Cotidiano
Em retorno de Dorival Júnior e noite inspirada de Rafael, São Paulo vence o América-MG pelo Campeonato Brasileiro
Tricolor venceu o Coelho por 3 a 0, no primeiro jogo comandado por Dorival Júnior
Lance
No primeiro jogo comandado por Dorival Júnior em seu retorno, o São Paulovenceu o América-MG por 3 a 0 e conseguiu sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro. Os gols ficaram nas contas de Luciano, Calleri e Marcos Paulo.
A partida começou bem movimentada, com gol do camisa 10 ainda no primeiro tempo. Mesmo com a forte pressão do Coelho, o goleiro Rafael foi um dos grandes destaques da partida, fazendo excelentes defesas e salvando o Tricolor paulista. Ao término do duelo, teve seu nome ovacionado.
Em um jogo que caminhava para um 1 a 0, com poucas chegadas do São Paulo, teve o placar ampliado por Calleri. E ao apagar das luzes, Marcos Paulo completou.
TRÊS MINUTOS E QUASE GOL…
O jogo começou bem movimentado no estádio do Morumbi. Com apenas três minutos de jogo, o São Paulo encontrou uma boa oportunidade com Calleri e Michel Araujo. O camisa 9 foi acionado na ponta direita e cruzou para Michel, que finalizou, mas a bola saiu por cima do gol.
É LUCIANO!
Com bastante pressão do lado Tricolor, não demorou muito para abrir o placar. Aos 20 minutos, Michel Araujo conseguiu desarmar Marlon e deixou Luciano na entrada da área. O camisa 10 aproveitou e finalizou. Matheus Cavichioli não deu conta e falhou feio na defesa.
O América-MG até chegou a reclamar com o juiz sobre uma possível falta no lance da roubada de bola, mas a arbitragem de vídeo validou.
Após o gol do Tricolor, o América-MG reagiu, com Lucas Kal – que arriscou de longe. Entretanto, Rafael fez uma ótima defesa.
SALVA RAFAEL!
Mais uma vez, perto dos 40 minutos do primeiro tempo, Rafael salvou a pele do São Paulo após uma sequência perigosa de lances do América-MG. Lucas Kal tentou a primeira após um rebote da zaga tricolor. Rafael agiu rápido e defendeu.
Logo depois, o Coelho levou perigo mais uma vez, com um desvio de Everaldo. Em uma defesa que parecia quase impossível, o arqueiro tricolor evitou um possível empate.
Mas não parou por aí. Matheusinho também tentou um cabeceio, e mais uma vez o defensor se destacou.
O primeiro tempo terminou com o Coelho não empatando por pouco, se aproveitando bastante das falhas na marcação são-paulina.
SEGUNDO TEMPO VOLTA MOVIMENTADO… E PARA OS DOIS LADOS
A volta do intervalo começou agitada para os dois lados. Logo no primeiro minuto da etapa final, Michel Araujo acionou Rodrigo Nestor, que lançou para Calleri. O camisa 9 desviou por cima do gol. Pouco tempo depois, foi a vez do Coelho.
Matheusinho deu um bom passe para Aloísio, que duelou com Beraldo e finalizou. E mais uma vez, Rafael salvou.
Até boa parte do segundo tempo, o América-MG pressionou bastante o São Paulo, em busca do empate. Mas mesmo com todas as oportunidades, se não falhava na finalização, a bola parava na defesa tricolor. Dorival fez algumas mudanças na equipe para tentar ampliar o placar, mas o Tricolor chegava muito pouco no gol adversário.
TOCOU NELE E FOI GOL!
Mesmo com a forte pressão do América-MG e as poucas oportunidades encontradas pelo São Paulo, Calleri chegou e resolveu! Alisson começou a jogada, com um lance para Caio, que conseguiu um bom cruzamento para o argentino. O camisa 9 desviou de cabeça e ampliou o placar para o Tricolor.
ACABOU? MARCOS PAULO MOSTRA QUE NÃO
Praticamente ao apagar das luzes, Marcos Paulo conseguiu o terceiro da equipe. O jogador aproveitou um erro de Ricardo Silva e finalizou sem dar chances de defesa para Cavichioli. Marcos Paulo se empolgou tanto que tirou a camisa na comemoração e levou um amarelo.
PRÓXIMOS JOGOS
Com a vitória, o São Paulo chega a três pontos na tabela, enquanto o América-MG segue com nenhum, na lanterna da tabela. O Tricolor volta a campo na terça-feira (25), contra o Ituano, pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Já o Coelho joga na quarta-feira (26), contra o Nova Iguaçu, também pelo jogo de volta pela terceira fase da Copa do Brasil.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 3 x 0 AMÉRICA-MG
SEGUNDA RODADA – CAMPEONATO BRASILEIRO
Data e hora: 22/4/2023 (sábado), às 18h30 (de Brasília)
Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhaes (Fifa/RJ)
Auxiliares: Thiago Rosa de Oliveira (RJ) e Cristhian Passos Sorence (GO)
VAR: Thiago Rosa de Oliveira (RJ) e Cristhian Passos Sorence (GO)
Público e renda: 41.006 / R$ 1.554.942,00
Cartões amarelo: Pablo Maia (SAO), Patryck (SAO), Lucas Kal (AME), Everaldo (AME), Raí Ramos (SAO), Luciano (SAO), Dorival (SAO), Éder (AME), Marcos Paulo (SAO)
GOLS
Luciano (1-0); Calleri (2-0); Marcos Paulo (3-0)
SÃO PAULO
Rafael; Raí Ramos, Arboleda, Beraldo e Patryck (Caio, aos 13´/2ºT); Luan (Gabriel Neves, aos 13´/2ºT) Pablo Maia, Nestor (Alisson, aos 30´/2ºT) e Michel Araújo (Wellington Rato, aos 21´/2ºT); Luciano (Marcos Paulo, aos 30´/2ºT) e Calleri
Técnico: Dorival Júnior
AMÉRICA-MG
Matheus Cavicholli; Nino Paraíba (Marcinho, aos 25´/2ºT), Éder, Ricardo Silva, Marlon; Lucas Kal, Juninho, Martínez; Matheusinho (Felipe Azevedo, aos 16´/2ºT), Everaldo (Adyson, aos 16´/2ºT), Aloísio (Wellington Paulista, aos 25´/2ºT).
Técnico: Vagner Mancini
Comentários
Cotidiano
Vasco apresenta reforços e foca na fase decisiva do Estadual Sub-20

Foto PHD: Carlos e Xandeco devem estrear contra o Andirá no último jogo da 1ª fase
A diretoria do Vasco apresentou nesta terça, 8, o zagueiro Xandeco e o atacante Carlos, ambos do Rio de Janeiro, para a disputa da fase final do Campeonato Estadual Sub-20.
“As chegadas do Xandeco e do Carlos qualificam ainda mais o nosso elenco. Tínhamos esses dois garotos sendo avaliados e estou bem confiante para o momento decisivo do campeonato”, declarou o técnico Erick Rodrigues.
Devem estrear
O Vasco fecha a participação na primeira fase do Estadual na terça, 15, na Arena da Floresta, contra o Andirá.
“Fechamos as contratações e os dois atletas devem estrear contra o Andirá. Esse jogo será importante para começarmos a montar o time para o duelo eliminatório das quartas”, explicou o treinador.
Comentários
Cotidiano
Indígenas do Acre temem conflito com maior povo isolado do mundo

Grupo Mashco Piro em aparição rara no Rio Las Pedras em Madre de Dios, no Peru — Foto: Survival International
Os Mashco Piro, considerados o maior grupo indígena em isolamento voluntário do mundo, enfrentam uma crise crescente na Amazônia, na faixa de fronteira entre o Acre, no Brasil, e o Peru. Pressionados por madeireiros, narcotraficantes, garimpeiros e os impactos da crise climática, esses povos têm cruzado com maior frequência para o lado brasileiro, especialmente na Terra Indígena Mamoadate, em busca de refúgio contra a violência e a devastação em seus territórios originais no Peru. Esta matéria é resultado de uma apuração do jornal O GLOBO, com produção em conjunto com o jornal britânico The Guardian.
A ausência de políticas binacionais efetivas agrava a vulnerabilidade, colocando em risco a sobrevivência desse grupo autônomo. No lado peruano, a região de Madre de Dios é palco de conflitos históricos. Desde os anos 2000, concessões madeireiras, que cobrem mais de 176 mil hectares sobrepostos a áreas usadas pelos Mashco Piro, geram confrontos. Entre 2016 e 2024, 81 ocorrências foram registradas, incluindo quatro casos de violência, como o confronto que resultou na morte de dois madeireiros e o desaparecimento de outros dois. “Não sabemos quantos isolados morreram, mas acreditamos que alguns perderam a vida nesses conflitos”, diz Julio Cusurichi, líder indígena de Madre de Dios.
No Acre, a pressão não é menor. Secas extremas, incêndios florestais e alterações nos rios, intensificados pela crise climática, reduzem a oferta de alimentos e forçam os Mashco Piro a se aproximarem de aldeias, como na invasão de malocas na aldeia Extrema, em 2024, onde levaram utensílios e comida. “Onde não há proteção, há garimpeiros, narcotraficantes e madeireiros empurrando os Mashco Piro para nossas comunidades”, alerta Lucas Manchineri, líder indígena local.
A proteção aos Mashco Piro exige colaboração entre Brasil e Peru, mas a cooperação é insuficiente. Um acordo assinado em 2014 não foi renovado, e a ausência de políticas específicas transforma a fronteira numa “terra de ninguém”. No Peru, 19 postos de controle monitoram reservas indígenas, mas sofrem com cortes orçamentários. “Muitas vezes, temos apenas dois funcionários por posto, ou nenhum”, relata Romel Ponciano, agente Yine em Monte Salvado.
No Brasil, a Funai monitora os Mashco Piro na TI Mamoadate e, em janeiro de 2025, criou o Território Indígena Mashco do Rio Chandless, com 538.338 hectares. Porém, a construção de estradas, como a planejada entre Santa Rosa do Purus e Manoel Urbano, ameaça fragmentar seus territórios. “As estradas no lado brasileiro são uma grande preocupação”, diz Maria Luiza Pinheiro Ochoa, da Comissão Pró-Indígenas do Acre.
No Peru, a extração de madeira, mesmo em concessões certificadas pelo Conselho de Manejo Florestal (FSC), continua sendo uma fonte de tensão. Empresas como a Maderera Rio Acre operam em áreas propostas para ampliação da reserva Madre de Dios, que já foi expandida em 2016, mas ainda exclui territórios essenciais aos Mashco Piro. “As regras do FSC não mencionam povos isolados”, critica Carla Cárdenas, advogada ambiental, que propõe proibir certificações em áreas com indícios de isolados.
Autoridades locais, como o prefeito de Tahuamanu, Rubén Darío, defendem a madeira como motor econômico, questionando a necessidade de proteger terras indígenas. Já defensores extrativistas, como o ex-presidente Alan García, chegaram a negar a existência dos Mashco Piro, apesar de evidências claras, como pegadas e incidentes com madeireiros.
A violência e a escassez de recursos alteraram o comportamento dos Mashco Piro. “Só vemos homens e meninos nas praias, protegendo os mais vulneráveis”, observa Isrrail Aquise, da Fenamad. No Acre, os Manchineri, que chamam os Mashco Piro de “parentes desconfiados”, notam deslocamentos fora de época. “Eles aparecerão em maior número antes do verão, o que é incomum”, diz Lucas Manchineri, pedindo presença estatal para evitar conflitos ou contatos forçados que podem levar a contaminações.
A Corte Interamericana de Direitos Humanos exigiu, em 2024, melhorias na proteção aos povos isolados, mas o Peru enfrenta resistências internas. No Brasil, o Ministério dos Povos Indígenas dialoga com o Peru para um novo acordo, mas a lentidão frustra lideranças indígenas. Organizações locais propõem “corredores territoriais” de 25 milhões de hectares, mas, sem ação concreta, os Mashco Piro seguem encurralados.
“Eles não entendem o desmatamento. Perguntam por que derrubamos as árvores grandes”, conta Ponciano, que tentou dialogar com os Mashco Piro. A resposta deles ao convite de contato resume sua posição: “Vocês são maus”. Enquanto madeireiros, narcotraficantes e a crise climática avançam, a proteção efetiva desses povos exige urgência e compromisso de ambos os lados da fronteira.
A matéria original do O GLOBO pode ser acessada na íntegra clicando aqui.
Comentários
Cotidiano
3° Batalhão prepara II Festival de pipas
O 3° Batalhão de Polícia Militar da PMAC realizou uma reunião na segunda-feira, 08, na sede do batalhão para tratar da organização do II festival de pipas “Céu limpo, vida segura”, promovido pela unidade operacional com apoio de diversos parceiros.
A iniciativa visa conscientizar o adeptos da prática de brincar com pipas em locais apropriados e com linhas permitidas, além de fomentar a cultura e a brincadeira tradicional.
Estiveram presentes na reunião representantes de Ministério Público, Defensoria Pública, Rbtrans, Energisa, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, SEST/SENAT, Saneacre, Secretaria de Educação e Procon.
A tenente-coronel Cristiane Soares, comandante do 3°BPM, falou sobre o encontro com as instituições e sobre as atividades que serão realizadas. “A reunião foi fundamental para alinharmos com as instituições parceiras as ações da campanha ‘Céu Limpo, Vida Segura’ 2025, que retorna neste mês com blitzes educativas e fiscalização ao comércio, reforçando o combate ao uso de linhas cortantes. Encerramos com o anúncio do II Festival de Pipas, que será realizado no dia 19 de julho a partir das 8h, no Arena Race, com oficinas de confecção de pipas, campeonato e atividades para toda a família, promovendo um lazer seguro e consciente para nossas crianças e adolescentes”, finalizou.
Você precisa fazer login para comentar.