Acre
Empreendedorismo em pauta: Prêmio Sebrae de Jornalismo abre inscrições
Prazo vai até 9 de junho para inscrever matérias em cinco categorias
Oportunidade à vista para profissionais de imprensa e estudantes de comunicação: o Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) está com inscrições abertas a partir de 7 de abril até 9 de junho. São quatro categorias principais — Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo — e uma categoria especial, pelo segundo ano consecutivo: Jornalismo Universitário. A premiação é destinada exclusivamente a materiais que pautem o empreendedorismo, com foco nos pequenos negócios.
Para o diretor-superintendente do Sebrae no Acre, Marcos Lameira, destacar o empreendedorismo na imprensa é essencial para promover o desenvolvimento do ambiente de negócios no estado. “A imprensa tem um papel fundamental ao informar, inspirar e provocar reflexões sobre os desafios e oportunidades dos pequenos negócios. Quando o jornalismo trata desse universo com seriedade e profundidade, contribui diretamente para o fortalecimento da economia local”, afirma Lameira.
Já para a gerente da Assessoria de Comunicação do Sebrae no Acre, Izabel Barros, o prêmio é uma importante ferramenta de reconhecimento e estímulo à profissão. “O Prêmio Sebrae de Jornalismo valoriza o trabalho dos profissionais de comunicação que dão visibilidade aos pequenos negócios e ao empreendedorismo acreano. Em 2024, recebemos a inscrição de materiais riquíssimos em informação, mostrando a força do empreendedor acreano. Em 2025, buscamos conhecer mais histórias que mostrem o potencial que só o Acre tem de transformar ideias em negócios de sucesso, de forma sustentável e com o apoio do Sebrae”, comentou a gerente.
Assim como nas edições anteriores, a 12ª edição será realizada em três etapas: a primeira, em nível estadual, classificará os concorrentes para a etapa regional, que definirá os finalistas da etapa nacional. Também será concedida uma premiação especial na etapa nacional: o Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo, que reunirá os vencedores nacionais das categorias principais.
Nas categorias principais, cada profissional poderá concorrer com, no máximo, três (3) trabalhos, independentemente da categoria. No entanto, não há limite de inscrições por veículo. Para participar, os conteúdos jornalísticos precisam ter sido veiculados entre 3 de junho de 2024 e 8 de junho de 2025. Portanto, o prazo permite a inscrição de matérias e reportagens já publicadas, bem como a produção de novos materiais ainda durante o período de inscrição. Os primeiros colocados da etapa estadual receberão uma premiação em dinheiro, cujo valor será divulgado posteriormente.
PSJ em tópicos
- São quatro categorias principais (Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo) e uma categoria especial (Jornalismo Universitário).
- Inscrições: de 7 de abril a 9 de junho de 2025.
- Período de veiculação dos conteúdos concorrentes: de 3 de junho de 2024 a 8 de junho de 2025.
- Subtemas sugeridos: Bioeconomia; Pequenos Negócios e COP-30; Inovação e Startups; Produtividade e Competitividade; Inclusão Produtiva e Desenvolvimento Territorial; Transformação Digital; Empreendedorismo Feminino; Políticas Públicas e Legislação; Acesso a Crédito e Gestão Financeira; Empreendedorismo Social.
- Realize sua inscrição e confira os detalhes do regulamento no site: www.premiosebraejornalismo.
com.br.

Professional cameraman with headphones with HD camcorder in live television
Prêmio Sebrae de Jornalismo
Criado pelo Sebrae, o PSJ está na 12ª edição e se consolidou como uma vitrine para as produções de profissionais de imprensa e universitários, de todo o Brasil, que abordam o universo do empreendedorismo com foco nos pequenos negócios. Na edição de 2024, o PSJ alcançou um número recorde de 3.076 trabalhos enviados por profissionais e estudantes de jornalismo de todo o país. No Acre, 49 profissionais de comunicação realizaram a inscrição, sendo 27 selecionados. Clique aqui e confira como foi a cerimônia de premiação de 2024 na etapa estadual.
Comentários
Acre
Em Brasília, prefeito Jerry celebra parceria com deputado Eduardo Veloso e garante mais recursos para Assis Brasil
O prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, está em Brasília esta semana, onde cumpre uma intensa agenda junto a deputados federais e senadores. A visita acontece justamente no período de abertura do prazo para indicações de emendas parlamentares, que vai de 15 de abril a 31 de maio.
Para quem não está familiarizado, as emendas parlamentares são uma forma dos deputados e senadores destinarem recursos diretamente para os municípios, ajudando no custeio de serviços, compra de equipamentos, investimentos em obras e muito mais. Mas para que esses recursos cheguem até a cidade, é necessário que o prefeito esteja presente, articule e mostre os projetos e necessidades do município — algo que o prefeito Jerry tem feito com muita dedicação desde o início do seu primeiro mandato.
Na primeira agenda do dia, o prefeito foi recebido no gabinete do deputado federal Eduardo Veloso, parceiro já consolidado da atual gestão. Durante o encontro, o parlamentar confirmou novas emendas para Assis Brasil, incluindo recursos para a aquisição de quadriciclos e motos que vão reforçar as equipes da Secretaria de Assistência Social — especialmente para atendimento de famílias que vivem em áreas de difícil acesso.
Além disso, o deputado também garantiu verbas para o custeio da saúde e para a compra de equipamentos da patrulha mecanizada, o que vai beneficiar diretamente o trabalho da Secretaria Municipal de Obras, facilitando o atendimento nas áreas rurais e a recuperação de ramais.
“Tenho muita gratidão por todos os parlamentares que acreditam no nosso trabalho e ajudam Assis Brasil a avançar. Esses recursos são fundamentais para melhorar a vida do nosso povo”, destacou o prefeito Jerry.
O prefeito Jerry Correia continua em Brasília nos próximos dias, dando sequência à agenda de articulações e garantindo ainda mais investimentos para Assis Brasil.
Comentários
Acre
Acre eleva 300% as infrações por álcool nas estradas durante feriadão

Foto: NUCOM/PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Acre registrou um crescimento expressivo no número de motoristas flagrados dirigindo sob efeito de álcool durante a Operação Semana Santa e Tiradentes 2025, realizada entre os dias 17 e 21 de abril. As autuações por alcoolemia, dirigir sob efeito de álcool, passaram de 4 em 2024 para 16 neste ano, um aumento de 300%.
O aumento se justifica pela intensificação das fiscalizações voltadas ao combate à embriaguez ao volante. Durante a operação, 324 condutores foram submetidos ao teste do etilômetro, número mais de quatro vezes maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando 77 motoristas foram testados.
Ao todo, 916 pessoas foram abordadas pela PRF durante os cinco dias de operação, um aumento de 82% em relação a 2024. Com isso, também cresceu o número de autos de infração: de 78 no ano passado para 118 neste ano, representando uma alta de 51%.
Além da fiscalização, a PRF promoveu ações educativas voltadas à conscientização sobre segurança no trânsito. O número de comandos de Educação para o Trânsito saltou de 1 para 6 em comparação com o ano anterior.
Os dados da operação são preliminares e ainda estão sendo consolidados nos sistemas da PRF. As estatísticas foram atualizadas até a manhã desta segunda-feira (22).
Fonte: PRF
Comentários
Acre
Assis Brasil tem situação de emergência reconhecida após fortes chuvas
O município de Assis Brasil, no interior do Acre, teve situação de emergência reconhecida nesta terça-feira, 22, pelo Governo Federal devido às fortes chuvas que atingem a região. A medida, oficializada por meio da Portaria nº 1.207, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e permite que a cidade solicite recursos da União para ações emergenciais de defesa civil.
Com o reconhecimento, a prefeitura de Assis Brasil passa a estar apta a requisitar apoio financeiro para ações como a compra de cestas básicas, água potável, refeições para equipes de atendimento e voluntários, além da distribuição de kits de higiene, limpeza e dormitório às famílias afetadas.
O reconhecimento foi feito pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional. Atualmente, o Acre contabiliza 11 decretos de emergência vigentes, sendo 10 por inundações e um por chuvas intensas.
Você precisa fazer login para comentar.