fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Em em carta, deputados do Progressistas fazem apelo para Gladson ficar no partido

Publicado

em

Governador se reuniu com a bancada nesta segunda-feira e terá novo encontro na manhã de terça

LEANDRO CHAVES E MARCOS VINÍCIOS

A bancada do Progressistas na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) fez, em uma carta lançada na tarde de ontem segunda-feira (20), apelo para que o governador Gladson Cameli fique no partido.

No domingo (19), o chefe do Executivo havia confirmado que uma carta de desfiliação estaria escrita e pronta para ser apresentada aos dirigentes da legenda.

O governador e os deputados Nicolau Junior, Gerlen Diniz e José Bestene se reuniram nesta segunda para tratar dos desentendimentos entre Cameli e o Progressistas.

Na manhã desta terça (21), Gladson deverá se reunir novamente com a bancada antes de bater o martelo sobre sua saída do partido, por onde também foi eleito deputado federal e senador.

________________________________________

Comunicado eivado de elogios a Cameli, os deputados citaram Fernando Sabino que disse certa vez que “a democracia é oportunizar a todos o mesmo ponto de partida. Quanto ao ponto de chegada, depende de cada um”.

O comunicado não tem a assinatura da senadora Mailza Gomes, uma das principais defensoras do nome de Bocalom na disputa, e Cameli deve ficar no partido.

______________________________________________

De acordo com os parlamentares, esta premissa tem sido fundamental na vida pública do governador Gladson Cameli, respeitando opiniões e defendendo ideais os quais enxergamos como visionários e inovadores para o futuro do estado do Acre. “Foi assim durante todas as campanhas eleitorais que lutamos e vencemos desde o ano de 2006 quando o Progressistas do Acre elegeu naquele momento um dos mais jovens deputados federais do Brasil”, apontaram os progressistas fazendo um resumo da trajetória política do governador.

“É com esse mesmo espírito de liberdade, compromisso e respeito à democracia que sempre vimos em Vossa Excelência, que nós, parlamentares estaduais do Progressistas no Acre, solicitamos publicamente sua permanência no Progressistas do Acre, atualmente ocupando o cargo de Presidente de Honra desta sigla, que reconhece e valoriza não somente o homem público, mas o cidadão respeitável e decoroso Gladson de Lima Cameli”, diz trecho da carta.

No documento, os deputados declaram “total e irrestrito apoio à Vossa Excelência, que tem dedicado sua vida para reconstruir a esperança e o desenvolvimento social e econômico do estado do Acre, principalmente neste período de combate à pandemia do Coronavírus, priorizando acima de tudo a vida das pessoas”.

Sem citar o nome do presidente municipal do PP em Rio Branco, pastor Reginaldo Ferreira, que criticou o governador devido a sua postura de apoiar Socorro Neri, os deputados afirmaram que compactuaram “com atitudes partidárias que não tenham compromisso com a verdade”. “Entendemos que o momento não é adequado para externar discussões internas eleitorais uma vez que, como governador, Gladson Cameli está direcionando todos os seus esforços em liderar o estado nesse momento de desafios da saúde pública”, aponta outro trecho da nota.

Veja a íntegra da carta:

Carta Aberta dos Parlamentares Estaduais do Progressistas do Acre ao Governador Gladson de Lima Cameli

Fernando Sabino disse certa vez que a democracia é oportunizar a todos o mesmo ponto de partida. Quanto ao ponto de chegada, depende de cada um.

Esta premissa tem sido fundamental na vida pública do governador Gladson Cameli, respeitando opiniões e defendendo ideais os quais enxergamos como visionários e inovadores para o futuro do estado do Acre. Foi assim durante todas as campanhas eleitorais que lutamos e vencemos desde o ano de 2006 quando o Progressistas do Acre elegeu naquele momento um dos mais jovens deputados federais do Brasil.

Desde sempre, Gladson Cameli seguiu imbuído do mesmo propósito em sua reeleição para deputado federal, no ano de 2010. No Senado, novos sentimentos uniram sonhos rumo à liberdade ideológica e de expressão que tantos buscaram nas últimas décadas no nosso estado e no nosso país. O ano de 2018 consagrou esse sonho e as convicções de cada cidadão, enfim, retomaram espaços não somente nos veículos de comunicação, mas nas praças públicas e ruas das cidades acreanas.

É com esse mesmo espírito de liberdade, compromisso e respeito à democracia que sempre vimos em Vossa Excelência, que nós, parlamentares estaduais do Progressistas no Acre, solicitamos publicamente sua permanência no Progressistas do Acre, atualmente ocupando o cargo de Presidente de Honra desta sigla, que reconhece e valoriza não somente o homem público, mas o cidadão respeitável e decoroso Gladson de Lima Cameli.

Somos livres; o Progressistas é livre!

Declaramos nosso total e irrestrito apoio à Vossa Excelência, que tem dedicado sua vida para reconstruir a esperança e o desenvolvimento social e econômico do estado do Acre, principalmente neste período de combate à pandemia do Coronavírus, priorizando acima de tudo a vida das pessoas.

Respeitamos e reconhecemos a importância de outras lideranças políticas, mas jamais compactuaremos com atitudes partidárias que não tenham compromisso com a verdade. Entendemos que o momento não é adequado para externar discussões internas eleitorais uma vez que, como governador, Gladson Cameli está direcionando todos os seus esforços em liderar o estado nesse momento de desafios da saúde pública.

A política pode esperar, vidas não!

Por fim, governador Gladson Cameli, registramos publicamente um apelo pela reconsideração de sua decisão em desfiliar-se dos quadros do Progressistas no Acre, garantindo nosso compromisso em manter respeito às decisões que priorizem acima de qualquer interesse o bem comum e a justiça social.

Nicolau Cândido Júnior
Deputado estadual e presidente da Mesa Diretora da Aleac

Gerlen Diniz Andrade
Deputado estadual e líder do Governo na Aleac

José Barroso Bestene
Deputado estadual e Líder do Progressista na Aleac

Comentários

Continue lendo

Flash

Polícia encontra mais de 2 kg de drogas em casa abandonada na Cidade do Povo

Publicado

em

Apreensão incluiu cocaína pura, skunk e materiais usados no tráfico; imóvel servia como ponto de apoio para criminosos

Uma ação da Polícia Militar resultou na apreensão de mais de dois quilos de entorpecentes na noite desta quinta-feira (19), em uma residência abandonada localizada na Quadra 9B, no Conjunto Habitacional Cidade do Povo, no Segundo Distrito de Rio Branco.

De acordo com o Tático do 2º Batalhão, a equipe realizava patrulhamento de rotina quando foi alertada por moradores sobre a utilização do imóvel como esconderijo de drogas e ponto de apoio para o tráfico. A partir da denúncia, os militares passaram a monitorar a movimentação na casa e notaram a entrada e saída constante de pessoas.

Ao se aproximarem do local, os policiais flagraram um homem, ainda não identificado, carregando uma sacola plástica branca. O suspeito, ao perceber a presença da guarnição, fugiu pelos fundos da residência, abandonando a sacola, que continha porções de cocaína.

Durante a varredura no interior do imóvel, os militares localizaram uma quantidade significativa de entorpecentes, já embalados para a comercialização, além de uma balança de precisão, uma faca e materiais utilizados para embalar a droga. No forro da casa, havia mais sacos contendo cocaína pura.

No quintal, os agentes encontraram vários pontos de terra recém-remexida. Em um dos bueiros, utilizado como esconderijo, foi localizado um tijolo de cocaína pura e mais porções de skunk. Ao todo, foram apreendidos aproximadamente 1,4 quilo de cocaína pura e 800 gramas de skunk, totalizando 2,2 quilos de entorpecentes.

Todo o material foi recolhido e encaminhado à Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), onde o caso será investigado. A identidade do suspeito que fugiu ainda é desconhecida, e a polícia segue com diligências na tentativa de localizá-lo.

Comentários

Continue lendo

Flash

Ciclista que fazia zigue-zague na BR-317 é atingido por carro e escapa com ferimentos leves

Publicado

em

Matéria atualizada as 22h38

Sebastião de Oliveira, de 56 anos, foi socorrido pelo Samu e levado ao Hospital de Brasiléia; homem estaria visivelmente estado de embriaguez.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado no início da noite desta quinta-feira (19) para atender um acidente ocorrido no km 2 da BR-317, sentido Epitaciolândia/Rio Branco. A colisão envolveu um ciclista e um veículo de passeio,segundo testemunhas,  o ciclista apresentava sinais de embriaguez e fazia zigue-zague pela rodovia.

A vítima, identificada como Sebastião de Oliveira Santana, de 56 anos, no início havia uma suspeita de fratura no úmero do braço direito, sendo descartado após o raio-x, além de escoriações leves pelo corpo. O Samu prestou os primeiros socorros no local e encaminhou o ciclista ao Hospital Regional Raimundo Chaar, em Brasiléia.

A Polícia Militar esteve presente e auxiliou no atendimento à vítima e controle do trânsito no trecho afetado. O caso está sendo investigado pelas autoridades competentes, que irão apurar as circunstâncias do acidente e verificar a responsabilidade do ciclista, o condutor que não teve a identidade divulgada, ficou no local até a chegada das autoridades.

A suspeita de embriaguez será incluída nas investigações e o ciclista ficou em observação no hospital podendo ser liberado nas próximas horas

Comentários

Continue lendo

Flash

Fuga em massa é registrada no presídio Francisco de Oliveira Conde, em Rio Branco

Publicado

em

Presídio Francisco de Oliveira Conde – Foto: Reprodução

Nove detentos escaparam por buraco na parede durante troca de plantão; forças de segurança fazem buscas com apoio de helicóptero

Na manhã desta quinta-feira (19), uma fuga em massa foi registrada no Complexo Penitenciário Dr. Francisco de Oliveira Conde, em Rio Branco. O episódio ocorreu por volta das 7h, durante a troca de plantão da segurança interna, quando detentos do pavilhão P abriram um buraco na parede e escaparam pulando o muro da unidade prisional.

Assim que a fuga foi detectada, a direção do presídio acionou equipes da Polícia Penal, que iniciaram buscas na região de mata e nos bairros adjacentes ao complexo. A operação de recaptura conta com reforço do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), que emprega um helicóptero para sobrevoo e rastreamento da área.

Equipes especializadas da Polícia Militar, incluindo o Batalhão de Operações Especiais (BOPE), também foram mobilizadas para a ação de cerco e contenção.

Os detentos foragidos foram identificados como:

  • Davi Castro de Souza

  • Johnatan Silva Magalhães

  • Ozeias Paulo Germana Ferreira

  • Arthur Carvalho Gomes

  • Natanael do Nascimento Salgueiro

  • Geovane Costa Almeida

  • Francisco Guimarães Santana

  • Isaquiel Martins de Souza

  • Carlos Vitor de Castro Cardoso

As forças de segurança pedem que qualquer informação sobre o paradeiro dos fugitivos seja repassada de forma anônima por meio do número 190. Até o momento, não há confirmação sobre recapturas.

A direção do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (IAPEN) ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso. A situação gera preocupação entre moradores das áreas próximas ao presídio, que cobram medidas urgentes de segurança e esclarecimentos sobre possíveis falhas no sistema carcerário.

Governo se pronunciou através de Nota.

Nota pública sobre fuga de presos do Complexo Penitenciário de Rio Branco

O governo do Estado, por meio do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), informa que foi identificada a fuga de nove presos do pavilhão P da Divisão de Estabelecimento Penal de Recolhimento Provisório, no Complexo Penitenciário de Rio Branco, por volta de 6h da manhã, nesta quinta-feira, 19.

Estão foragidos:

Arthur Carvalho Gomes
Carlos Vitor de Castro Cardoso
Davi Castro de Souza
Francisco Guimarães Santana
Geovane Costa Almeida
Isaquiel Martins de Souza
Johnatan Silva Magalhães
Natanael do Nascimento Salgueiro
Ozeias Paulo Germana Ferreira

A Polícia Penal, bem como as demais forças de segurança, vem empregando todos os eforços na tentativa de realizar a captura dos foragidos, inclusive com emprego de aeronave.

Marcos Frank Costa
Presidente do Iapen

Comentários

Continue lendo