Flash
Em Brasília, deputados e governador do Acre garantem reconstrução da BR e moradias para atingidos pela alagação

A quarta-feira (13) foi de importantes conquistas para o Acre quando uma comitiva de deputados estaduais, liderada pelo deputado estadual e primeiro secretário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Nicolau Júnior (Progressistas), se uniu ao governador Gladson Cameli (Progressistas) para juntos pleitearem, em Brasília (DF), obras emergenciais para o estado.
No Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em reunião com o presidente do órgão, Fabrício Galvão, foram duas as pautas: as obras de manutenção e reconstrução de trecho da BR 364 e a construção do anel viário de Brasileia e Epitaciolândia. Numa segunda agenda, também na capital federal, as tratativas foram sobre a construção de moradias para as famílias atingidas pelas cheias dos rios acreanos, no Ministério das Cidades, com o ministro Jader Barbalho Filho. O presidente do DNIT, Fabrício Galvão, assegurou a continuidade das obras do anel viário de Brasileia e Epitaciolândia, com investimento estimado em cerca de R$ 100 milhões. “Acertamos com o governador que o DNIT assumirá este convênio e vai licitar o remanescente desta obra e entregar ao Acre este empreendimento. Queremos retomar este projeto o mais rápido possível”, afirmou o presidente, reconhecendo a importância da obra para a região do Alto ACRE e o empenho dos deputados acreanos ao expressarem o anseio da população por sua conclusão.

No mesmo encontro, a comitiva do Acre da qual faziam parte também os deputados estaduais Clodoaldo Rodrigues (Republicanos), Pablo Bregense (PSD) e Tadeu Hassem (Republicanos), tratou sobre a reconstrução dos primeiros 200 quilômetros da BR-364, especialmente no trecho entre Sena Madureira e Feijó, considerado um dos mais críticos.
O deputado Nicolau Júnior ressaltou da necessidade urgente das obras. “O povo do Acre, principalmente do Juruá, tem pago um preço alto pelas condições ruins da BR-364. Precisamos do apoio do governo federal para reconstruir esta importante rodovia e a convite do governador Gladson viemos a Brasília e tratamos da manutenção e reconstrução da nossa BR-364, mas também sobre o anel viário de Brasileia e Epitaciolândia, aquela obra tão importante”, disse.
Nicolau Júnior destacou ainda a importância da união de esforços para garantir avanços importantes para o Acre. “A nossa bancada estadual acreana está unida em busca de resultados para o nosso povo acreano, junto com os nossos deputados federais e o nosso governador, no comprometimento e trabalho conjunto em prol do desenvolvimento e do bem-estar da população acreana”, afirmou.

O deputado Tadeu Hassem, que é de Brasiléia, lembrou o clamor da população do Alto Acre e agradeceu ao governador pela iniciativa. “A conclusão do anel viário vai evitar o isolamento terrestre da nossa região. Agradecemos o investimento na BR-317 que interliga Rio Branco, Boca do Acre e Assis Brasil, e também na BR-364, onde há necEssidade de novos investi menos, mas principalmente pela retomada da obra do anel viário Brasileia e Epitaciolândia que é um clamor da nossa população e tivemos a garantia do Dnit de que assumirá essa importante obra já no verão. Essa nossa união só trará bons frutos para o nosso Acre”, reiterou.
Clodoaldo Rodrigues e Pablo Bregense, que são de Sena Madureira, comemoraram a reconstrução do trecho da BR-364 que irá beneficiar a região. “Recebemos a notícia maravilhosa da reconstrução de 200 quilôlmetros da nossa BR 364 de Sena Madureira até Feijó. Isso é gratificante porque mostra a preocupação do governo federal conosco. Só temos a agradecer ao governador que nos trouxe até aqui para que o nosso clamor fosse ouvido”, expressou Bregense.
“Agradecemos ao governador Gladson, à bancada e ao DNIT porque pedimos e, graças a Deus, a tão sonhada reconstrução da BR 364, no trecho de 200 km até Feijó, vai iniciar já nesse verão. É uma felicidade para as pessoas que tanto nos pediram, que tanto sofriam nessa estrada e agora haverá a reconstrução num novo modelo de infraestrutura. Então, é um momento feliz, que mostra a nossa força e que a bancada está unida em um só propósito”, concluiu Clodoaldo Rodrigues.

Moradias urgentes para atingidos pelas enchentes no Acre
Com o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, o governador e a comitiva apresentaram demandas urgentes, como a construção de moradias para famílias atingidas pelas enchentes no estado.
“Precisamos fazer a remoção das pessoas, resolver esse problema em definitivo e acabar com o sofrimento de quem vive enfrentando as enchentes no estado”, destacou o governador.
O deputado estadual Nicolau Júnior reforçou a necessidade de soluções definitivas para o problema das enchentes, destacando a importância de medidas como a doação de terrenos da União e o apoio na elaboração de projetos de reurbanização.
“Tem muita gente que tem casa, mas precisa sair por conta das águas, e tem gente que não tem uma casa, é um déficit muito grande com cerca de 24 mil famílias”, disse Nicolau.
Mais de 8,3 mil unidades habitacionais foram atingidas pelas enchentes nos 19 municípios abrangidos.
O ministro Jader Barbalho afirmou apoio e se dispôs a avaliar formas de contribuir com o Estado na elaboração do projeto, que abranja desde a construção de novas moradias até ações a serem desenvolvidas nas áreas a serem desocupadas. “Podemos trabalhar juntos nas soluções definitivas ou pelo menos mitigatórias para o estado”, disse o ministro.
Comentários
Flash
Adolescente de 13 anos é atingido por disparo acidental durante caçada em área rural de Manoel Urbano
O adolescente T. O. S., de 13 anos, foi atingido por um disparo de arma de fogo na manhã desta terça-feira (30), durante uma caçada em uma propriedade rural localizada no km 18 do Ramal do Portella, com acesso pelo km 8 da BR-364, no trecho entre Manoel Urbano e Feijó, no interior do Acre.
De acordo com informações repassadas por testemunhas, o adolescente estava acompanhado do irmão quando ambos entraram em uma área de mata para caçar. Em determinado momento, o irmão teria se deslocado até um igarapé para beber água e, ao se agachar, manuseou uma espingarda de forma inadequada. A arma acabou caindo e, ao tocar o solo, efetuou um disparo acidental.
O tiro atingiu o ombro esquerdo do adolescente, provocando sangramento intenso. Ao ouvir o disparo, o irmão correu até o local e encontrou a vítima caída. O jovem foi socorrido inicialmente até a residência da família e, em seguida, encaminhado à Unidade Mista de Saúde do município.
Após a avaliação médica, os profissionais constataram a gravidade do ferimento e optaram pela transferência do adolescente para o pronto-socorro de Rio Branco, onde ele passaria por exames complementares e acompanhamento especializado.
Até o fechamento desta matéria, a Polícia Civil e a Polícia Militar de Manoel Urbano informaram que não havia registro oficial da ocorrência.
Comentários
Flash
Motorista de aplicativo é rendido, amarrado e tem carro roubado durante corrida em Sena Madureira
Um motorista de aplicativo viveu momentos de terror ao ser rendido e ter o carro roubado durante uma corrida na noite desta segunda-feira (29), em Sena Madureira, no interior do Acre. O veículo, um Fiat Mobi, foi localizado na manhã desta terça-feira (30), após denúncias de moradores que auxiliaram a polícia nas buscas.
Segundo as informações apuradas, os criminosos solicitaram a corrida com destino ao km 10 da estrada de Manoel Urbano. Durante o trajeto, o motorista foi surpreendido por dois indivíduos armados — um deles com um revólver e o outro com uma arma de fabricação caseira. A vítima foi rendida, teve as mãos amarradas e foi levada até um ramal em uma área afastada.
Após o assalto, os suspeitos fugiram levando o veículo, cartões bancários, um óculos escuro e um aparelho celular Samsung A52. O motorista foi abandonado nas proximidades de uma ponte e conseguiu pedir ajuda algum tempo depois.
Relatos de moradores foram fundamentais para a reconstituição do caso. Testemunhas informaram que o motorista foi visto correndo e pedindo socorro, ainda com as mãos amarradas, no ramal conhecido como Tonha Vieira. Ele foi acolhido por moradores da região, que o conduziram até um ponto onde a polícia já realizava diligências.
Apesar do susto e do trauma, a vítima não sofreu ferimentos graves e passa bem.
Ainda de acordo com o motorista, o telefone utilizado para solicitar o transporte teve a foto de perfil alterada após o crime, exibindo a imagem de um possível integrante de organização criminosa conhecido pelo apelido de “Terror”.
Após novas denúncias, a guarnição policial localizou o Fiat Mobi escondido em uma área de matagal no bairro Ana Vieira. O veículo não apresentava sinais aparentes de avarias. A perícia chegou a ser acionada, mas não havia perito disponível no momento, e o carro foi encaminhado à delegacia para os procedimentos legais.
A Polícia Civil segue investigando o caso para identificar e localizar os envolvidos no crime.
Comentários
Flash
Detran divulga calendário de licenciamento anual de veículos para 2026
O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) publicou a Portaria nº 1.196, de 19 de dezembro de 2025, que define os prazos para a renovação do licenciamento anual de veículos automotores em todo o estado no exercício de 2026.
Conforme a portaria, o calendário de licenciamento seguirá o algarismo final da placa do veículo. Proprietários de veículos com placas terminadas em 1 e 2 deverão regularizar a situação até 31 de março. Para os finais 3 e 4, o prazo se encerra em 30 de abril; final 5, em 29 de maio; final 6, em 30 de junho; final 7, em 31 de julho; final 8, em 31 de agosto; final 9, em 30 de setembro; e final 0, em 30 de outubro.
O Detran destaca que o licenciamento anual é obrigatório e garante a circulação regular do veículo, além de evitar penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro, como multas, pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e remoção do veículo. A autarquia orienta os proprietários a ficarem atentos aos prazos e a buscarem os canais oficiais do órgão para mais informações sobre o procedimento












Você precisa fazer login para comentar.