fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Em Portarias, Juiz da 6ª Zona proíbe venda e consumo de bebida durante dia de votação

Publicado

em

Juiz Gustavo Sirena, estava acompanhado com  juíza eleitoral auxiliadora, Doutora Seliciana Henrique Locateli, que irá atuar em conjunto na cidade de Epitaciolândia - Foto: Alexandre Lima

Juiz Gustavo Sirena, estava acompanhado da juíza eleitoral auxiliadora, Doutora Seliciana Henrique Locateli, que irá atuar em conjunto na cidade de Epitaciolândia – Foto: Alexandre Lima

Da redação

O juiz da 6ª Zona Eleitoral, senhor Doutor Gustavo Sirena, reuniu parte da imprensa na fronteira do Acre, para falar sobre as atividades que serão exercidas durante o dia de votação e suas proibições principalmente, no intuito de manter a ordem do processo democrático no pleito do dia 5.

Juntamente com o juiz Gustavo Sirena, estava a juíza eleitoral, Doutora Seliciana Henrique Locateli, que irá atuar em conjunto na cidade de Epitaciolândia, enquanto o juiz, Doutor Clovis de Souza Lodi, estará atuando na cidade de Assis Brasil, onde todos estarão sendo assistidos pelas polícias judiciarias, militar e Federal.

Dentro das Portarias publicadas, estão o cancelamento da propaganda eleitoral gratuita, comícios, divulgação na mídia impressa e internet. Falou ainda do último dia para a propaganda eleitoral executadas em carros de som, alto-falantes, carreatas, passeatas, distribuição de material gráfico, conforme lei eleitoral que termina neste sábado, dia 4, vésperas da eleição.

Também falou sobre a disponibilidade de veículos para o transporte dos eleitores durante o dia de domingo, para que possam exercer seus direitos, apesar de previsões de chuva. As urnas já estão prontas para serem instaladas nas escolas e prédios públicos solicitados pelo TRE.

Veja e vídeo reportagem com Marcus José e Marquinho Filho abaixo.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Derrota do Flamengo e CNH Social são os temas mais pesquisados no Acre

Publicado

em

Foto: Do jogo, Pablo Porciuncula/AFP; da CNH Social, José Caminha/SECOM

O jogo entre Flamengo e Central Córdoba na última quarta-feira (9), pela Libertadores, que terminou com a derrota improvável do time carioca, foi a frase mais pesquisada no Acre no site de buscas Google.

 

De acordo com o Google Trends, mais de 10 mil pessoas no Acre pesquisaram as palavras “flamengo x central córdoba”, numa alta que durou 13 horas. O time rubro-negro encontrou dificuldades para furar a defesa argentina e sofreu o revés por 2 a 1, na segunda rodada da Libertadores.

 

A segunda pesquisa mais alta foi “detran Acre”, com mais de 5 mil acessos. A data de pico coincide com a abertura de 5 mil vagas para tirar habilitação de graça no programa CNH Social.

Veja as outras tendências:

Comentários

Continue lendo

Acre

25% da população do Acre já tem a nova carteira de identidade nacional

Publicado

em

Foto: Agência Brasil / EBC

O Acre é o segundo estado brasileiro que mais emitiu a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), mais de 25% de sua população já possui a nova identidade que reúne todas as informações em único documento.

Conforme o levantamento, ao todo, foram entregues mais de 222 mil documentos para a população acreana., já foram emitidas mais de 23,5 milhões de CINs em todo o Brasil até essa sexta-feira (11/4).

O primeiro estado a alcançar a marca de emissões para 25% de sua população foi o Piauí em outubro de 2024. Atualmente, o estado já alcançou 32,60% da população com a emissão do novo modelo de documento.

Na sequência aparecem os estados de Alagoas com 21,01% da população alcançada, Mato Grosso com 20,83% e Sergipe com 19,25%.

Segundo o MGI, entre as vantagens da CIN está o padrão nacional e o número único para todo o país. A medida acaba, por exemplo, com a possibilidade de uma pessoa emitir diversas carteiras de identidade em cada estado, pois o número do CPF passa a ser o registro nacional do brasileiro e o cidadão ou cidadã continuará com o mesmo número de identificação em qualquer estado.

Comentários

Continue lendo

Acre

Mesmo com série de problemas, tarifa de água terá reajuste de 4,76% em Rio Branco

Publicado

em

A tarifa de água passará por um reajuste de 4,76% a partir de maio deste ano. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 11, pelo Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (SAERB).

Segundo o anúncio, a atualização será feita de forma escalonada, com um aumento de 2,38% em maio e mais 2,38% em junho. Com isso, o valor mínimo da tarifa residencial será de R$ 37,50 em maio, passando para R$ 38,37 no mês seguinte.

Conforme o Saerb, o reajuste tem como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país. O IPCA é calculado pelo Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor (SNIPC) e reflete a variação dos preços de produtos e serviços consumidos pelas famílias, abrangendo cerca de 90% da população urbana brasileira.

De acordo com o Município, a medida é necessária para garantir a sustentabilidade do sistema de abastecimento e tratamento de água e esgoto. A manutenção da rede, os custos com energia elétrica e os investimentos no tratamento da água exigem recursos constantes.

Outra medida, que, segundo a prefeitura, justificam o reajuste, é que o aumento nos preços dos insumos, provocado pela inflação, impacta diretamente o custo dos serviços prestados à população.

Ainda conforme a prefeitura, a última atualização tarifária havia ocorrido em 2 de setembro de 2009. “Após mais de 15 anos de defasagem, a Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Acre (Ageac), em parceria com o Conselho Superior de Regulação (Consup), estabeleceu que as tarifas serão atualizadas anualmente”, informou.

Segundo órgão, a primeira correção ocorreu em 7 de janeiro de 2024. Agora, conforme a Resolução nº 103/2025, o novo reajuste será aplicado de forma gradual, buscando amenizar o impacto financeiro para os consumidores.

Comentários

Continue lendo