Geral
Em Xapuri, usuários fazem vaquinha para comprar peça para motor de balsa do governo

Um grupo de usuários dos serviços de travessia do Rio Acre em Xapuri resolveu se cotizar para arcar com a despesa relacionada a uma peça do motor da embarcação, que deixou a população sem acesso ao transporte, gerando muita reclamação e cobranças ao Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre).
Pelas informações que foram repassadas, o valor da peça do motor que precisa ser substituída é R$ 3 mil, e os usuários que se propuseram a levantar o recurso por meio da “vaquinha” já tinham o dinheiro em mãos na manhã desta terça-feira, 12. Um deles, inclusive, postou imagem do item sendo confeccionado.
A embarcação não funciona de maneira efetiva há dois dias. Para piorar a situação, o motor reserva também foi danificado recentemente, deixando toda uma população urbana e rural isolada. Até o fim da tarde desta segunda-feira, 11, o Deracre não havia dado previsão para o restabelecimento do serviço essencial.
“A situação se torna ainda mais preocupante para os moradores da área rural, que dependem da balsa para acessar serviços básicos, como saúde e educação, sem contar com o escoamento da produção agrícola”, disse um dos usuários, pedindo para não ser identificado na reportagem.
Os moradores também apontam a “falta de comunicação” por parte do Deracre como um agravante da situação. De acordo com a mesma fonte, não foi feita nenhuma manifestação oficial pelo órgão a respeito das providências que estão sendo tomadas e muitos menos sobre uma previsão para a solução do problema.
“Até o momento, nenhum pronunciamento oficial foi feito pelo órgão, deixando a população sem qualquer previsão de retorno do serviço essencial. A ausência de informações gera incertezas e aumenta a indignação dos moradores, que se sentem abandonados pelas autoridades responsáveis”, acrescenta.
Em setembro passado, o Deracre transportou para Xapuri uma nova balsa, de 21 metros de comprimento por 4,80 metros de largura, para ser impulsionada por rebocador. No entanto, passados quase quatro meses, o rebocador ainda não chegou. A embarcação segue ancorada, sem uso, alguns metros abaixo da travessia.
O diretor-presidente do Deracre, Sócrates Guimarães, informou, na noite desta segunda-feira, 11, que estava mobilizando todos os esforços para resolver ainda nesta terça-feira, 12, o problema que suspendeu o funcionamento da balsa que faz a travessia de veículos no Rio Acre, em Xapuri.
Guimarães citou a falta de motores no comércio acreano com a potência necessária para impulsionar a balsa. A alternativa seria adquirir um equipamento de menor potência. Ele também alegou a dificuldade para se efetuar compras neste momento do ano, mas disse que no decorrer do dia daria uma posição a respeito do assunto.
Perguntado a respeito da nova balsa que o Deracre mandou para Xapuri, o presidente da autarquia disse que ainda há pendências por parte do fabricante da embarcação que o governo vem tentando resolver. Segundo ele, essa dificuldade também envolve a parte relacionada a motores.
Comentários
Geral
Brasileia conquista Selo Ouro e alcança marca histórica em transparência pelo Radar Nacional da Transparência Pública

Por Fernando Oliveira- Secom/ Prefeitura de Brasileia
O município de Brasileia, alcançou, pela primeira vez, o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), consolidando-se como referência estadual e nacional em transparência e gestão pública responsável.
O resultado foi divulgado oficialmente nesta quinta-feira (04), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis (SC).
Com nota de 86,28%, Brasileia atingiu um dos níveis mais elevados.

Comentários
Geral
Adolescente de 17 anos é encontrado morto dentro de casa em Feijó; polícia apura possibilidade de suicídio
Wesley Correia, conhecido na comunidade por praticar vôlei, teve o corpo encaminhado ao IML; laudo pericial deve esclarecer as circunstâncias do óbito

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de práticas esportivas, especialmente o vôlei. Foto: captada
O adolescente Wesley Correia da Costa Nascimento, de 17 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa na manhã desta sexta-feira (5), em Feijó. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do óbito, e informações preliminares apontam para a possibilidade de suicídio, hipótese que ainda não foi confirmada oficialmente.
De acordo com o delegado Dione Lucas, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML)e passará por exames periciais para esclarecer a causa da morte. Apenas após a conclusão dos laudos será possível determinar com precisão o que ocorreu.
Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de atividades esportivas, especialmente de vôlei. A notícia de sua morte causou grande comoção entre familiares e amigos, que manifestaram tristeza e surpresa nas redes sociais.
A Polícia Civil continua com as investigações e aguarda o resultado oficial da perícia para dar andamento ao caso.
Comentários
Geral
PCAC prende homem de 45 anos por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul
A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas

DEMPCA efetua prisão de homem por estupro de vulnerável nesta sexta-feira em Cruzeiro do Sul. Foto: cedida
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Proteção da Criança e do Adolescente (DEMPCA), realizou mais uma prisão nesta sexta-feira, 5, em Cruzeiro do Sul, reforçando as ações de combate à violência e proteção às vítimas no município.
O detido, identificado pelas iniciais D.G.A., de 45 anos, foi preso em cumprimento de mandado decorrente de condenação por estupro de vulnerável.
A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas, duas por violência doméstica e duas por estupro de vulnerável.
“As operações refletem o comprometimento das equipes da DEMPCA e demais unidades policiais em garantir a proteção de mulheres, crianças e adolescentes, além de assegurar a responsabilização de agressores”, declarou o delegado Vinícios Almeida.
Almeida destaca que seguirá empenhada no enfrentamento firme e contínuo aos crimes que atingem grupos vulneráveis, reforçando a importância das denúncias e da atuação integrada para coibir abusos e assegurar justiça às vítimas.

Você precisa fazer login para comentar.