Conecte-se conosco

Cotidiano

Em Brasileia, Sefaz muda local de atendimento durante reforma da agência

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Fazenda do Acre (Sefaz) comunica aos contribuintes de Brasileia que a agência de atendimento estará em novo endereço. A mudança se dá em virtude da reforma no prédio da agência. Enquanto durarem as reformas, os servidores estarão atendendo os contribuintes no Núcleo de Educação de Brasileia, localizado à rua Benjamin Constant, n° 64.

A Sefaz está atendendo os contribuintes no Núcleo de Educação do Estado. Foto: Ascom/Sefaz

Apesar da reforma, os servidores continuam atendendo no mesmo horário, de 7h30 às 13h30. A Sefaz acredita que, melhorando as dependências da agência, gera empregos e renda, o que movimenta a economia e, consequentemente, a arrecadação, que volta como mais benefícios à população em saúde, educação e segurança.

De acordo com o secretário da Fazenda, Amarísio Freitas, a mudança se faz necessária para proporcionar um espaço mais amplo e que atenda melhor às demandas diárias dos servidores e dos contribuintes. “Vamos ampliar a unidade, pois a estrutura aqui é bastante pequena. A cidade terá, em breve, uma agência mais adequada e confortável para receber os contribuintes”, destacou o secretário.

A obra busca oferecer mais comodidade para quem frequenta o local, tendo em vista que, na última alagação histórica do rio Acre, a agência foi atingida pelas águas, causando defeitos nas estruturas.

As melhorias nas dependências da agência geram empregos, o que movimenta a economia e, consequentemente, a arrecadação, que volta como mais benefícios à população, em saúde, educação, segurança. Foto: Ascom/Sefaz.

A Sefaz está à disposição dos contribuintes para prestar os esclarecimentos adicionais necessários por meio dos telefones (68) 3215-2010, 3215-2011, ou pelo site: http://www.sefaz.acre.gov.br/.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Rodrigo Deião tem atletas regularizados e pode fazer mudanças na Adesg

Publicado

em

Foto Glauber Lima: Adesg tem um jogo difícil na 2ª rodada do Estadual

Os meias Bruno, Gabriel Silva e Breno foram regularizados nesta terça, 20, e são três opções do técnico Rodrigo Deião na Adesg. O Leão enfrenta o Vasco no sábado, 24, às 17 horas, na Arena da Floresta.

Começa a definir

Rodrigo Deião comanda um trabalho tático nesta quarta, 21, e começa a montagem da equipe para o segundo jogo no Estadual. O zagueiro Jailson pode seguir improvisado na lateral, mas existe a possibilidade de Matheus Damasceno assumir a titularidade.

Fase de recuperação

Ainda em fase de recuperação de uma lesão no joelho direito, o meia/atacante Polaco também pode ganhar mais minutos contra o Vasco. O atleta é uma peça importante dentro da construção de uma equipe forte para lutar por uma vaga na semifinal.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Ensino de computação e robótica passa a fazer parte da formação escolar no Acre

Publicado

em

Foto: Mardilson Gomes/SEE

O Conselho Estadual de Educação do Acre (CEE/AC) publicou nesta quarta-feira, 21, a Resolução nº 667/2025, que institui o Currículo de Educação Digital, Midiática e Computacional do Estado, incorporado ao Currículo de Referência Único do Acre. A medida, publicada no Diário Oficial do Estado, orienta a implementação dos conteúdos em escolas públicas e privadas, tanto na rede estadual quanto nos sistemas municipais de ensino, a partir de 2026.

O currículo tem como base a BNCC Computação, seguindo as diretrizes da Política Nacional de Educação Digital (Lei nº 14.533/2023), que prevê o ensino de computação, programação, robótica e competências digitais desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Segundo a presidente do CEE/AC, Elisete Silva Machado, a iniciativa visa garantir letramento digital e desenvolvimento do pensamento computacional, preparando os estudantes para os desafios da sociedade digital.

O currículo está estruturado em três eixos principais: Pensamento Computacional: desenvolvimento de capacidade de analisar, modelar, resolver e automatizar problemas de forma sistemática, criando algoritmos e aplicando fundamentos da computação; Mundo Digital: compreensão de hardware, computadores, tablets, celulares e do ambiente digital baseado na internet e Cultura Digital: aprendizagem voltada à participação ética e crítica no mundo digital, considerando os impactos da revolução tecnológica na sociedade.

A resolução estabelece que os conteúdos podem ser oferecidos como componente curricular específico ou tema transversal, e define critérios para a formação de professores, incluindo licenciaturas em computação, informática, robótica educacional ou especialização na área. As escolas deverão garantir formação continuada, recursos tecnológicos, acessibilidade e banda larga para apoiar a prática pedagógica.

O currículo será incorporado a todos os níveis da educação básica, incluindo Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e finais), Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação do Campo, das Águas, das Florestas e Educação Indígena, respeitando a territorialidade e direitos interculturais das comunidades.

A Resolução CEE/AC nº 667/2025 entra em vigor na data de sua publicação, e os sistemas de ensino devem iniciar a implementação e operacionalização em 2026, com atualização dos documentos curriculares, planos de curso e regimentos escolares, garantindo que todos os estudantes tenham acesso às competências digitais.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Crise no Republicanos do Acre escancara divisão entre aliados de Gladson e projeto de Alan Rick

Publicado

em

Roberto Duarte afirma que partido já tem nomes para duas vagas federais e três estaduais, mas não revela candidatos por medo de “cooptação” segunda o parlamentar

O presidente estadual do Republicanos no Acre, confirmou que a chapa do partido para deputado estadual nas eleições de 2026 não contará com nenhum dos atuais parlamentares da legenda. Foto: captada 

Durante agenda oficial em Brasiléia e Epitaciolândia, últimos dois dias (19/20), onde se reuniu com lideranças, como também o prefeito Carlinhos do Pelado (PP) e o líder Sérgio Lopes (PL), o presidente estadual do Republicanos no Acre, deputado federal Roberto Duarte, confirmou que o partido não dará legenda para a reeleição dos atuais deputados estaduais Clodoaldo Rodrigues, Tadeu Hassem e Gene Diniz.

Duarte afirmou que o Republicanos já tem nomes definidos para disputar — e eleger — duas vagas na Câmara Federal e três na Assembleia Legislativa, mas não revelou as identidades por receio de que sejam “cooptados” por adversários, segundo o parlamentar. A estratégia indica uma renovação forçada na bancada estadual do partido, que busca ampliar sua representação sem repetir os titulares atuais.

A filiação de Alan Rick ao Republicanos, vem produzindo novos capítulos no tabuleiro político do Acre e gesto de lealdade ao governador Gladson e à vice Mailza. Foto: captada 

Em entrevista ao jornalista Luis Carlos (Crica), Duarte afirmou que o Republicanos já tem chapas prontas para eleger deputados federais e estaduais no estado, não revelou os nomes e a declaração sinaliza uma renovação na bancada estadual da legenda e aponta para uma disputa interna acirrada nas prévias do partido.

Nos bastidores da política, o clima no Republicanos é de ruptura, e não há como disfarçar. A filiação do senador Alan Rick ao partido, celebrada com pompa e presença de figuras nacionais da legenda, também serviu para escancarar quem está dentro… e quem está fora do novo projeto político da legenda no acre.

Os três deputados estaduais do Republicanos na Assembleia Legislativa: Gene Diniz, Clodoaldo Rodrigues e Tadeu Hassem, simplesmente não apareceram ao evento de filiação do pré-candidato ao governo Alan Rick. A ausência foi tudo, menos casual. Nos corredores da Aleac, a leitura é unânime: foi um gesto claro de lealdade ao governador Gladson Cameli e à vice Mailza Assis, que será a candidata do grupo ao governo em outubro.

A ligação dos três deputados do Republicanos com o Palácio Rio Branco não é de hoje. Todos têm raízes no Progressistas, partido de Gladson e Mailza. O deputado Clodoaldo tem a esposa, Delcimar Leite, como vice-prefeita de Zequinha Lima (PP) em Cruzeiro do Sul. Gene Diniz é irmão do prefeito de Sena Madureira, Gerlen Diniz, também do PP. Já Tadeu Hassem é irmão da ex-prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem, outro nome forte da sigla, cotada para disputar uma cadeira no Congresso Nacional.

Roberto Duarte, em agenda na fronteira, afirma que chapas para federal e estadual já estão definidas, mas oculta nomes para evitar “cooptação”. Foto: captada 

Fidelidade politica tem preço

O presidente estadual do Republicanos já tinha deixado claro na época da filiação do senador Alan Rick de quem não estivesse alinhado teria que buscar outro abrigo partidário para tentar a reeleição. Traduzindo: ou seguem o novo comando, ou ficam sem a legenda em 2026.

Nos bastidores, a avaliação é que a saída dos três parlamentares é só uma questão de tempo. A relação com o governo Gladson segue firme, e há quem aposte que o Progressistas abrirá as portas para recebê-los, afinal, o grupo é o mesmo, e a lealdade, nesse jogo, ainda conta muito.

Como diz o ditado, ainda há muita água para rolar por debaixo dessa ponte. E, no Acre, o rio da política costuma mudar de curso de uma hora para outra.

Gene Diniz, Clodoaldo Rodrigues e Tadeu Hassem, mantém lealdade politica ao governador Gladson Cameli e à vice Mailza Assis. Foto: captada

Comentários

Continue lendo