Acre
Em visita institucional, Promotor se reúne com equipe da Seinfra e conhece projetos para 2025

O Ministério Público do Acre (MPAC), por meio do Promotor responsável pela Promotoria Especializada de Habitação e Urbanismo e Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural, Luís Henrique Corrêa Rolim esteve reunido na manhã desta quarta-feira (12) com o secretário Cid Ferreira e sua equipe técnica da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Urbanismo e Mobilidade Urbana (Seinfra), onde pode conhecer um pouco mais sobre as ações que o poder público municipal realiza na capital acreana, Rio Branco.
De acordo com o membro do MPAC, a visita institucional aconteceu após contato do corpo técnico da Seinfra com sua assessoria. O promotor já havia se reunido com a assessoria jurídica da secretaria e também com o secretário Especial para Assuntos Jurídicos e Atos Oficiais, Jorge Eduardo Bezerra onde agendaram a reunião com Cid Ferreira.
“Servidores daqui da Secretaria já haviam, há algum tempo atrás, contactado a minha assessoria no intuito de que nós pudéssemos fazer essa visita institucional, que nós não havíamos feito ainda. E aí essa semana, tivemos uma reunião lá no meu gabinete com o Jurídico da Secretaria de Infraestrutura e também com a Secretaria Especial para Assuntos Jurídicos e aí nós optamos por vir hoje”, afirmou Rolim.
O Promotor ressaltou ainda que a reunião foi produtiva sendo discutidos vários assuntos pertinentes à área de atuação de sua promotoria.
“Nós viemos falar aqui sobre a questão da UBS lá do Belo Jardim, com relação aos terrenos baldios, sobre a necessidade de que tenham uma divisão dentro da Secretaria pra tratar desse assunto que é um problema sério. A questão também da política pública de regularização fundiária e também apresentar outras situações, saber como está o andamento das obras, viadutos, obras novas, a questão da estrutura e do planejamento da secretaria. Foi uma reunião muito boa porque outras questões que são de importância e relevância para toda a população, foram tratadas. Enfim, foi para se aproximar mais, realmente, porque nós temos uma relação de trabalho muito próxima com a Seinfra, essa proximidade, essa conversa, esse diálogo é necessário”.
Cid Ferreira, secretário da Seinfra foi enfático ao avaliar como muito importante a proximidade da gestão municipal com o Ministério Público para tratar de assuntos de grande relevância para a população.
“A aproximação do Ministério Público com a Prefeitura é muito importante, porque, o Ministério Público até então, ele apenas fazia aquele trabalho de cobrar as ações da Prefeitura. Mas agora, o doutor Rolim veio e trouxe uma coisa que a gente esperava há muito tempo, nos ajudar a melhorar a nossa cidade. E aí o doutor Rolim veio e já se comprometeu inclusive em retornar para conhecer mais os projetos que nós temos aqui já prontos para a execução. A partir desse momento, com o conhecimento dos projetos, unindo aí Ministério Público e Prefeitura, isso vai nos ajudar bastante, porque aí o Ministério Público, quando alguém for reclamar, ele já sabe qual é a nossa intenção, e com isso só a população que ganha com ações como essas, principalmente a de hoje, que todos nós estamos muito satisfeitos, agradecendo ao Ministério Público pela visita”.

Comentários
Acre
Inmet emite alerta de chuvas intensas para nove municípios do Acre
Aviso de perigo potencial prevê ventos de até 60 km/h e acumulado de 50 milímetros ao longo do dia

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira (11) um aviso de chuvas intensas para nove municípios do Acre, incluindo Rio Branco. O alerta é classificado como de “Perigo Potencial” e tem validade das 8h58 até as 23h59.
O aviso abrange os municípios de Acrelândia, Bujari, Capixaba, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco, Senador Guiomard, Sena Madureira e Xapuri.
De acordo com o Inmet, há previsão de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo atingir até 50 milímetros no acumulado diário. O órgão também alerta para a possibilidade de ventos intensos, com rajadas que podem variar entre 40 e 60 quilômetros por hora.
Embora o risco seja considerado baixo, o instituto destaca a possibilidade de ocorrências como cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos pontuais e descargas elétricas.
Entre as recomendações, o Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, a população evite se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e de incidência de raios. Também é aconselhado não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante o período de instabilidade.
Comentários
Acre
Governo do Acre decreta ponto facultativo durante o Carnaval de 2026
Repartições estaduais não terão expediente entre os dias 16 e 18 de fevereiro; serviços essenciais seguem funcionando

O governo do Acre estabeleceu ponto facultativo nas repartições públicas estaduais nos dias 16 (segunda-feira), 17 (terça-feira) e 18 de fevereiro (quarta-feira), em razão do período de Carnaval. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) dentro do calendário oficial de fevereiro de 2026.
Com a decisão, as secretarias estaduais e demais órgãos da administração direta e indireta do Poder Executivo não terão expediente nesses três dias. O funcionamento normal das atividades administrativas será retomado na quinta-feira (19).
Apesar da suspensão nas repartições administrativas, os serviços considerados essenciais seguirão funcionando normalmente durante todo o período. Permanecem em atendimento as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) e as delegacias em todo o estado, garantindo assistência à população em casos de urgência e emergência.
Comentários
Acre
Prefeitura de Epitaciolândia discute implantação do Projeto Hospeda Alto Acre
A Prefeitura de Epitaciolândia realizou, na tarde desta terça-feira, 10, na Biblioteca Municipal, uma reunião estratégica para apresentação e alinhamento do Projeto Hospeda Alto Acre, iniciativa que visa o mapeamento, credenciamento e divulgação de meios de hospedagem formais e alternativos no município e em toda a região do Alto Acre.
A apresentação do projeto foi conduzida pela Secretária Municipal de Planejamento – SEPLAN, Neiva Tessinari, que destacou a importância da organização da rede de hospedagem diante do fortalecimento do calendário cultural, turístico e esportivo do município, com destaque para o Circuito Country 2026, além de feiras, shows e eventos institucionais.
O projeto tem como objetivo organizar a oferta de hospedagem, garantindo acolhimento adequado a visitantes, turistas, artistas, equipes técnicas e participantes de grandes eventos, além de fortalecer a economia local, fomentar o turismo regional, gerar renda e valorizar a hospitalidade da população.
Durante a reunião, foram discutidas as etapas do projeto, que incluem a publicação de edital de chamada pública, período de inscrições, análise das informações, consolidação de um banco de dados atualizado e a divulgação institucional das hospedagens credenciadas nos canais oficiais do município.
Participaram da reunião o prefeito Sérgio Lopes, acompanhado do vice-prefeito Sérgio Mesquita; a secretária municipal de Planejamento, Neiva Tessinari; a secretária municipal de Cultura, Francisca de Oliveira; o secretário municipal de Turismo, Jonas Cavalcante; a secretária municipal da Mulher, Jamiele Albuquerque; e a chefe de Gabinete, Lucineide Aparecida, Marcelo Galvão Secretário Municipal de Esportes e Francisco Rodrigues Secretário de Finanças.
A Prefeitura de Epitaciolândia reforça que o Projeto Hospeda Alto Acre representa mais um avanço no planejamento estratégico do município, preparando a cidade para receber grandes públicos com organização, qualidade e segurança, consolidando Epitaciolândia como um destino turístico acolhedor e preparado para o desenvolvimento sustentável.




Você precisa fazer login para comentar.