Acre
Em visita do cônsul do Japão, governo do Acre trata de parcerias
A governadora em exercício, Mailza, recebeu nesta terça-feira, 14, no Palácio Rio Branco, na capital, a visita do cônsul japonês, Hiroaki Aizawa, membros da Associação Nipo-Brasileira do Acre (Anba) e secretários de Estado, para firmar parcerias entre o Acre e o Japão.

Governadora em exercício Mailza, o cônsul japonês, Hiroaki Aizawa, e o titular da Seicetur, Assurbanipal Barbary. Foto: Marcos Vicentti/Secom
No encontro, foram apresentados projetos culturais e comerciais para o Acre e a comunidade nikkei, isto é, descendentes de japoneses nascidos fora do Japão. Apenas na América Latina, esse contingente é formado por mais de dois milhões de pessoas.
Aizawa apresentou o perfil econômico de sua nação e disse que o país tem muito interesse em fazer negócios com o Acre. “Queremos promover parcerias com o Brasil nas áreas de cultura, gastronomia, jogos e turismo. Existe um interesse muito grande de fazer investimentos no Acre ”, afirmou.
Em resposta, a chefe do Executivo em exercício garantiu o apoio do governo do Estado: “O Acre estará sempre de portas abertas para os consulados e a população japonesa”, frisou.

No encontro, secretários de Estado e membros da comunidade nipo-acreana. Foto: Marcos Vicentti/Secom
“Já tem sido um movimento do governador Gladson essa relação com o Japão e vamos buscar uma estratégia que facilite esses projetos, em parceria com as instituições de Estado, estreitando as relações com o país”, disse a governadora em exercício, que pontuou ainda outros benefícios.
“Podemos ter a expansão do turismo e, com isso, maior movimentação da economia local e muitos ganhos econômicos e culturais para a Amazônia. Temos muito potencial e queremos ampliar essa parceria”, acrescentou.
Na ocasião, o cônsul apresentou o programa da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), órgão responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA), que é um braço do Ministério das Relações Exteriores do Japão destinado a apoiar o crescimento e a estabilidade socioeconômica dos países em desenvolvimento.
Entre as iniciativas, está a parceria do Acre com a Comunidade Nikkei do Brasil e Programa de Envio de Voluntários para a comunidade nikkei, voltado a voluntários japoneses que desejam aplicar técnicas de experiência nikkeis nos países que aderem ao programa. As áreas de atuação são educação, saúde, esporte e cultura.
A Jica oferece capacitação técnica no Japão, por meio do programa de treinamento no país para brasileiros como bolsistas, nas áreas de gastronomia, agricultura, língua japonesa, pesquisas em medicina e odontologia. Mais de 11 mil brasileiros já receberam treinamento no país oriental. “A Jica de diversas formas apoia a formação de recursos humanos que se tornarão a ponte entre o Acre e o Japão”, disse o cônsul.
“O Japão é uma das grandes potências mundiais de desenvolvimento de novas tecnologias e nós precisamos estar em contato com essas novidades. Trazer essa parceria para o governo do Estado é de extrema importância para o turismo. A gente precisa estreitar relações com essas grandes potências mundiais. Isso só tem a fortalecer o potencial turístico do Acre”, pontuou Assurbanipal Barbary, secretário de Estado de Indústria, Ciência, Empreendedorismo e Turismo.
A apresentação de projetos culturais e comerciais entre o governo do Acre e a comunidade nikkei contou também com a presença do presidente da Associação Nipo-Brasileira do Acre, Eduardo Kawada; do representante da Secretaria de Educação, Tião Flores; dos presidentes da Fundação Elias Mansour (FEM), Minoru Kinpara; do Instituto de Desenvolvimento de Educação Profissional e Técnica (Ieptec) Dom Moacyr, Alírio Wanderley; e da Agência de Negócios do Acre (Anac), Waleska Bezerra.
Comentários
Acre
Bocalom ironiza pesquisa que o coloca em terceiro na disputa pelo governo do Acre
Prefeito minimiza números do levantamento e diz que “pesquisa que vale é a das urnas”
Durante a inauguração do Mercado Municipal do São Francisco, na noite desta segunda-feira (23), em Rio Branco, o prefeito e pré-candidato ao governo, Tião Bocalom, reagiu com ironia aos números da mais recente pesquisa divulgada pelo Instituto Delta Agência de Pesquisa.
O levantamento aponta Bocalom na terceira colocação, com cerca de 15% das intenções de voto, atrás do senador Alan Rick, que lidera com mais de 40%, e da vice-governadora Mailza Assis, que ultrapassa os 20%.
Ao comentar o cenário, o prefeito evitou aprofundar a análise e voltou a questionar a credibilidade das pesquisas eleitorais. “Comentar pra quê? Eu a vida inteira fui vítima de pesquisa. Me mostra qual pesquisa dizia, antes da eleição, que o Bocalom tinha chance de ganhar. Nenhuma”, afirmou.
A declaração contrasta com levantamentos anteriores. Em agosto de 2025, também em pesquisa do Instituto Delta, Bocalom aparecia com 19,62% das intenções de voto, ocupando a segunda colocação, enquanto Mailza tinha 13,63%.
Na comparação com o cenário atual, os dados indicam queda de aproximadamente quatro pontos percentuais para o prefeito, além da inversão de posições com a vice-governadora, que agora aparece à frente.
Apesar disso, Bocalom reforçou que não considera pesquisas como fator determinante. “Se eu fosse olhar pesquisa, nem candidato eu teria sido. Pra mim, pesquisa é o povo na rua, conversando. E no dia da eleição. Essa é a pesquisa que vale”, declarou.
Comentários
Acre
62,52% dos acreanos aprovam a gestão de Cameli
O Instituto Delta Agência de Pesquisa, contratado pela TV Gazeta, divulgou nesta segunda-feira, 23, uma pesquisa sobre a avaliação da gestão do governador Gladson Cameli, que deixará o cargo no dia 2 de abril para concorrer a uma vaga no Senado Federal pelo Acre.
De acordo com o levantamento, 62,52% dos acreanos aprovam a gestão de Cameli, 28,03% desaprovam, e 9,44% não souberam ou não responderam.
A pesquisa ouviu 1.006 eleitores em 18 cidades do Acre entre os dias 16 e 21 de março. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, com confiabilidade de 95%. O registro da pesquisa no Tribunal Regional Eleitoral do Acre é AC-08354/2026.
Comentários
Acre
“Sementes de Resistência”: força das mulheres da Transacreana ganha voz em documentário que estreia em Rio Branco
Documentário de curta-metragem sobre protagonismo de mulheres rurais da Transacreana será lançado no dia 26 de março, às 10h, no Museu dos Povos Acreanos
O documentário de curta-metragem “Sementes da Resistência” será lançado no próximo dia 26 de março, às 10h, no auditório Florentina Esteves, localizado no Museu dos Povos Acreanos, em Rio Branco. O evento integra as ações do mês da mulher e contará com a participação de trabalhadoras rurais da região da Transacreana.
A produção destaca o papel fundamental das mulheres na conservação da agrobiodiversidade ao longo da Rodovia AC-90, conhecida como Transacreana. O documentário evidencia a atuação dessas trabalhadoras na preservação de sementes e na manutenção de práticas agrícolas sustentáveis na Amazônia acreana.
O curta-metragem é resultado do projeto de pós-doutorado da professora Rosana Cavalcante, ex-reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), desenvolvido em parceria com o Instituto Federal do Acre (Ifac) e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro. A produção foi construída em colaboração com mulheres agricultoras da região, reconhecidas como guardiãs de saberes tradicionais.
Documentário valoriza papel das mulheres – Segundo a professora Rosana Cavalcante, o documentário retrata trajetórias marcadas pela resistência e pelo protagonismo feminino no campo. “A produção apresenta agricultoras que, por meio de conhecimentos ancestrais, preservam sementes, fortalecem a segurança alimentar e enfrentam os desafios das mudanças climáticas com sabedoria”, destacou.
Produzido pela Orna Audiovisual, o documentário aborda temas como agrobiodiversidade, sustentabilidade, agricultura familiar, protagonismo feminino, políticas públicas e a invisibilidade das mulheres rurais, além da valorização de práticas intergeracionais.
O lançamento contará com a presença de protagonistas da obra, como as produtoras rurais e líderes de associação conhecidas da região: Roselina Queiroz Leite (Dona Rosa, moradora do Barro Alto) e Maria da Natividade Oliveira Cordeiro (Dona Lôra, que atua com plantas medicinais no Km 14 e vende no Mercado Elias Mansour), além da presidente da Cooperativa Beija-Flor, do Km 72 da Transacreana, Layane Furtado Mello.
A vice-governadora do Acre, Mailza Assis Cameli, também participará do evento falando da roda de conversa que teve com as protagonistas durante a gravação do documentário, onde abordou temas importantes como as demandas das agricultoras e políticas públicas voltadas para a região.
Serviço
Evento: Lançamento do documentário curta-metragem “Sementes da Resistência”
Data: 26 de março de 2026
Horário: 10h
Local: Auditório Florentina Esteves – Museu dos Povos Acreanos
Endereço: Av. Epaminondas Jácome, 2792, Centro, Rio Branco (AC)
Fotos: Neto Lucena/Secom






Você precisa fazer login para comentar.