fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Em TO, Tadeu Hassem participa de encontro com deputados de nove estados e discute regularização fundiária, emprego e renda no AC

Publicado

em

A fala aconteceu na quarta edição da Reunião Ampliada do Parlamento Amazônico, realizado em Palmas (TO)

O deputado estadual Tadeu Hassem (Republicanos) está em Palmas (TO) participando da IV Reunião Ampliada do Parlamento Amazônico, que acontece na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto).

O encontro reúne diversos parlamentares das Assembleias Legislativas que integram a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, além do Mato Grosso.

Tadeu, que é líder do Republicanos na Aleac e presidente da Comissão de Orçamento e Finanças (COF), discursou durante o evento e destacou dois temas importantes: a regularização fundiária, e a geração de emprego, trabalho e renda — dois temas amplamente discutidos no encontro.

“Tive o prazer de falar da importância da nossa Amazônia Legal, nossa riqueza, nosso povo, e de como precisamos estar unidos para proteger e cuidar do que é nosso. Falamos também de regularização fundiária, aspectos legais, da riqueza do nosso estado e do nosso povo”, afirma.

Para Tadeu, encontros como esse são importantes, mas as ações precisam ser colocadas em prática. “É hora de, verdadeiramente, exercer nosso papel na prática, para que possamos despontar para todo o Brasil como exemplo, aliando a preservação e o cuidado com as pessoas. E só conseguimos isso discutindo as políticas de preservação aliada com a preocupação em gerar emprego, trabalho e renda para nosso povo”.

Participam também do encontro os deputados acreanos Michelle Melo (PDT); Marcus Cavalcante (PDT); Gene Diniz (Republicanos); Clodoaldo Rodrigues (Republicanos); Whendy Lima (União Brasil); Gilberto Lira (União Brasil); Afonso Fernandes (PL) e Arlenilson Cunha (PL).

Sobre o Parlamento Amazônico

Esta é a quarta edição da Reunião ampliada do Parlamento Amazônico, realizada na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto). O encontro acontece no Plenário da Casa, reunindo diversos parlamentares da Região Norte e deputados do estado do Mato Grosso, que também integram o bloco.

Entre as pautas discutidas estão a regularização fundiária, o licenciamento ambiental, exploração mineral, e a geração de emprego e renda, na região amazônica.

O Parlamento Amazônico foi estabelecido pela Declaração da Amazônia, de 1989. A intenção era criar um órgão regional parlamentar que pudesse assegurar a ação conjunta e concertada para a preservação dos direitos da Amazônia e para a promoção do desenvolvimento na região.

Depois de quase dez anos de inatividade, foi retomado no final de 2020 e teve reuniões remotas em 2021. Reúne parlamentares das Assembleias Legislativas que integram a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, além do Mato Grosso. (Com Unale)

Comentários

Continue lendo

Flash

Adolescente é atropelado por caçamba ao voltar do trabalho de bicicleta em Rio Branco

Publicado

em

Um adolescente de 17 anos ficou ferido após ser atropelado por uma caçamba no fim da tarde desta segunda-feira (14), em uma das rotatórias mais movimentadas da parte alta de Rio Branco. O acidente ocorreu no entroncamento que dá acesso aos bairros Tancredo Neves e Alto Alegre.

De acordo com relatos de testemunhas, o jovem seguia de bicicleta no sentido Centro–bairro, retornando do trabalho, quando foi atingido pelo veículo de grande porte, que trafegava no sentido oposto e também acessava a rotatória. A principal suspeita é que o motorista da caçamba não tenha visualizado o ciclista devido à altura do veículo, que pode dificultar a visão de objetos ou pessoas próximas ao solo.

Com o impacto, o adolescente foi arremessado ao chão e sofreu ferimentos. O motorista da caçamba parou imediatamente, prestou socorro e acionou a Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma ambulância de suporte avançado foi enviada ao local e, após os primeiros atendimentos, encaminhou a vítima à UPA da Baixada da Sobral.

A área foi isolada para o trabalho da perícia técnica, e a bicicleta foi retirada por familiares da vítima. Após os procedimentos de praxe, o veículo foi liberado e o trânsito na região foi normalizado. O estado de saúde do adolescente não foi informado até o momento.

Comentários

Continue lendo

Flash

Samu amplia atendimento de urgência com disponibilização de número WhatsApp

Publicado

em

Com o compromisso de manter a agilidade e a eficiência no atendimento às urgências e emergências em todo o Acre, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) informa que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ampliou o acesso da população aos serviços médicos de emergência.

A partir de agora, os chamados poderão ser realizados também pelo WhatsApp (68) 3216-1300, disponível 24 horas por dia. A medida reforça a rede de assistência e garante que a população siga recebendo atendimento rápido e seguro, enquanto equipes técnicas realizam a atualização do serviço convencional pelo 192.

Atendimento segue sendo realizado também pelo WhatsApp. Foto: Luan Martins/Sesacre

Para agilizar o atendimento, a Sesacre orienta que, no momento do contato via aplicativo, sejam informados a natureza da ocorrência, o endereço completo e um número de telefone para retorno da equipe de plantão.

“Estamos atuando de forma preventiva e estratégica, disponibilizando um canal complementar para garantir que nenhum chamado de urgência fique sem resposta. É mais uma ação para cuidar da população acreana com responsabilidade e compromisso”, destacou a coordenadora do Samu, Necila Fernandes.

Comentários

Continue lendo

Flash

Governo do Acre regulamenta teletrabalho experimental para servidores estaduais

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead), publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) a Portaria nº 642, de 24 de junho de 2025, que regulamenta o regime de teletrabalho experimental para servidores públicos estaduais, conforme estabelece o artigo 11 do Decreto nº 11.682, de 22 de abril de 2025. A iniciativa acelera a modernização da gestão pública, priorizando a produtividade, a sustentabilidade e o bem-estar dos servidores.

O teletrabalho será facultativo e adotado mediante análise das chefias e aprovação dos gestores titulares dos órgãos. A adesão dependerá da apresentação de plano de trabalho individualizado, metas de desempenho e manifestação formal, tanto do servidor quanto de sua chefia imediata. A autorização será publicada no Diário Oficial do Estado.

Regime se destina exclusivamente a servidores efetivos que atuem com sistemas e processos eletrônicos administrativos e cujas atividades possam ser mensuradas objetivamente. Estagiários, terceirizados e servidores em estágio probatório não estão incluídos. Foto: Ingrid Andrade/Sead

Entre os objetivos do teletrabalho estão a ampliação da produtividade, a economia de tempo e recursos, a redução de impactos ambientais, a valorização da diversidade e o incentivo à cultura de resultados e inovação. A medida também prioriza a inclusão de servidores com deficiência, gestantes, lactantes e pessoas com dificuldades de deslocamento.

Cada órgão interessado deverá formalizar a adesão por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), com detalhamento das funções compatíveis com o regime, estimativa de adesão e plano de implementação. A Comissão de Gestão do Teletrabalho, coordenada pela Sead, será responsável pelo acompanhamento, padronização, avaliação de resultados e sugestões de aperfeiçoamento.

Os servidores que aderirem deverão garantir a infraestrutura necessária para o trabalho remoto, manter canais de comunicação ativos durante o expediente e participar de treinamentos obrigatórios. O descumprimento das metas ou das obrigações poderá acarretar desligamento do regime, inclusive com responsabilização administrativa.

A primeira avaliação técnica do programa está prevista para dezembro de 2025, ocasião em que será analisada a viabilidade de sua continuidade e se, de fato, o modelo tem contribuído para um ambiente de trabalho mais flexível e alinhado às novas demandas da administração pública.

Comentários

Continue lendo