fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Em Brasília, deputados e governador do Acre garantem reconstrução da BR e moradias para atingidos pela alagação

Publicado

em

A quarta-feira (13) foi de importantes conquistas para o Acre quando uma comitiva de deputados estaduais, liderada pelo deputado estadual e primeiro secretário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Nicolau Júnior (Progressistas), se uniu ao governador Gladson Cameli (Progressistas) para juntos pleitearem, em Brasília (DF), obras emergenciais para o estado.

No Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em reunião com o presidente do órgão, Fabrício Galvão, foram duas as pautas: as obras de manutenção e reconstrução de trecho da BR 364 e a construção do anel viário de Brasileia e Epitaciolândia. Numa segunda agenda, também na capital federal, as tratativas foram sobre a construção de moradias para as famílias atingidas pelas cheias dos rios acreanos, no Ministério das Cidades, com o ministro Jader Barbalho Filho. O presidente do DNIT, Fabrício Galvão, assegurou a continuidade das obras do anel viário de Brasileia e Epitaciolândia, com investimento estimado em cerca de R$ 100 milhões. “Acertamos com o governador que o DNIT assumirá este convênio e vai licitar o remanescente desta obra e entregar ao Acre este empreendimento. Queremos retomar este projeto o mais rápido possível”, afirmou o presidente, reconhecendo a importância da obra para a região do Alto ACRE e o empenho dos deputados acreanos ao expressarem o anseio da população por sua conclusão.

No mesmo encontro, a comitiva do Acre da qual faziam parte também os deputados estaduais Clodoaldo Rodrigues (Republicanos), Pablo Bregense (PSD) e Tadeu Hassem (Republicanos), tratou sobre a reconstrução dos primeiros 200 quilômetros da BR-364, especialmente no trecho entre Sena Madureira e Feijó, considerado um dos mais críticos.

O deputado Nicolau Júnior ressaltou da necessidade urgente das obras. “O povo do Acre, principalmente do Juruá, tem pago um preço alto pelas condições ruins da BR-364. Precisamos do apoio do governo federal para reconstruir esta importante rodovia e a convite do governador Gladson viemos a Brasília e tratamos da manutenção e reconstrução da nossa BR-364, mas também sobre o anel viário de Brasileia e Epitaciolândia, aquela obra tão importante”, disse.

Nicolau Júnior destacou ainda a importância da união de esforços para garantir avanços importantes para o Acre. “A nossa bancada estadual acreana está unida em busca de resultados para o nosso povo acreano, junto com os nossos deputados federais e o nosso governador, no comprometimento e trabalho conjunto em prol do desenvolvimento e do bem-estar da população acreana”, afirmou.

O deputado Tadeu Hassem, que é de Brasiléia, lembrou o clamor da população do Alto Acre e agradeceu ao governador pela iniciativa. “A conclusão do anel viário vai evitar o isolamento terrestre da nossa região. Agradecemos o investimento na BR-317 que interliga Rio Branco, Boca do Acre e Assis Brasil, e também na BR-364, onde há necEssidade de novos investi menos, mas principalmente pela retomada da obra do anel viário Brasileia e Epitaciolândia que é um clamor da nossa população e tivemos a garantia do Dnit de que assumirá essa importante obra já no verão. Essa nossa união só trará bons frutos para o nosso Acre”, reiterou.
Clodoaldo Rodrigues e Pablo Bregense, que são de Sena Madureira, comemoraram a reconstrução do trecho da BR-364 que irá beneficiar a região. “Recebemos a notícia maravilhosa da reconstrução de 200 quilôlmetros da nossa BR 364 de Sena Madureira até Feijó. Isso é gratificante porque mostra a preocupação do governo federal conosco. Só temos a agradecer ao governador que nos trouxe até aqui para que o nosso clamor fosse ouvido”, expressou Bregense.

“Agradecemos ao governador Gladson, à bancada e ao DNIT porque pedimos e, graças a Deus, a tão sonhada reconstrução da BR 364, no trecho de 200 km até Feijó, vai iniciar já nesse verão. É uma felicidade para as pessoas que tanto nos pediram, que tanto sofriam nessa estrada e agora haverá a reconstrução num novo modelo de infraestrutura. Então, é um momento feliz, que mostra a nossa força e que a bancada está unida em um só propósito”, concluiu Clodoaldo Rodrigues.

Moradias urgentes para atingidos pelas enchentes no Acre

Com o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, o governador e a comitiva apresentaram demandas urgentes, como a construção de moradias para famílias atingidas pelas enchentes no estado.

“Precisamos fazer a remoção das pessoas, resolver esse problema em definitivo e acabar com o sofrimento de quem vive enfrentando as enchentes no estado”, destacou o governador.

O deputado estadual Nicolau Júnior reforçou a necessidade de soluções definitivas para o problema das enchentes, destacando a importância de medidas como a doação de terrenos da União e o apoio na elaboração de projetos de reurbanização.

“Tem muita gente que tem casa, mas precisa sair por conta das águas, e tem gente que não tem uma casa, é um déficit muito grande com cerca de 24 mil famílias”, disse Nicolau.

Mais de 8,3 mil unidades habitacionais foram atingidas pelas enchentes nos 19 municípios abrangidos.

O ministro Jader Barbalho afirmou apoio e se dispôs a avaliar formas de contribuir com o Estado na elaboração do projeto, que abranja desde a construção de novas moradias até ações a serem desenvolvidas nas áreas a serem desocupadas. “Podemos trabalhar juntos nas soluções definitivas ou pelo menos mitigatórias para o estado”, disse o ministro.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura promove diálogo com a comunidade do Km 13 linha 09 para debater melhorias

Publicado

em

Na manhã deste sábado (04), a equipe da prefeitura local realizou uma importante reunião com os moradores da comunidade do Km 13 linha 09. O encontro teve como objetivo discutir diversas demandas locais e buscar soluções em prol do desenvolvimento da região.

Dentre as pautas debatidas, destacaram-se as melhorias necessárias nos ramais da área, visando facilitar o acesso e o escoamento da produção agrícola. Além disso, foram abordados benefícios destinados aos produtores locais, os quais serão viabilizados por meio da Secretaria de Agricultura.

O evento contou com a presença do Gerente de Ramais, Francisco Lima, e da Secretária de Agricultura, Ana Kelly, que trouxeram suas contribuições e esclareceram dúvidas dos participantes.

Essa iniciativa reforça o compromisso da administração municipal em promover um diálogo aberto e transparente com a comunidade, buscando atender às suas necessidades e proporcionar melhorias significativas em sua qualidade de vida.

Comentários

Continue lendo

Flash

VÍDEO: Estudantes de medicina e Forças de Segurança Bolivianas recebem curso de suporte vital básico em aeroporto

Publicado

em

Uma oportunidade única tem sido oferecida aos estudantes de medicina e às forças de segurança da Bolívia: um curso intensivo de suporte vital básico em aeroportos. Essa iniciativa, proporcionada gratuitamente pelas forças de segurança bolivianas, em especial pela Aeronáutica, visa capacitar profissionais para lidar com resgates e primeiros socorros em situações de emergência aeroportuária.

O curso, com duração de 15 dias, teve início recentemente e está previsto para encerrar nesta próxima terça-feira, dia dia 7. Durante esse período, os participantes têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades e conhecimentos em técnicas de resgate de vítimas e prestação de primeiros socorros em acidentes aeroportuários.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Faculdade Domingos Savio UPDS e as forças de segurança da Bolívia, evidenciando o compromisso conjunto com a formação e capacitação de profissionais preparados para lidar com situações críticas nos aeroportos do país.

Comentários

Continue lendo

Flash

Produtores de café passam por oficina e dão ao Acre a 2ª maior produção do Norte

Publicado

em

Produtores de café do interior do Acre participaram de capacitação com técnicos da EmbrapaFotos cedidas.

Leônidas Badaró – Durante essa semana, produtores de café do interior do Acre tiveram a oportunidade de participar de uma oficina prática sobre colheita e pós-colheita dos cafés robustas amazônicos.

A capacitação aconteceu nos municípios de Mâncio Lima, Cruzeiro do Sul e Acrelândia, polos importantes da produção cafeeira no estado. Conforme Michelma Lima, agrônoma e especialista em café da Secretaria de Agricultura, o objetivo do curso é melhorar a qualidade do café produzido no Acre.

“Esse curso é para melhorarmos a qualidade do que é produzido. Ainda temos alguns desafios como a colheita no período certo, os palestrantes mostram o ponto certo da maturação do grão para a colheita, lavagem, seleção do grão. Estamos promovendo conhecimento para aprimorar a produção. Temos também informações sobre a secagem correta, foi um treinamento muito importante para quem quer agregar mais qualidade ao seu café e alcançar novos mercados”, explica.

O Acre tem hoje a segunda maior produção de café na Região Norte, ficando atrás de Rondônia, que é um dos maiores produtores do país. Ocorre que a produção acreana, estimada no ano passado de 46 mil sacas de café, é muito abaixo do potencial que tem o estado, que reúne condições de clima e solo apontadas como ideais para a produção.

Um dos palestrantes do curso, o pesquisador da Embrapa Henrique Alves, diz que o Acre está seguindo a trilha de desenvolvimento. “O Acre tem investido em tecnologia, visitando as lavouras a gente percebe que existe uma boa vontade para a cadeia do café. O estado começou desde o ano passado um movimento de qualidade do café, assim como aconteceu em Rondônia, o estado vai evoluir na qualidade e isso vai trazer novas possibilidades de renda e mais reconhecimento do café acreano”, explica.

Comentários

Continue lendo