Conecte-se conosco

Acre

Empreendedorismo em pauta: Prêmio Sebrae de Jornalismo abre inscrições

Publicado

em

Prazo vai até 9 de junho para inscrever matérias em cinco categorias

Oportunidade à vista para profissionais de imprensa e estudantes de comunicação: o Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) está com inscrições abertas a partir de 7 de abril até 9 de junho. São quatro categorias principais — Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo — e uma categoria especial, pelo segundo ano consecutivo: Jornalismo Universitário. A premiação é destinada exclusivamente a materiais que pautem o empreendedorismo, com foco nos pequenos negócios.

Para o diretor-superintendente do Sebrae no Acre, Marcos Lameira, destacar o empreendedorismo na imprensa é essencial para promover o desenvolvimento do ambiente de negócios no estado. “A imprensa tem um papel fundamental ao informar, inspirar e provocar reflexões sobre os desafios e oportunidades dos pequenos negócios. Quando o jornalismo trata desse universo com seriedade e profundidade, contribui diretamente para o fortalecimento da economia local”, afirma Lameira.

Já para a gerente da Assessoria de Comunicação do Sebrae no Acre, Izabel Barros, o prêmio é uma importante ferramenta de reconhecimento e estímulo à profissão. “O Prêmio Sebrae de Jornalismo valoriza o trabalho dos profissionais de comunicação que dão visibilidade aos pequenos negócios e ao empreendedorismo acreano. Em 2024, recebemos a inscrição de materiais riquíssimos em informação, mostrando a força do empreendedor acreano. Em 2025, buscamos conhecer mais histórias que mostrem o potencial que só o Acre tem de transformar ideias em negócios de sucesso, de forma sustentável e com o apoio do Sebrae”, comentou a gerente.

Assim como nas edições anteriores, a 12ª edição será realizada em três etapas: a primeira, em nível estadual, classificará os concorrentes para a etapa regional, que definirá os finalistas da etapa nacional. Também será concedida uma premiação especial na etapa nacional: o Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo, que reunirá os vencedores nacionais das categorias principais.

Nas categorias principais, cada profissional poderá concorrer com, no máximo, três (3) trabalhos, independentemente da categoria. No entanto, não há limite de inscrições por veículo. Para participar, os conteúdos jornalísticos precisam ter sido veiculados entre 3 de junho de 2024 e 8 de junho de 2025. Portanto, o prazo permite a inscrição de matérias e reportagens já publicadas, bem como a produção de novos materiais ainda durante o período de inscrição. Os primeiros colocados da etapa estadual receberão uma premiação em dinheiro, cujo valor será divulgado posteriormente.

PSJ em tópicos

  • São quatro categorias principais (Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo) e uma categoria especial (Jornalismo Universitário).
  • Inscrições: de 7 de abril a 9 de junho de 2025.
  • Período de veiculação dos conteúdos concorrentes: de 3 de junho de 2024 a 8 de junho de 2025.
  • Subtemas sugeridos: Bioeconomia; Pequenos Negócios e COP-30; Inovação e Startups; Produtividade e Competitividade; Inclusão Produtiva e Desenvolvimento Territorial; Transformação Digital; Empreendedorismo Feminino; Políticas Públicas e Legislação; Acesso a Crédito e Gestão Financeira; Empreendedorismo Social.

Professional cameraman with headphones with HD camcorder in live television

Prêmio Sebrae de Jornalismo

Criado pelo Sebrae, o PSJ está na 12ª edição e se consolidou como uma vitrine para as produções de profissionais de imprensa e universitários, de todo o Brasil, que abordam o universo do empreendedorismo com foco nos pequenos negócios. Na edição de 2024, o PSJ alcançou um número recorde de 3.076 trabalhos enviados por profissionais e estudantes de jornalismo de todo o país. No Acre, 49 profissionais de comunicação realizaram a inscrição, sendo 27 selecionados. Clique aqui e confira como foi a cerimônia de premiação de 2024 na etapa estadual.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Revista nacional levanta suspeitas de que Jorge Viana faz tráfico de influência na presidência da Apex

Publicado

em

Publicação aponta que, ao levar investidores internacionais para conhecerem fazendas de café no Acre, o executivo acreano mostrou a “Colônia Floresta”, de sua propriedade, o que caracteriza lobby privado com recursos públicos

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Assis Brasil segue a todo vapor no segundo dia da ação Prefeitura no Bairro no Bela Vista

Publicado

em

A Prefeitura de Assis Brasil segue trabalhando intensamente no segundo dia da ação Prefeitura no Bairro, realizada no bairro Bela Vista, levando mais qualidade de vida e bem-estar à população. As equipes estão nas ruas executando limpeza urbana, capina, retirada de entulhos e desobstrução de bueiros, serviços essenciais para manter a cidade limpa e prevenir transtornos, especialmente durante o período de chuvas.

No primeiro dia da ação, além dos serviços de limpeza, foi desenvolvido um importante trabalho de conscientização sobre a dengue. As equipes passaram de casa em casa, orientando os moradores sobre os cuidados necessários para evitar focos do mosquito Aedes aegypti, com entrega de panfletos informativos e esclarecimento de dúvidas da população.

O vice-prefeito Reginaldo Martins ressaltou o compromisso da gestão com ações que aproximam o poder público da comunidade:

“A ação Prefeitura no Bairro é uma forma de estar mais perto da população, ouvindo as demandas e levando serviços essenciais diretamente às comunidades. Começamos pelo Bela Vista, mas nos próximos dias estaremos também em outros bairros, garantindo mais cuidado, prevenção e qualidade de vida para todos”, destacou.

A Prefeitura informa que a ação Prefeitura no Bairro acontecerá em outros bairros da cidade, reforçando o compromisso com a limpeza urbana, a saúde preventiva e o bem-estar da população. A gestão municipal também pede a colaboração dos moradores para manter quintais e calçadas limpos, contribuindo para uma Assis Brasil mais organizada e saudável.

Comentários

Continue lendo

Acre

Educandário Santa Margarida recebe doações que fortalecem acolhimento de crianças

Publicado

em

O Educandário Santa Margarida recebeu uma importante doação feita pelo médico veterinário Fábio Pires de Moraes, profissional bastante conhecido na região do Alto Acre. A instituição manifestou profundo agradecimento pelo gesto solidário, que irá contribuir diretamente para a melhoria da qualidade de vida das crianças acolhidas.

Entre os itens doados estão um freezer de duas portas e um fogão industrial de oito bocas, equipamentos que irão reforçar e modernizar a estrutura da cozinha do educandário. Com os novos utensílios, a preparação das refeições passará a ser realizada de forma mais eficiente, garantindo uma alimentação adequada e de melhor qualidade às crianças.

Também foram entregues dez colchões, sendo cinco de solteiro, destinados aos dormitórios, e cinco de berço, para o berçário. Os colchões são fundamentais para proporcionar mais conforto, segurança e melhores condições de descanso, fatores essenciais para o bem-estar e o desenvolvimento saudável das crianças.

A direção do Educandário Santa Margarida ressaltou a relevância das doações para o atendimento das necessidades diárias da instituição e destacou o gesto de Fábio Pires de Moraes como um exemplo de solidariedade, compromisso social e apoio à comunidade.

Comentários

Continue lendo