Conecte-se conosco

Cotidiano

Em clássico emocionante, Botafogo vence o Flamengo e lidera o Brasileirão

Publicado

em

Botafogo vence o Flamengo por 3 a 2 no Maracanã | Vitor Silva- Botafogo

Do Live Futebol BR

Fogão contou com uma tarde inspirada de Tiquinho Soares e conseguiu suportar a pressão do rival no Maracan

Em um clássico de cinco gols e cheio de emoção no Maracanã, o Botafogomanteve os 100% de aproveitamento ao vencer o Flamengo, por 3 a 2, na tarde deste domingo (30), e assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro.

O Fogão, que jogou com um a menos durante todo o segundo tempo, é o único a vencer os três jogos. O Flamengo, por sua vez, continua sem emplacar sob o comando de Jorge Sampaoli e perdeu a segunda seguida, estacionando em 12º lugar, com três pontos.

Abel diz gostar da rivalidade com o Corinthians: ‘Um sem o outro não era a mesma coisa’

Para o técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, a rivalidade entre Palmeiras e Corinthians também faz parte do que os clubes são.

Como foi
A primeira chance do jogo veio logo aos 5 minutos, quando Wesley cruzou rasteiro e Vidal desviou na trave. Apesar de o Flamengo ter muito mais posse de bola, quem abriu o placar foi o Botafogo. Depois de Victor Sá ter sido derrubado dentro da área por Wesley, Tiquinho Soares converteu pênalti aos 29 minutos.

O gol do Botafogo deixou a torcida rubro-negra presente no Maracanã nervosa. Principal alvo, Santos saiu jogando errado e Eduardo tentou por cobertura quase do meio-campo, mas não acertou o alvo. A resposta veio em cabeçada de Pedro defendida por Lucas Perri.

A situação do Flamengo ficou mais complicada no último lance do primeiro tempo. Eduardo cobrou escanteio e Danilo Barbosa, livre de marcação, cabeceou sem chance para Santos. Como não poderia ser diferente, os comandados de Jorge Sampaoli foram para o vestiário sob vaias da torcida.

O Flamengo voltou disposto a buscar o empate e se animou quando Rafael foi expulso logo aos 4 minutos. Na sequência, Fabrício Bruno cruzou e Léo Pereira diminuiu, fazendo explodir o Maracanã. A chance perdida por Gabigol custou caro. Aos 26, Tchê Tchê passou como quis por três jogadores adversários e cruzou para Tiquinho Soares ampliar.

Quando parecia que a partida estava decidida, Léo Pereira aproveitou escanteio e, de cabeça, marcou seu segundo gol no Maracanã. O Flamengo então se lançou com tudo para conseguir pelo menos o empate e até criou boas chances, mas o Botafogo conseguiu segurar a pressão para emplacar a sétima vitória seguida na temporada.

Próximos jogos pelo Brasileirão
Pela quarta rodada, os times voltam a campo no domingo (7). O Flamengo visita o Athletico-PR, às 16h (de Brasília), na Arena da Baixada, em Curitiba (PR), e o Botafogo recebe o Atlético-MG, às 18h30 (de Brasília), no Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ).

FICHA TÉCNICA
Flamengo 2 x 3 Botafogo

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data e hora: domingo (30), às 16h
Árbitro: Edina Alves Batista (Fifa-SP)
Assistentes: Neuza Ines Back (Fifa-SP) e Leila Naiara Moreira da Cruz (Fifa-DF)
Árbitro de vídeo: Daiane Muniz (VAR Fifa-SP)

Gols: Léo Pereira, aos 18’/2T e aos 40’/2T (Flamengo); Tiquinho Soares, aos 9’/1T e aos 26’/2T, e Danilo Barbosa, aos 49’/1T (Botafogo)

FLAMENGO: Santos; Fabrício Bruno, David Luiz e Léo Pereira; Wesley (Marinho), Thiago Maia (Victor Hugo), Vidal (Matheus França), Everton Cebolinha (Bruno Henrique) e Ayrton Lucas (Everton Ribeiro); Gabigol e Pedro: Técnico: Jorge Sampaoli.

BOTAFOGO: Lucas Perri; Rafael, Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Danilo Barbosa, Tchê Tchê (Philipe Sampaio) e Eduardo (Marlon Freitas); Júnior Santos (Di Placido), Victor Sá (Luis Henrique) e Tiquinho Soares. Técnico: Luís Castro.

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Santa Cruz bate o Rio Branco e conquista título inédito do Estadual 2026

Publicado

em

O Santa Cruz bateu o Rio Branco por 1 a 0 neste sábado, 21, no Tonicão, e conquistou o título do Campeonato Estadual de 2026. Marquinhos marcou o gol da vitória e da primeira taça da Capivara na elite do futebol acreano.

Santa Cruz dominou

O Santa Cruz começou a final atacante e aos 13 minutos, Mosquito cruzou e Marquinhos escorou para fazer 1 a 0.

O Santa Cruz seguiu jogando no ataque e criou, no mínimo, mais três chances de ampliar o placar.

Na segunda etapa, Ulisses Torres tornou o Rio Branco mais ofensivo e aos 13 Matheus Reis perdeu a chance de empatar, na frente de João Pedro.

Na reta final da partida, Diego Pereira chutou forte e João realizou um “milagre” para garantir a vitória e o título.

Faz história

Santa Cruz SAF fundada em 2022 garante uma rápida ascensão no Estado. A equipe ganhou o título da 2ª Divisão, em 2025, e levantou a taça mais importante do Estado em 2026. A Capivara estará nas competições nacionais em 2027.

Fala, Sandro!

“Trabalhamos duro e esse título é por mérito de todos. Sabíamos das dificuldades, mas fizemos um jogo seguro e conquistamos todas as metas programadas”, declarou o técnico Sandro Resende.

Rio Branco em reconstrução

“Candidato” ao rebaixamento no início do Estadual, inicia mais uma reconstrução sob o comando de Gerson Boaventura retornando aos torneios nacionais na próxima temporada.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Galvez vence o Humaitá e garante vaga na Copa do Brasil em 2027

Publicado

em

O Galvez venceu o Humaitá por 3 a 1 neste sábado, 21, no Tonicão, e garantiu a 3ª colocação no Campeonato Estadual Sicredi de 2026 e a vaga na Copa do Brasil em 2027. Luquinhas, Marcelinho e Caíque anotaram os gols do Imperador e Diguda anotou para o Tourão.

Sem grandes emoções

Mesmo com uma vaga na Copa do Brasil em jogo, Galvez e Humaitá realizaram uma partida sem grandes emoções.

O Galvez abriu 2 a 0 no marcador e foi para o intervalo com uma boa vantagem.

No segundo tempo, a zaga do Imperador falhou e Diguda descontou e nos acréscimos Caíque, cobrando penalidade, fechou o placar.

Galvez

O elenco do Galvez reapresenta-se na segunda, 23, ao técnico Maurício Carneiro e começa a preparação para a estreia na Copa Norte.

O primeiro desafio do Imperador será contra o Amazonas na quinta, 26,às 16h30, no Tonicão, contra o Amazonas.

Humaitá

O Humaitá vai começar a preparação para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série D. Os zagueiros Carlos Henrique e Andrezinho e o atacante Alexandro não seguem no Tourão.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

No Dia Mundial da Água, rios do Acre se destacam como fonte de vida e sustento de comunidades ribeirinhas e povos indígenas

Publicado

em

No Acre, falar de água é falar de vida. Em um estado marcado pela força dos rios e pela presença da Floresta Amazônica, a água não é apenas um recurso natural, é o que sustenta comunidades inteiras, conecta territórios e preserva tradições que atravessam gerações. Neste 22 de março, Dia Mundial da Água, o olhar se volta especialmente para os rios acreanos e para as pessoas que vivem deles, às suas margens.

A data é um chamamento à necessidade de preservar nossos recursos hídricos, haja vista as mudanças climáticas que impactam diretamente no acesso à água potável e de qualidade para todos nós, especialmente em regiões vulneráveis, onde a escassez impacta diretamente na saúde e desenvolvimento das comunidades.

Rios como o Acre, Purus, Juruá e o Tarauacá atravessam o estado e, ao longo de suas águas, vivem milhares de famílias ribeirinhas e povos indígenas, que com eles mantêm uma relação ancestral e respeitosa.

Nessas localidades, o rio é parte do cotidiano desde as primeiras horas do dia. É dele que vem a água para consumo, preparo de alimentos e atividades corriqueiras. É também por ele que as pessoas se deslocam para estudar, trabalhar, buscar atendimento de saúde ou escoar a produção.

Além de sustentar a vida na Amazônia, os rios e a floresta também influenciam o clima de grande parte do continente. Um fenômeno conhecido como “rios voadores” mostra como a evaporação da água da floresta e dos rios forma grandes correntes de umidade que viajam pela atmosfera, ajudando a levar chuvas para diferentes regiões do Brasil e da América do Sul.

O governo tem ampliado ações voltadas à proteção dos recursos hídricos e das bacias hidrográficas do estado. Por meio de políticas públicas ambientais, programas de monitoramento, educação ambiental e iniciativas de regularização ambiental, o poder público busca garantir que os rios continuem sendo fonte de vida para as comunidades e para a floresta.

Também têm sido fortalecidas parcerias entre órgãos ambientais, instituições públicas e comunidades locais para preservar nascentes, igarapés e áreas de floresta que ajudam a manter o equilíbrio dos ciclos da água.

Em um estado que, nos últimos anos, enfrentou tanto grandes cheias quanto períodos de seca severa, o cuidado com a água se tornou ainda mais urgente. Proteger os rios significa garantir qualidade de vida para quem vive na floresta, segurança hídrica para as cidades e equilíbrio ambiental.

No Acre, onde muitos caminhos ainda seguem o curso das águas, os rios continuam sendo mais do que paisagem: são parte da história, da cultura e do futuro de um povo. Cuidar da água é cuidar da vida que pulsa ao longo de cada margem da Amazônia acreana.

Janine Brasil é assessora de comunicação no Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e repórter na Secretaria de Comunicação (Secom). Atuou como editora-chefe do Portal de Notícias G1 Acre por quase 10 anos, foi professora do curso de jornalismo do Iesacre/Uninorte por 7 anos, gosta de séries, livros e rock

The post No Dia Mundial da Água, rios do Acre se destacam como fonte de vida e sustento de comunidades ribeirinhas e povos indígenas appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo