Geral
Em última sessão de 2021, Aleac entrega títulos de Cidadão Acreano, Moções de Aplausos e medalhas de honra
Encerrando as atividades de 2021, a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou nesta sexta-feira (17), no auditório da Universidade Federal do Acre (UFAC), uma sessão solene para entregar 81 títulos de ‘Cidadão Acreano’ e 97 Moções de Aplausos, que contou com a participação de autoridades, amigos e familiares dos agraciados.
A entrega de títulos é um ato tradicional do Legislativo acreano e objetiva homenagear figuras ilustres e instituições que ajudaram direta ou indiretamente no desenvolvimento do Estado do Acre.
Como nos anos anteriores, cada deputado da Casa podia escolher quatro pessoas para receberem as homenagens.
Dentre os homenageados com a moção de aplausos, estavam a Defensoria Pública do Estado, a Polícia Militar do Acre, pelos 105º aniversário, a Fundação Hospitalar, a Procuradoria Geral do Estado pelos relevantes serviços prestados ao Estado, e o ex- secretário da Sesacre, Alysson Bestene, pelo trabalho realizado durante a pandemia.
O goleiro acreano Weverton Pereira, bicampeão da Libertadores pelo Palmeiras também foi um dos agraciados com a moção.
O servidor da Aleac, Francisco Rodinês de Araújo, chamado carinhosamente de Vereador pelos colegas, também recebeu a homenagem.
A abertura da cerimônia contou com a execução do hino acreano, apresentado pelo Coral da Aleac sob a regência do maestro Lindson Martins. A banda da Policia Militar também fez uma apresentação musical.
Em seu discurso, o presidente do Parlamento acreano, deputado Nicolau Júnior (Progressistas), ressaltou a importância da entrega de títulos de cidadão acreano e moções de aplausos àqueles que contribuíram para o desenvolvimento do Estado nas mais diversas áreas.
“Hoje, estamos homenageando nesta solenidade pessoas e representantes de entidades que são merecedores pelo trabalho que realizam no nosso Estado. É uma forma deste Poder recompensar estas pessoas e instituições, fazendo jus ao seu trabalho e dedicação ao Estado. Pessoas que chegaram de outros estados e países para somar aos acreanos e procurar desenvolver o estado”, disse Nicolau Júnior.
Ainda na oportunidade, o presidente da Aleac entregou a Comenda do Mérito Legislativo, maior honraria do Legislativo acreano, ao governador Gladson Cameli e a Dra. Katia Rejane, Procuradora Geral de Justiça do Estado do Acre.
“Este ano em especial, estamos homenageando essas duas personalidades queridas que muito representam e honram o Acre e sua história de luta. É com muita alegria que entrego a Comenda da Ordem do Mérito Legislativo, a maior honraria deste Poder a essas duas pessoas maravilhosas. O governador assim como a procuradora Kátia Rejane, tem sido um parceiro da Aleac. O senhor tem feito a diferença no nosso trabalho”, enfatizou Nicolau Júnior.
Ao receber a honraria, entregue pelo presidente do Poder Legislativo, Gladson Cameli agradeceu a homenagem e reafirmou a parceria do governo do Estado com as ações do parlamento.
“Agradeço pela honraria recebida por esta casa pela qual tenho muito respeito e muito apreço. Com a Assembleia Legislativa temos tido compromisso e trabalhado em parceira desde o começo da minha gestão. Uma parceria importante que tem feito a diferença nas nossas ações”, salientou o governador.
Ainda eu seu discurso o gestor complementou salientando que está em paz.
“E quero transmitir essa paz para todos que colaboram com o nosso governo. Apesar dos acontecimentos de ontem pela manhã, eu estou em paz. Porque sei exatamente o propósito que me move a ser governador do nosso estado”, frisou Gladson Chamei.
Kátia Rejane também agradeceu aos 24 deputados pela Comenda e disse que o gesto da Assembleia Legislativa é grandioso.
“Essa é a maior comenda deste Poder e isso me orgulha muito. Isso nos estimula a continuar trabalhando ainda mais pelo Estado, pela população acreana”, salientou.
Entre os agraciados com o Título de Cidadão Acreano, destaque para o cantor cruzeirense, Gustavo Matias, que na noite de ontem (15) avançou mais uma etapa do reality show The Voice Brasil. O jovem foi aprovado com 54% de votos e foi direto para a semifinal. O cantor também foi homenageado com uma moção de aplausos.
O cerimonial da casa exibiu um vídeo do cantor agradecendo pela homenagem recebida.
Ao encerrar a solenidade, Nicolau Júnior agradeceu aos deputados estaduais pelo apoio às ações realizadas pela Aleac.
O parlamentar estendeu os agradecimentos ao governo do Estado e aos servidores do Poder Legislativo.
“Gostaria de aproveitar esse momento e agradecer aos companheiros, deputados e aos servidores do Poder Legislativo pelo apoio incondicional, ressaltando que cada desafio vencido no decorrer de 2021, após passarmos por uma pandemia que ainda não foi vencida, só foi possível graças a União e o trabalho conjunto de todos. Meu desejo é que em 2022 nossos ânimos sejam redobrados com o objetivo de trazer ao Povo do Estado do Poder Legislativo Estadual”, enfatizou o presidente da Aleac.
Também no final da cerimônia, os deputados estaduais prestaram uma homenagem ao deputado Wendy Lima que se encontra internado num hospital de São Paulo, devido a complicações de uma cirurgia.
Na oportunidade, seu pai que acompanhava a solenidade no teatro, o vereador N.Lima, pôde receber um abraço dos deputados estaduais.
Texto: Mircléia Magalhães/Aleac
Fotos: Ismael Medeiros
Comentários
Geral
Rogério Furtado é condenado a 46 anos de prisão por homicídio e ligação com facção criminosa em Rio Branco
Crimes ocorreram em 2016 no bairro Recanto dos Buritis; mesmo com nova condenação, réu poderá recorrer em liberdade
O detento Rogério Furtado dos Santos foi condenado a 46 anos de prisão pelos crimes de homicídio, tentativa de homicídio e integração a organização criminosa. A sentença foi proferida nesta quarta-feira (15) pelo Conselho de Sentença da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Rio Branco, durante sessão realizada no Fórum Criminal da capital acreana.
Segundo informações da TV 5, os jurados acolheram integralmente a tese da acusação apresentada pelo promotor Hildo Maximiano. Rogério foi condenado pela morte de Mike Wesley Santos Barrosa, pela tentativa de homicídio contra o irmão da vítima — à época um adolescente — e por integrar uma facção criminosa.
Os crimes ocorreram na tarde de 8 de abril de 2016, na Rua Serra do Boa, no bairro Recanto dos Buritis. Conforme a denúncia do Ministério Público, as vítimas estavam em frente a uma residência quando foram surpreendidas por disparos de arma de fogo efetuados por Rogério, conhecido no meio criminal como “Compassa”.
Apesar da gravidade dos crimes, o juiz Fábio Farias concedeu ao réu o direito de recorrer em liberdade.
Essa não é a primeira condenação de Rogério Furtado. Em abril de 2022, ele já havia sido sentenciado a quase 36 anos de prisão pelo assassinato de Gilmar Gomes de Souza Neto, ocorrido em fevereiro de 2020 no conjunto habitacional Cidade do Povo. O crime ganhou repercussão por ter sido transmitido ao vivo por chamada de vídeo em um grupo de WhatsApp. À época, Rogério foi apontado como o mandante da execução.
Comentários
Geral
Acre vai na contramão da Amazônia e aumenta em 30% área desmatada em 2024, aponta MapBiomas
Relatório anual revela que, enquanto desmatamento caiu nos demais estados da Amazônia Legal, Acre foi o único a registrar alta; país teve queda de 32,4% na perda de vegetação nativa

Ramom Aquim/Infoamazônia
O Acre foi o único estado da Amazônia Legal que registrou aumento no desmatamento em 2024, conforme aponta o Relatório Anual de Desmatamento divulgado nesta quinta-feira (15) pelo MapBiomas. A apresentação ocorreu na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), em Brasília.
Segundo o levantamento, o estado acreano teve um crescimento de 30% na área desmatada em comparação a 2023, contrariando a tendência observada nos demais estados da região amazônica, que apresentaram redução nas taxas de perda de vegetação nativa. O relatório destacou o avanço positivo no combate ao desmatamento na maior parte da Amazônia Legal, com o Acre seguindo na contramão.
Ainda assim, a região da Amacro — formada por Acre, Amazonas e Rondônia — teve uma redução geral de 13% no desmatamento em 2024. No total, foram emitidos 5.753 alertas para a região, somando 89.826 hectares desmatados.
O Pará continua liderando o ranking de desmatamento acumulado entre 2019 e 2024, com quase 2 milhões de hectares devastados (1.984.813,8 ha).
Em nível nacional, o relatório trouxe um dado inédito: pela primeira vez desde 2019, todos os biomas brasileiros registraram redução na perda de vegetação nativa — com exceção da Mata Atlântica, que se manteve estável. A área total desmatada no país caiu 32,4% em relação a 2023, e o número de alertas validados diminuiu 26,9%, totalizando 60.983 ocorrências e 1.242.079 hectares desmatados.
O tamanho médio das áreas atingidas também foi menor, com queda de 31% nos alertas que ultrapassam 100 hectares. O dia mais crítico do ano foi 21 de junho, quando 3.542 hectares foram desmatados em apenas 24 horas. Ao longo de 2024, a média diária foi de 3.403 hectares — cerca de 141,8 hectares por hora.
Comentários
Geral
Foragido da Justiça de Rondônia é preso com munições de uso restrito em Rio Branco
Manoel Claudenir Araújo de Lima foi capturado no Conjunto Universitário durante operação conjunta entre a DRACO e a Polícia Civil de Rondônia; ele foi autuado por posse ilegal de munição

Foto: TV5/REPRODUÇÃO
Você precisa fazer login para comentar.