Flash
Em entrevista à imprensa, governador fala sobre novas medidas para conter propagação do coronavírus no Acre
Após o anúncio da regressão de faixa que deixou o Acre em alerta, devido à lotação de leitos hospitalares e aumento do número de casos por coronavírus, o governo precisou impor medidas mais rígidas para conter a propagação da doença e evitar que a estrutura da saúde pública entre em colapso, passando pelos mesmos problemas vivenciados pelo Estado do Amazonas.

Gladson Cameli esclareceu que governo precisou impor medidas mais rígidas para conter a propagação da doença e evitar que o Estado entre em colapso. Foto: Marcos Vicentti
A fim de esclarecer as novas medidas, o governador Gladson Cameli dedicou esta quarta-feira, 3, para o atendimento dos veículos de imprensa, agradecendo pela contribuição na propagação da informação e por ter lhe cedido a oportunidade de divulgar as razões de suas ações, voltadas única e exclusivamente para a preservação da vida.
Durante as quatro entrevistas em distintos veículos de comunicação, três assuntos foram abordados: ocupação de leitos, estruturação da saúde pública e medidas de regulação das atividades comerciais.
Sobre Leitos
Segundo o secretário de Estado de Saúde, Alysson Bestene, o Acre dispõe atualmente de 70 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI), estando apenas cinco desocupados. Quanto aos leitos clínicos, são 200, e no Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into), local onde estão sendo atendidos os pacientes com coronavírus, 80 já estão ocupados. Para o governador Gladson Cameli, o estado vivencia “um momento crítico e a necessidade prioritária é de salvar vidas”.

Governador dedicou esta quarta-feira para o atendimento dos veículos de imprensa, agradecendo pela contribuição na propagação da informação com responsabilidade. Foto: Marcos Vicentti
“Quero deixar claro que não estou de acordo com restringir as pessoas, fazendo com que deixem de trabalhar. Até porque, para o Estado, que arrecada imposto e precisa de uma economia estabilizada, isso é extremamente necessário, mas, diante de tal problema, em que temos que decidir entre a vida das pessoas e a continuidade da economia, só temos o caminho mais sensato: salvar vidas. Precisamos ter essa consciência de que, se cumprirmos as regras, podemos voltar à normalidade mais rápido, mas, se continuarmos como estamos, chegaremos ao colapso, assim como Manaus, e não quero que isso aconteça aqui”, disse o governador.
Sobre a estruturação das unidades de saúde do Acre
Com a chegada do período de chuvas, além da procura para tratamento de pessoas infectadas pelo coronavírus, as unidades de saúde também têm tido alta demanda com pessoas acometidas pela dengue.
Ainda, há o aumento do número de acidentes que causam trauma e a consequente internação dessas vítimas. Todos esses fatores têm colaborado para a superlotação de leitos, o que gerou preocupação e a necessidade de regular a saída das pessoas à rua.

Secretário de Saúde, Alysson Bestente, disse que o Estado já está ampliando número de leitos. Foto: Marcos Vicentti
Uma forma de prevenir o colapso da saúde é aumentar a capacidade de atendimento dos hospitais, criando leitos clínicos e de UTI, não só na capital, mas em municípios do interior.
“Estamos trabalhando com a ampliação do número de leitos no Hospital do Idoso, em Rio Branco, que tem capacidade para 30 leitos, sendo dez destinados a UTI; e também no Pronto-Socorro, com a extensão de 40 leitos clínicos, com previsão para começar a funcionar neste fim de semana. No Into ampliamos em mais dez o número de leitos de UTI, e no Hospital do Juruá também, mais dez leitos para atendimento”, explicou Alysson Bestene.
Sobre as medidas de enfrentamento à doença
O secretário de Estado de Segurança, Paulo Cézar dos Santos, explicou que não está sendo imposto lockdown à população. Santos esclarece que o que está sendo realizado é a regulação das atividades comerciais. A partir da data de publicação do decreto, a fiscalização foi iniciada com o apoio dos órgãos municipais e federais, com o mesmo plano de contingência realizado no primeiro pico da doença, ocorrido em março de 2020.

Secretário de Estado de Segurança, Paulo Cézar dos Santos, explicou que não está sendo imposto lockdown à população. Foto: Marcos Vicentti
“Faz-se necessário esclarecer que o que está sendo feito é a fiscalização, para evitar a aglomeração de pessoas e a proliferação da doença pelos próximos 15 dias. Serão três grupos para fiscalizar, aqueles que podem permanecer abertos, os que funcionarão mediante agendamento e os atendimentos em forma de delivery [em domicílio]. Entraremos com mais rigor a partir desta quinta e as prefeituras, por meio da Vigilância Sanitária, irão ajudar na fiscalização”, esclareceu Paulo Cézar.
Novo lote de vacina
Um outro tema abordado durante as entrevistas desta quarta-feira, foi a continuidade do processo de imunização contra o coronavírus, com a chegada de mais um lote de vacinas. A previsão é de que já nesta quinta-feira, 4, cheguem mais 20 mil doses da Coronavac. Em um sinal de apelo, o governador pediu à população paciência e colaboração, pois o momento é crítico e necessita de cuidados redobrados.

Governador aproveitou para anunciar a chegada de mais um lote de vacinas Coronavac ao estado. Foto: Marcos Vicentti
“Quero fazer um alerta à população. Estamos vivenciando as consequências dessa doença há quase um ano e, além dela, estamos vivenciando outro problema, que é a dengue. Ainda, com o aumento das chuvas, também existe a situação de enchentes. É momento de darmos as mãos e não de entrarmos em debates ou movimentos políticos. Convoco a todos que nos ajudem a vencer mais esta etapa; não é brincadeira, precisamos levar isto mais a sério e pensar no que há de mais importante, nossas famílias, nossas vidas. Que Deus proteja a todos”, conclamou.
Comentários
Flash
Caveira do Bope-RJ, coronel André Batista faz palestra sobre liderança em Brasileia
O Acre recebe, nesta sexta-feira, 5, o coronel da Polícia Militar do Rio de Janeiro, André Batista, para ministrar a palestra Liderança – Ações sob Pressão, Construindo Tropas de Elite. Integrante do Batalhão de Operações Policias Especiais (Bope) e coautor dos livro Elite da Tropa I e II, que deram origem ao filme Tropa de Elite, o oficial veio ao estado a convite do governo do Acre para participar da edição do programa Desperte a Liderança que Existe em Você, em Brasileia.

Ao desembarcar no aeroporto de Rio Branco, coronel André Batista é recepcionado pelo secretário de governo, Luiz Calixto e o assessor da Sejusp, tenente Nil. Foto: Ascom/Segov
Ao desembarcar no Aeroporto Plácido de Castro, em Rio Branco, André Batista foi recepcionado pelo secretário de Governo, Luiz Calixto, o tenente Nil, assessor do gabinete do Secretário de Estado de Segurança Pública, e por um pelotão do Bope do Acre, que prestou continência e deu as boas-vindas ao oficial, símbolo nacional das operações especiais.
Na ocasião, Batista mencionou suas expectativas em participar do programa. “Será uma palestra sobre liderança, estratégia e tomada de decisão em momentos de alta pressão, temas que marcaram minha trajetória no Bope e que hoje aplico em desenvolvimento de equipes de alto rendimento em todo o país. Vamos falar sobre coragem propósito, disciplina e os pilares que constroem times fortes, preparados e alinhados. Será um encontro intenso, transformador e com espaço para interação”, afirmou.

Pelotão do Bope do Acre prestigia chegada do caveira do Rio de Janeiro em Rio Branco. Foto: Ascom/Segov
Para o secretário Luiz Calixto, a presença do coronel no estado ressalta a importância que o governo dá ao programa que tem como objetivo fortalecer lideranças nos mais diversos segmentos, além de estimular o surgimento de novos líderes. “Receber o coronel André Batista é uma oportunidade única. Ele traz uma bagagem extraordinária sobre liderança, tomada de decisão e preparo emocional. Esse conhecimento agrega muito às nossas equipes e ao público acreano”, destacou.
A palestra com André Batista integra a agenda de capacitações realizadas pelos Estado, por meio da Secretaria de Governo (Segov), com recursos de emendas parlamentares, que nesta edição será realizada nesta sexta-feira em Brasileia, no Centro Cultural Sebastião Dantas, a partir das 18 horas, com entrada gratuita e aberta à população em geral.
Comentários
Flash
Prefeitura de Rio Branco anuncia parceria com o Governo do Estado para recuperação de Ruas de Rio Branco

Comentários
Flash
Sebrae promove evento para conectar artesãos acreanos à lojistas do Sudeste e Nordeste

Evento integra o Projeto Comprador e conta com apoio de parceiros
Nos dias 3 e 4 de novembro, o Sebrae realiza o encontro de negócios do Projeto Comprador, com foco em conectar talentos do Acre a novas oportunidades de mercado. O evento acontece no formato B2B (Business to Business) e conecta 14 lojistas do Sudeste e Nordeste diretamente aos artesãos acreanos.
O Projeto Comprador contou com uma fase anterior, de capacitação com duração de quatro meses, beneficiando mais de 100 artesãos de dez municípios acreanos, incluindo representantes das etnias indígenas Puyanawa, Shanenawa, Apuriã, Huni Kuin e Marubo.
De acordo com o analista do Sebrae no Acre, Aldemar Maciel, o projeto contou com uma metodologia específica desenvolvida para os artesãos. “As capacitações consistem na modelagem de negócios, gestão da produção, precificação e comercialização, preparando o artesão para fazer negócios com esses compradores”, explicou.

A líder indígena Eni Shanenawa destacou sua satisfação em participar da iniciativa para que as pessoas conheçam a ancestralidade do Povo Shanenawa. “Agradeço ao Sebrae por esse momento tão importante em que nós estamos aqui, como indígenas, para mostrar os nossos artesanatos. É de grande importância para nós que as pessoas levem nossos produtos para fora do estado, porque a sociedade vai ter esse conhecimento da importância do artesanato indígena e do artesanato acreano”, disse.
Pela primeira vez no Acre, a representante da Loja do Museu de Arte de São Paulo (MASP), Adélia Borges, destacou as belezas da produção acreana. “Essa bioeconomia que a gente vê aqui é uma produção muito linda, cheia de significados culturais. Cada peça que vemos aqui é um trabalho enorme que o artesão faz. Nós somos uma loja em um museu importante e os produtos acreanos fazem um sucesso enorme, principalmente com os estrangeiros”, destacou.

O encontro conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Rio Branco, Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (SETE), Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a GolLog.





Você precisa fazer login para comentar.