba ainda não há condenação em todos esses casos que possam ensejar juízo de culpa. Há que se esperar o andar dos processos, que é lento”, opinou.

O especialista disse que a maioria das punições mais severas gera aposentadorias compulsórias. “Isso ocorre porque juízes, protegidos por suas garantias de independência, somente podem ser efetivamente removidos do Poder Judiciário após serem condenados em processo criminal [e não administrativo] de forma definitiva”, detalha.

Sobre a sensação da sociedade de falta de punição aos juízes, que são aposentados após uma acusação grave, a advogada Mariana Madeira, também professora do curso de Direito da Universidade Católica de Brasília e ex-assessora de ministro do STF, explicou que essa é a “forma mais severa e efetiva que o CNJ encontra para atribuir essa punição administrativamente, em razão da vitaliciedade, que é uma prerrogativa constitucional prevista para os juízes”.

“Na aposentadoria compulsória, os proventos são pagos de maneira proporcional ao tempo de serviço. Isso não impede, no entanto, que haja maior transparência na divulgação das infrações e punições administrativas como forma de reforçar a credibilidade e a confiança do jurisdicionado, até porque um dos princípios da atuação da administração pública é o da publicidade”, comentou.

Faltam dados

O professor Luciano Da Ros pontuou que é importante saber, caso a caso, quais magistrados, punidos no CNJ, eventualmente tiveram condenações criminais.

“Conheço poucos levantamentos dessa natureza, mas concordo que seria interessante, para fins de monitoramento, o CNJ manter uma base de dados pública e transparente que acompanhasse os desfechos dos processos criminais eventualmente decorrentes dos processos disciplinares”, sugeriu.

Sobre a venda de sentenças, o professor da UFSC reforçou que a situação é grave. “Mas lembro que juízes podem eventualmente ser corruptos de outras formas. Por exemplo, há várias funções administrativas que os tribunais desempenham [contratação de pessoal, construção de prédios, contratação de prestadores de serviço] que também podem estar sujeitas a problemas de magnitude semelhante”, alertou.

Para ele, é preciso mais transparência. “Mas a transparência, por um lado, requer que os dados sejam primeiramente coletados e registrados, algo que eu não sei se ocorre nesse particular, e que esses mesmos dados eventualmente públicos não firam a intimidade, a privacidade e mesmo a reputação, injustamente por vezes, dos acusados.”

Mensagem para a população

Para a professora Mariana Madeira, publicizar as sanções criminais eventualmente atribuídas a juízes corruptos também pode transmitir para a sociedade “a mensagem de que os crimes são rigorosamente punidos e, consequentemente, desestimula a prática de novas infrações penais”.

“Precisa haver um comprometimento de toda comunidade jurídica — advogados, defensores públicos, servidores, promotores — em denunciar irregularidades para que sejam seriamente apuradas, assim como qualquer cidadão que comete crime no país”, afirmou.

Comentários

Continue lendo

Extra

Rolinhas do Coronel leva multidão no Carnaval de rua de Brasileia

Publicado

em

Com as mais variadas fantasias, brilho e muita alegria o terceiro dia do carnaval de Brasileia começou na tarde deste domingo 02, com o desfile do tradicional bloco de carnaval da cidade as Rolinhas do Coronel.

Uma multidão de foliões, dos quais crianças e adultos nas principais ruas e avenidas, transformando Brasileia num grandioso palco de carnaval de rua.

Em cada fantasia a expressão cultural da tradição, diversão e da adversidade. Homens vestidos de mulheres e mulheres vestidas de homens em um encontro de gerações que reúne foliões de todo estado e da Bolívia também.

Centenas de pessoas assistiram das janelas, portas e calçadas a passagem dos bloco com a participação de milhares de pessoas.

O Prefeito Carlinhos do Pelado um dos fundadores do bloco as Rolinhas do Coronel participou da folia e falou sobre a importância do evento para a cidade.

” Estamos muito feliz com a realização do nosso carnaval que está superando nossas apostas com a varalorização da cultura e geração de renda. O bloco as Rolinhas do Coronel eu participei da fundação e hoje continuamos apoiando, para mim é um motivo de muita alegria que essa tradição está viva e fortalecida passando de geração em geração no nosso município,” afirmou o prefeito.

A festa carnavalesca continuou em ritmo de muita folia até às 3h da madrugada sob o som elétrico de Toinho Sacanagem e Maria Clara, Destaque ViP, Ferdiney Ryos e DJ Herbe Renan.

Bloco as Rolinhas do Coronel

Nasceu há mais de 35 anos, é assim denominado em homenagem ao saudoso Carlos César (in-memorian), a quem os amigos carinhosamente chamavam de “Coronel Baleia”, que junto com os filhos César (in-memorian), Sander, os sobrinhos Luciano, Jean, Anailton, outros familiares e amigos se vestiam de mulheres, maquiados pelas filhas Nazaré, Toia, as amigas Socorro, Janete, namoradas e esposas, para sairem no domingo da casa do “Coronel” para a praça. Ele na frente na sua conhecida CD tocando as músicas de carnaval mais conhecidas, animando o grupo.

Veja a programação do melhor Carnaval do Acre de Brasileia:

Domingo (02/03)

16h : Carnaval de Rua com o desfile do Bloco as Rolinhas do Coronel.
22 h às 3h da madrugada: Banda locais e DJ.

Segunda-feira (03/03)

16h: Matinê dos Idosos,
20h às 3h da madrugada: Bandas locais e DJ.

Terça-feira (04/03)

15h, matinê das crianças
20h às 3 horas: Duas bandas locais e DJ, lazer e gastronomia (todos os dias), a partir das 19h: barraca de bebidas eas 18 parque de diversões.

Bandas locais:

Banda Perfil
Destak vip, Toinho Sacanagem e Maria Clara, Roger Souza e banda.

Bandas regionais:

Álamo Kário
Arregaçaê
Vinicius Rodrigues

Comentários

Continue lendo