Acre
Em meio a vaias, deputados aprovam LDO e derrubam emenda que beneficiava a Defensoria Pública
Deputado Éber Machado chora ao deixar plenário
Do ac24horas
O governador Sebastião Viana (PT) venceu a queda de braço com os defensores públicos. Em meio a vaias, os deputados da sua base na Aleac aprovaram a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e derrubaram a emenda do também governista deputado Eber Machado (PSDC), que ampliava e fixava o orçamento da Defensoria Pública do Acre, em 1% dos recursos financeiros para o exercício 2015, do governo do Acre.
O parecer de inconstitucionalidade apresentado pelo líder do PT, na Aleac, deputado Geraldo Pereira foi aprovado por 14 votos a 4. Só os deputados Eber Machado (PSDC), Major Rocha (PSDB), Gilberto Diniz (PTdoB) e Chagas Romão (PMDB) votaram contra o parecer que mais uma vez adiou o sonho de fortalecimento da Defensoria Pública nas cidades do Acre.
Apesar de a emenda que beneficiava a Defensoria Pública ter sido aprovada na Comissão de Orçamento, os deputados contrários à iniciativa desmembraram e fizeram a votação separada, aprovando a LDO e derrubando a emenda que foi debatida nas últimas cinco sessões. O parecer do deputado Geraldo Pereira (PT) alegou que a emenda à LDO tinha vícios de constitucionalidade.
O deputado Eber Machado se emocionou ao questionar o parecer de inconstitucionalidade à sua emenda. “Dizer que esta emenda é inconstitucional é querer chamar os defensores de desinformados. Estou sendo acusado de não fazer mais parte da FPA, mas quero dizer que faço parte sim, porque ajudei a construir este projeto”, destacou o autor da emenda derrotada.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias foi aprovada com 14 votos favoráveis. Os deputados que votaram pela emenda que destinava 1% do orçamento à Defensoria Pública saíram do plenário no momento da votação da lei encaminhada pelo Poder Executivo à Assembleia Legislativa.
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.