Conecte-se conosco

Geral

Em alusão ao Dia do Índio, Fundhacre realiza atividades na unidade hospitalar

Publicado

em

Em alusão ao Dia do Índio, comemorado nesta terça-feira, 19, a Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), por meio do Núcleo de Saúde Indígena da unidade, realizou uma atividade que contou com uma exposição de artesanato, apresentação de dança tradicional, além da distribuição de folders abordando sobre a importância dos direitos dos povos indígenas.

Em alusão ao Dia do Índio, Fundhacre realiza atividades na unidade hospitalar. Foto: Willian Silva

“A Fundação Hospitalar, por ser uma unidade de referência para todo o estado e representar grande parte das políticas públicas de saúde, não poderia deixar, no dia de hoje, de ouvir essas solicitações dos povos indígenas, no sentindo de um atendimento de mais qualidade. Com relação  a isso, a Fundhacre tem se organizado com suas enfermarias, além da oferta de insumos que são específicos para essa população”, destaca a chefe do Planejamento, Duciana Araújo.

“A Fundhacre tem se organizado com suas enfermarias, além da oferta de insumos que são específicos para essa população”, destaca a chefe do Planejamento, Duciana Araújo.  Foto: Willian Silva

Toda a atividade contou com a presença de representantes dos povos indígenas dos municípios de Feijó, Mâncio Lima, Boca do Acre, Tarauacá, Santa Rosa e Jordão, referente às seguintes tribos: Huni kui, Nukini, Kaxinawá, Apurinã, Naua e Manchinere, Poianawa e Shanenawá.

Para o agente de saúde Ilson Silvestre Souza, que atua na liderança dos povos Nukini, da Aldeia Kampô, localizada no município de Mâncio Lima, o momento foi de muita satisfação em ver a unidade hospitalar destacar a importância da cultura indígena.

Atividade contou com uma exposição de artesanato, apresentação de músicas e danças típicas indígena. Foto: Willian Silva

“Foi um evento muito bonito. Estou muito satisfeito em ver toda essa ação que nos mostrou que eles estão nos apoiando, e dizem sim para a causa indígena. Isso muito nos fortalece, em ver que não estamos desamparados pelo Estado. Agradeço ao nosso governador, Gladson Cameli, e todos os organizadores da Fundhacre, que nos recepcionaram com muito carinho”, afirma o agente.

O chefe do Núcleo de Saúde das Populações Prioritárias e Vulneráveis, Vanderson Gomes de Brito, da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), afirma que o núcleo vem atuando na busca de encontrar melhorias, por meio de uma gestão participativa.

 

Ação contou com a presença dos povos indígenas dos municípios de Feijó, Mâncio Lima, Boca do Acre, Tarauacá, Santa Rosa e Jordão. Foto: Willian Silva

 

“A Sesacre vem trabalhando junto com os povos indígenas, lideranças e outras instituições, para que possamos alcançar o objetivo de proporcionar saúde indígena da forma mais respeitosa possível. Inclusive, ainda hoje teremos uma ação de implementação de leitos de saúde indígena. Assim, vamos acompanhando esse processo de desenvolvimento da saúde junto a essa população”, frisou.

Txuã Huni Kui é técnico de enfermagem da Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai) e esteve representando os povos Huni Kuin do estado. Em sua fala enfatizou a relevância da interação com os povos indígenas. “Essa é uma ação de suma importância, onde agrega o atendimento de toda a população. A Fundação é uma unidade que tem atendido os pacientes indígenas com muita assistência. Essa interação de hoje entre os povos e a equipe da unidade foi fundamental, um gesto em que nos sentimos ainda mais acolhidos”, ressaltou.

Txuã Huni Kui é técnico de enfermagem da Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai), esteve representando o povo Huni Kuin do estado. Foto: cedida

Toda a ação foi uma iniciativa do Núcleo de Saúde Indígena da Fundhacre. A coordenadora do setor, enfermeira Antônia Rocha, comenta que a unidade vem realizando um atendimento humanizado, dentro dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Procuramos atendê-los com essa diferenciação, buscando humanização no acolhimento. Quando se internam aqui no hospital temos esse cuidado em aproximá-los ao máximo da cultura deles. As enfermarias são caracterizadas com atadores de redes, além de outras adaptações necessárias”, destacou.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

PM de folga impede assalto e prende dois homens após família ser feita refém em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Suspeitos foram baleados e detidos após invadir residência no bairro 25 de Agosto; quatro criminosos participaram da ação.

Dois homens foram presos na noite desta quinta-feira (4) após invadirem uma residência e fazerem uma família refém durante um assalto no bairro 25 de Agosto, em Cruzeiro do Sul. A ação foi interrompida por um policial militar que estava de folga, que reagiu ao ser abordado por um dos suspeitos armados. Um dos detidos, identificado como Cauã, foi baleado na perna, e o outro, Jarlisson, sofreu um ferimento no supercílio. Ambos receberam atendimento médico e foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil.

Segundo relatos das vítimas, quatro assaltantes armados com pistolas entraram na casa e fizeram a família — incluindo uma criança — refém. Eles procuravam ouro e joias, por saberem que a moradora comercializava esses itens. Durante a ação, as vítimas foram algemadas, e a mulher chegou a ser enforcada para revelar onde supostamente guardava o ouro. Sem encontrar os objetos desejados, o grupo fugiu levando relógios, pulseiras, celulares e cerca de R$ 2 mil em dinheiro.

Durante as buscas, a Polícia Militar foi informada de que um colega havia contido dois suspeitos nas proximidades. O PM relatou que estava em frente à própria residência quando viu três indivíduos correndo. Ao perceber que um deles portava uma pistola e apontava em sua direção, reagiu e efetuou um disparo que atingiu Cauã.

Com a dupla, os policiais apreenderam sete relógios, uma pulseira, um perfume, dinheiro, dois celulares e uma pistola Taurus modelo .838, com 13 munições intactas. As vítimas reconheceram os dois como participantes do roubo.

Os outros envolvidos na ação criminosa ainda não foram localizados.

Comentários

Continue lendo

Geral

Justiça do Acre funciona em regime de plantão nesta segunda (8)

Publicado

em

Foto: TJAC/assessoria

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) informa que não haverá expediente nas unidades jurisdicionais e administrativas na próxima segunda-feira, 8 de dezembro, em virtude do feriado do Dia da Justiça.

A data é comemorada desde 1940, mas sua primeira celebração oficial ocorreu somente dez anos mais tarde, por iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros. A Lei 1.408, de 1951, criou o Dia da Justiça como feriado forense em todo o território nacional.

O atendimento das demandas emergenciais, no âmbito do primeiro e segundo graus de jurisdição, ocorrerá em regime de plantão, conforme escala definida. A relação de magistradas, magistrados, servidoras e servidores plantonistas pode ser consultada na aba Plantão Judiciário do portal do TJAC ou diretamente pelo link: https://www.tjac.jus.br/spj/.

Os prazos processuais que tenham início ou término durante o feriado serão automaticamente prorrogados para o primeiro dia útil subsequente, garantindo segurança e continuidade à tramitação processual.

 

Fonte: Ascom/TJAC

Comentários

Continue lendo

Geral

Acusado de homicídio em disputa entre facções volta a júri popular nesta quinta em Rio Branco

Publicado

em

Raimundo Fernandes Silva, que havia sido condenado a mais de 21 anos de prisão em 2022, passa por novo julgamento após anulação da sentença pelo TJAC.

Raimundo Fernandes Silva, acusado de homicídio qualificado, voltou a sentar no banco dos réus na manhã desta quinta-feira (5), na 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar de Rio Branco. Ele é apontado como o autor do assassinato de Alessandro da Silva Santos, ocorrido em 2018. A sessão teve início às 8h30, no Fórum Criminal, e o resultado do julgamento deve ser conhecido no início da tarde.

O réu chegou a ser condenado em fevereiro de 2022 a 21 anos, 10 meses e 15 dias de prisão, em regime fechado. No entanto, a defesa recorreu ao Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), alegando que testemunhas consideradas essenciais não haviam sido ouvidas, o que poderia alterar o entendimento dos jurados.

A Câmara Criminal acolheu o recurso e anulou a sentença, determinando um novo julgamento.

Segundo a denúncia do Ministério Público, o crime ocorreu na noite de 8 de agosto de 2018, em meio a uma disputa entre facções criminosas. Alessandro da Silva Santos foi surpreendido quando chegava em casa, no bairro Tancredo Neves, por um homem armado com uma espingarda de grosso calibre e executado com vários disparos.

Raimundo Fernandes Silva foi indiciado pela Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) e não compareceu à sessão do júri realizada em 2022, quando acabou condenado pela primeira vez.

Fonte: PCAC

Comentários

Continue lendo