Geral
Em última sessão de 2021, Aleac entrega títulos de Cidadão Acreano, Moções de Aplausos e medalhas de honra

Encerrando as atividades de 2021, a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou nesta sexta-feira (17), no auditório da Universidade Federal do Acre (UFAC), uma sessão solene para entregar 81 títulos de ‘Cidadão Acreano’ e 97 Moções de Aplausos, que contou com a participação de autoridades, amigos e familiares dos agraciados.
A entrega de títulos é um ato tradicional do Legislativo acreano e objetiva homenagear figuras ilustres e instituições que ajudaram direta ou indiretamente no desenvolvimento do Estado do Acre.
Como nos anos anteriores, cada deputado da Casa podia escolher quatro pessoas para receberem as homenagens.
Dentre os homenageados com a moção de aplausos, estavam a Defensoria Pública do Estado, a Polícia Militar do Acre, pelos 105º aniversário, a Fundação Hospitalar, a Procuradoria Geral do Estado pelos relevantes serviços prestados ao Estado, e o ex- secretário da Sesacre, Alysson Bestene, pelo trabalho realizado durante a pandemia.
O goleiro acreano Weverton Pereira, bicampeão da Libertadores pelo Palmeiras também foi um dos agraciados com a moção.
O servidor da Aleac, Francisco Rodinês de Araújo, chamado carinhosamente de Vereador pelos colegas, também recebeu a homenagem.
A abertura da cerimônia contou com a execução do hino acreano, apresentado pelo Coral da Aleac sob a regência do maestro Lindson Martins. A banda da Policia Militar também fez uma apresentação musical.
Em seu discurso, o presidente do Parlamento acreano, deputado Nicolau Júnior (Progressistas), ressaltou a importância da entrega de títulos de cidadão acreano e moções de aplausos àqueles que contribuíram para o desenvolvimento do Estado nas mais diversas áreas.
“Hoje, estamos homenageando nesta solenidade pessoas e representantes de entidades que são merecedores pelo trabalho que realizam no nosso Estado. É uma forma deste Poder recompensar estas pessoas e instituições, fazendo jus ao seu trabalho e dedicação ao Estado. Pessoas que chegaram de outros estados e países para somar aos acreanos e procurar desenvolver o estado”, disse Nicolau Júnior.
Ainda na oportunidade, o presidente da Aleac entregou a Comenda do Mérito Legislativo, maior honraria do Legislativo acreano, ao governador Gladson Cameli e a Dra. Katia Rejane, Procuradora Geral de Justiça do Estado do Acre.
“Este ano em especial, estamos homenageando essas duas personalidades queridas que muito representam e honram o Acre e sua história de luta. É com muita alegria que entrego a Comenda da Ordem do Mérito Legislativo, a maior honraria deste Poder a essas duas pessoas maravilhosas. O governador assim como a procuradora Kátia Rejane, tem sido um parceiro da Aleac. O senhor tem feito a diferença no nosso trabalho”, enfatizou Nicolau Júnior.
Ao receber a honraria, entregue pelo presidente do Poder Legislativo, Gladson Cameli agradeceu a homenagem e reafirmou a parceria do governo do Estado com as ações do parlamento.
“Agradeço pela honraria recebida por esta casa pela qual tenho muito respeito e muito apreço. Com a Assembleia Legislativa temos tido compromisso e trabalhado em parceira desde o começo da minha gestão. Uma parceria importante que tem feito a diferença nas nossas ações”, salientou o governador.
Ainda eu seu discurso o gestor complementou salientando que está em paz.
“E quero transmitir essa paz para todos que colaboram com o nosso governo. Apesar dos acontecimentos de ontem pela manhã, eu estou em paz. Porque sei exatamente o propósito que me move a ser governador do nosso estado”, frisou Gladson Chamei.
Kátia Rejane também agradeceu aos 24 deputados pela Comenda e disse que o gesto da Assembleia Legislativa é grandioso.
“Essa é a maior comenda deste Poder e isso me orgulha muito. Isso nos estimula a continuar trabalhando ainda mais pelo Estado, pela população acreana”, salientou.
Entre os agraciados com o Título de Cidadão Acreano, destaque para o cantor cruzeirense, Gustavo Matias, que na noite de ontem (15) avançou mais uma etapa do reality show The Voice Brasil. O jovem foi aprovado com 54% de votos e foi direto para a semifinal. O cantor também foi homenageado com uma moção de aplausos.
O cerimonial da casa exibiu um vídeo do cantor agradecendo pela homenagem recebida.
Ao encerrar a solenidade, Nicolau Júnior agradeceu aos deputados estaduais pelo apoio às ações realizadas pela Aleac.
O parlamentar estendeu os agradecimentos ao governo do Estado e aos servidores do Poder Legislativo.
“Gostaria de aproveitar esse momento e agradecer aos companheiros, deputados e aos servidores do Poder Legislativo pelo apoio incondicional, ressaltando que cada desafio vencido no decorrer de 2021, após passarmos por uma pandemia que ainda não foi vencida, só foi possível graças a União e o trabalho conjunto de todos. Meu desejo é que em 2022 nossos ânimos sejam redobrados com o objetivo de trazer ao Povo do Estado do Poder Legislativo Estadual”, enfatizou o presidente da Aleac.
Também no final da cerimônia, os deputados estaduais prestaram uma homenagem ao deputado Wendy Lima que se encontra internado num hospital de São Paulo, devido a complicações de uma cirurgia.
Na oportunidade, seu pai que acompanhava a solenidade no teatro, o vereador N.Lima, pôde receber um abraço dos deputados estaduais.
Texto: Mircléia Magalhães/Aleac
Fotos: Ismael Medeiros
Comentários
Geral
Buscas entram no segundo dia por criança de 2 anos desaparecida após colisão de barcos no Rio Tarauacá
Mergulhadores do Corpo de Bombeiros atuam em área de difícil acesso; menina caiu na água após acidente lateral entre embarcações e não foi localizada

Os militares fizeram alguns mergulhos quando perceberam que o nível do rio estava mais baixo ainda no fim da tarde de segunda. Ainda segundo o tenente, a criança ainda não havia sido encontrada até o final da manhã desta terça. Foto: captada
As buscas pela menina Emily Lorrany, de 2 anos, entraram no segundo dia nesta terça-feira (30) no Rio Tarauacá, no interior do Acre. A criança desapareceu após uma colisão entre duas embarcações na segunda-feira (29) no Seringal São Luís, região de difícil acesso entre os municípios de Tarauacá e Jordão.
De acordo com o tenente Marcelo Monteiro Dias, subcomandante do 7° Batalhão do Corpo de Bombeiros, a mãe e as duas crianças estavam em uma bajola (barco artesanal) que colidiu lateralmente com uma canoa. As duas crianças caíram no rio; uma foi resgatada, mas Emily afundou e não foi localizada. O rio está cheio e com muita vegetação flutuante, o que dificulta a operação.
“As duas crianças caíram no rio. Conseguiram tirar uma criança, e a outra, de dois anos, afundou”, acrescentou.
A equipe de mergulhadores chegou ao local apenas às 17h de segunda-feira devido à distância e às condições do rio. As buscas continuam durante todo o dia desta terça-feira na esperança de encontrar a criança.

O acidente foi no Seringal São Luís. Fica entre o Rio Tarauacá e Jordão. Já é a jurisdição de Jordão, mas o corpo de Bombeiros aqui de Tarauacá faz esse atendimento. Foto: captada
Comentários
Geral
Família pede ajuda para encontrar Raquel Nobre, 37 anos, desaparecida há 19 dias em Rio Branco
Mulher, que tem esquizofrenia e faz uso de medicamentos controlados, foi vista pela última vez no dia 11 de dezembro no bairro Ivete Vargas; parentes suspeitam que ela tenha saído acompanhada

Raquel Nobre não possui celular, o que impede tentativas de contato ou que a localização seja rastreada. A família afirma que a mulher sempre usa vestidos e óculos escuros. Foto: captada
Há 19 dias, a família de Raquel Nobre de Lima, 37 anos, vive um drama em Rio Branco: a mulher desapareceu sem deixar pistas. O último contato ocorreu no dia 11 de dezembro, e desde então ninguém sabe para onde ela foi. A irmã, Olivia Nobre, relatou ao Portal Acre que Raquel deixou a casa onde mora, no bairro Ivete Vargas, sem que ninguém a visse saindo.
Relatos da família:
-
Raquel foi vista dias antes do desaparecimento com um senhor de idade no bairro João Eduardo;
-
Ela levou alguns pertences, o que faz a família acreditar que possa ter saído acompanhada;
-
Raquel é esquizofrênica e faz uso de medicamentos controlados. “Sem os remédios, ela surta”, alerta a irmã;
-
Ela não possui celular, o que impede tentativas de rastreamento;
-
Costuma usar vestidos e óculos escuros, mas não tem cicatrizes ou tatuagens aparentes.
Busca e apelo:
A família conta com o apoio da Polícia Civil, mas até o momento não há informações concretassobre o paradeiro de Raquel. Parentes e amigos fazem buscas próprias e pedem o apoio da população para qualquer informação que possa ajudar.
Contatos para informações:
-
Olivia Nobre: (68) 99909-4108
-
Fábio Nobre: (68) 99988-0511
Casos de desaparecimento de pessoas com transtornos mentais exigem agilidade nas buscas, já que podem estar vulneráveis a riscos ou sem condições de procurar ajuda sozinhas.
A Polícia Civil deve divulgar um boletim de ocorrência com a foto de Raquel para ampliar a divulgação. Enquanto isso, a família segue na esperança de que alguém a tenha visto nas ruas da capital ou em municípios vizinhos.
Qualquer informação, mesmo que pareça insignificante, pode ser crucial. A família pede que as pessoas fiquem atentas a mulheres com vestido e óculos escuros que pareçam desorientadas.

Comentários
Geral
Terça-feira será de calor, tempo abafado e chuvas pontuais em todo o Acre
Sol entre nuvens predomina no estado; temperaturas podem chegar a 34°C em algumas regiões

FOTO: SÉRGIO VALE
O tempo segue quente e abafado em todo o Acre nesta terça-feira (30), com predomínio de sol entre nuvens e ocorrência de chuvas rápidas e isoladas, segundo informações do portal O Tempo Aqui. A influência de instabilidades em áreas da Região Norte e Centro-Oeste do país, especialmente em Rondônia e Mato Grosso, contribui para o cenário climático observado no estado.
Condições por região
No leste e sul do Acre, que abrangem as microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o dia será marcado por sol, variação de nuvens e pancadas isoladas de chuva, com baixa probabilidade de eventos intensos. A umidade relativa do ar deve variar entre 50% e 60% durante a tarde, chegando a 85% a 95% ao amanhecer. Os ventos sopram fracos ou calmos, predominando do norte, com variações de noroeste e nordeste.
No centro e oeste do estado, incluindo as microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o cenário é semelhante, com tempo quente, abafado e chuvas pontuais. A umidade mínima fica entre 60% e 70% à tarde, enquanto a máxima varia de 85% a 95% nas primeiras horas do dia. Os ventos seguem fracos a calmos, também predominando do quadrante norte.
Temperaturas nos municípios
Em Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, as temperaturas mínimas variam entre 22°C e 24°C, com máximas entre 31°C e 33°C.
Nos municípios de Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil, as mínimas ficam entre 21°C e 23°C, e as máximas entre 31°C e 33°C.
Em Plácido de Castro e Acrelândia, os termômetros devem marcar mínimas de 22°C a 24°C e máximas de 31°C a 33°C.
Para Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus, a previsão indica mínimas entre 22°C e 24°C, com máximas mais elevadas, podendo alcançar entre 32°C e 34°C.
Em Tarauacá e Feijó, as temperaturas mínimas variam entre 22°C e 24°C, e as máximas entre 31°C e 33°C.
No Vale do Juruá, que inclui Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, as mínimas ficam entre 22°C e 24°C, com máximas de 31°C a 33°C.
Já em Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, a previsão aponta mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 31°C e 33°C.








Você precisa fazer login para comentar.