Acre
Em reuniões com a juventude, Alan Rick destaca recursos enviados para o esporte e educação profissionalizante
O candidato a senador Alan Rick (União Brasil) participou de reuniões com o público mais jovem nesta sexta-feira, 09, no auditório da livraria Paim, onde várias lideranças do esporte estiveram presentes e no sábado, 10/09, no campo da Fumbesa, antigo CEJA da Estação Experimental, com a comunidade que utiliza o espaço.
Nas duas oportunidades o candidato falou sobre o desejo de continuar investindo no que gera oportunidade para a juventude, dando continuidade ao que já tem realizado como deputado federal.
No esporte, Alan destacou os investimentos em construção, reforma e cobertura de quadras esportivas em escolas e praças em todo o Acre, o campo de futebol da Cidade do Povo e a reconstrução do complexo esportivo da Fumbesa, espaço tradicional da Estação Experimental, em Rio Branco.
“O esporte forma cidadãos e temos muitas realizações neste sentido. Hoje, estou feliz porque na segunda-feira já começam as obras aqui no espaço esportivo da Fumbesa. Em tempo recorde conseguimos liberar a emenda de R$ 1,7 milhão, projetar, licitar e contratar a empresa que iniciará esse trabalho” – disse.
Na educação, Alan ressaltou o fortalecimento do Instituto de Educação Profissional e Tecnicológica (IEPTEC) em todos os municípios, os recursos enviados para a UFAC – mais de R$ 14 milhões – e para o IFAC e a aprovação da Lei do Revalida, que possibilita muitos jovens formados em medicina no exterior habilitarem seus diplomas para atuarem no Brasil.
“Eu acredito na educação como instrumento de transformação de vidas e acensão social. Eu sou prova disso. Levar cursos profissionalizantes e técnicos, fortalecer a nossa Universidade e Instituto Federal e o próprio Revalida são ações que abrem portas para essa transformação” – declarou.
Comentários
Acre
Acidente grave na BR-364 deixa motociclista e passageiro feridos próximo à UFAC
Caminhonete perde controle, atinge palmeira e colide com moto parada; condutor alega falha nos freios

O incidente envolveu uma caminhonete pertencente a uma distribuidora de bebidas e uma motocicleta conduzida por um entregador de aplicativo. Foto: captada
Um acidente grave na BR-364, nas proximidades da Universidade Federal do Acre (UFAC), em Rio Branco, deixou duas pessoas gravemente feridas na tarde desta quarta-feira (11). O choque envolveu uma caminhonete de uma distribuidora de bebidas e uma moto com entregador e passageiro, que aguardavam para cruzar a rotatória do campus.
De acordo com testemunhas, o motorista da caminhonete, identificado como Caio, perdeu o controle do veículo ao se aproximar da rotatória no bairro Tucumã. O carro colidiu contra uma palmeira e, em seguida, atingiu em cheio a motocicleta parada, onde estavam:
Francisco Sérgio Dias, 55 anos (motociclista e entregador por aplicativo)
Gedeão Ferreira, 25 anos (passageiro)
Os dois foram arremessados contra um Volkswagen Gol que estava à frente e caíram no asfalto, sofrendo múltiplos ferimentos. Eles foram socorridos e encaminhados para atendimento médico.
Condutor alega problema mecânico
O motorista da caminhonete afirmou que o acidente ocorreu devido a uma falha no sistema de freios. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada para investigar as causas do sinistro e verificar as condições do veículo.
O trânsito no local ficou parcialmente interditado durante o resgate, causando lentidão na região. Este é mais um caso grave em um trecho movimentado da capital acreana, que já registrou outros acidentes nos últimos meses. Autoridades reforçam a necessidade de manutenção preventiva dos veículos e atenção redobrada em rotatórias.

Ambos foram violentamente arremessados contra um automóvel Volkswagen Gol que estava à frente, aguardando para atravessar a rotatória. Foto: captada
Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram prontamente acionadas, enviando duas ambulâncias, incluindo uma de suporte avançado. As vítimas foram socorridas, estabilizadas e encaminhadas ao Pronto Socorro da capital.
O motociclista e entregador por aplicativo Francisco Sérgio apresentou um afundamento de face, múltiplas escoriações pelo corpo e um extenso ferimento corto-contuso na cabeça, com exposição da calota craniana. Apesar da gravidade, seu quadro clínico foi considerado estável.
já o passageiro Gedeão Ferreira sofreu fraturas na clavícula e no antebraço direito, além de diversas escoriações corporais. Seu estado de saúde também foi considerado estável. Ambos foram recebidos no setor de traumatologia do Pronto Socorro para os procedimentos médicos cabíveis.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi notificada e uma equipe se dirigiu ao local para registrar a ocorrência e adotar as medidas necessárias.

As vítimas foram socorridas, estabilizadas e encaminhadas ao Pronto Socorro de Rio Branco. Foto: captada
Comentários
Acre
Governo do Acre reforça Operação Verão em Xapuri, com apoio ao município e envio de 400 toneladas de massa asfáltica
O evento marca o início do trabalho integrado entre Estado e Município para intensificar o desenvolvimento da infraestrutura local durante o verão

Governo do Estado, por meio do Deracre, garante maior frente de serviços da história de Xapuri. Foto: Thauã Conde/Deracre
O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), em parceria com a administração de Xapuri, amplia nesta quarta-feira, 11, os trabalhos da Operação Verão 2025 no município. A ação integra o lançamento da programação municipal Xapuri Bem Cuidada – Verão, promovida pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).
“Essa parceria permite uma atuação mais robusta, com aplicação de massa asfáltica nas vias urbanas e melhorias estruturais nos ramais em Xapuri. É o Deracre presente onde o povo precisa, com planejamento e execução, seguindo determinação do governador Gladson Camelí”, afirma a presidente do Deracre, Sula Ximenes.
As frentes de serviços no município contam com o apoio direto do Estado. Ao todo, o Deracre atua com uma frota de sete máquinas pesada,, equipe de 10 trabalhadores e fornece 400 toneladas de massa asfáltica para os serviços de manutenção e recuperação das vias urbanas e vicinais.
A operação também reforça a atuação nos ramais, com serviços de mecanização, destoca e melhorias no acesso às comunidades rurais. A proposta é garantir trafegabilidade, fortalecer a produção agrícola e valorizar os moradores da zona rural. O evento marca o início do trabalho integrado entre Estado e Município para intensificar o desenvolvimento da infraestrutura local durante o verão.
Comentários
Acre
Rio Acre registra nível de 2,48 metros nesta quarta, informa Defesa Civil

Foto: Jardy Lopes
A Defesa Civil de Rio Branco divulgou na manhã desta quarta-feira, 11, o mais recente boletim sobre o nível do Rio Acre. De acordo com a medição realizada às 5h12, o rio está com 2,48 metros, valor bem abaixo da cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, e da cota de transbordamento, que é de 14 metros.
Ainda segundo o informe, não foi registrado volume de chuva nas últimas 24 horas na capital acreana.
Você precisa fazer login para comentar.