Conecte-se conosco

Geral

Em alusão ao Dia do Índio, Fundhacre realiza atividades na unidade hospitalar

Publicado

em

Em alusão ao Dia do Índio, comemorado nesta terça-feira, 19, a Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), por meio do Núcleo de Saúde Indígena da unidade, realizou uma atividade que contou com uma exposição de artesanato, apresentação de dança tradicional, além da distribuição de folders abordando sobre a importância dos direitos dos povos indígenas.

Em alusão ao Dia do Índio, Fundhacre realiza atividades na unidade hospitalar. Foto: Willian Silva

“A Fundação Hospitalar, por ser uma unidade de referência para todo o estado e representar grande parte das políticas públicas de saúde, não poderia deixar, no dia de hoje, de ouvir essas solicitações dos povos indígenas, no sentindo de um atendimento de mais qualidade. Com relação  a isso, a Fundhacre tem se organizado com suas enfermarias, além da oferta de insumos que são específicos para essa população”, destaca a chefe do Planejamento, Duciana Araújo.

“A Fundhacre tem se organizado com suas enfermarias, além da oferta de insumos que são específicos para essa população”, destaca a chefe do Planejamento, Duciana Araújo.  Foto: Willian Silva

Toda a atividade contou com a presença de representantes dos povos indígenas dos municípios de Feijó, Mâncio Lima, Boca do Acre, Tarauacá, Santa Rosa e Jordão, referente às seguintes tribos: Huni kui, Nukini, Kaxinawá, Apurinã, Naua e Manchinere, Poianawa e Shanenawá.

Para o agente de saúde Ilson Silvestre Souza, que atua na liderança dos povos Nukini, da Aldeia Kampô, localizada no município de Mâncio Lima, o momento foi de muita satisfação em ver a unidade hospitalar destacar a importância da cultura indígena.

Atividade contou com uma exposição de artesanato, apresentação de músicas e danças típicas indígena. Foto: Willian Silva

“Foi um evento muito bonito. Estou muito satisfeito em ver toda essa ação que nos mostrou que eles estão nos apoiando, e dizem sim para a causa indígena. Isso muito nos fortalece, em ver que não estamos desamparados pelo Estado. Agradeço ao nosso governador, Gladson Cameli, e todos os organizadores da Fundhacre, que nos recepcionaram com muito carinho”, afirma o agente.

O chefe do Núcleo de Saúde das Populações Prioritárias e Vulneráveis, Vanderson Gomes de Brito, da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), afirma que o núcleo vem atuando na busca de encontrar melhorias, por meio de uma gestão participativa.

 

Ação contou com a presença dos povos indígenas dos municípios de Feijó, Mâncio Lima, Boca do Acre, Tarauacá, Santa Rosa e Jordão. Foto: Willian Silva

 

“A Sesacre vem trabalhando junto com os povos indígenas, lideranças e outras instituições, para que possamos alcançar o objetivo de proporcionar saúde indígena da forma mais respeitosa possível. Inclusive, ainda hoje teremos uma ação de implementação de leitos de saúde indígena. Assim, vamos acompanhando esse processo de desenvolvimento da saúde junto a essa população”, frisou.

Txuã Huni Kui é técnico de enfermagem da Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai) e esteve representando os povos Huni Kuin do estado. Em sua fala enfatizou a relevância da interação com os povos indígenas. “Essa é uma ação de suma importância, onde agrega o atendimento de toda a população. A Fundação é uma unidade que tem atendido os pacientes indígenas com muita assistência. Essa interação de hoje entre os povos e a equipe da unidade foi fundamental, um gesto em que nos sentimos ainda mais acolhidos”, ressaltou.

Txuã Huni Kui é técnico de enfermagem da Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai), esteve representando o povo Huni Kuin do estado. Foto: cedida

Toda a ação foi uma iniciativa do Núcleo de Saúde Indígena da Fundhacre. A coordenadora do setor, enfermeira Antônia Rocha, comenta que a unidade vem realizando um atendimento humanizado, dentro dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Procuramos atendê-los com essa diferenciação, buscando humanização no acolhimento. Quando se internam aqui no hospital temos esse cuidado em aproximá-los ao máximo da cultura deles. As enfermarias são caracterizadas com atadores de redes, além de outras adaptações necessárias”, destacou.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Homem é preso pela PRF por dívida de pensão alimentícia na BR-364, em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Mandado de prisão estava em aberto; suspeito foi detido na véspera de Natal e levado à delegacia

Foto ilustrativa: Freepik

Um homem de 36 anos, identificado como José Francisco, foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na quarta-feira (24), véspera de Natal, durante uma abordagem na BR-364, em Cruzeiro do Sul. Contra ele havia um mandado de prisão em aberto por falta de pagamento de pensão alimentícia.

De acordo com a PRF, ao ser questionado sobre a ordem judicial, José Francisco afirmou que as parcelas da pensão estariam em dia. No entanto, diante da existência do mandado, os policiais deram voz de prisão ao homem.

Após a detenção, ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Cruzeiro do Sul, onde ficou à disposição da Justiça para as providências legais cabíveis.

Comentários

Continue lendo

Geral

Homem é preso em flagrante por agredir esposa com garrafa de vidro em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Vítima ficou ferida, recebeu atendimento do Samu e foi encaminhada à UPA; caso é tratado como violência doméstica

Um homem identificado como Moisés, de 36 anos, foi preso em flagrante na quinta-feira (25), no bairro do Alumínio, em Cruzeiro do Sul, acusado de agredir a própria esposa durante uma discussão. Segundo a Polícia Militar, a mulher sofreu cortes nos braços após ser atingida por uma garrafa de vidro e precisou de atendimento médico.

A guarnição foi acionada por populares, que relataram uma situação recorrente de violência doméstica em uma residência da região. Ao chegar ao local, os policiais ouviram gritos e choro da vítima pedindo socorro. Em seguida, a mulher saiu do imóvel ensanguentada, com ferimentos visíveis nos braços.

Ainda conforme a PM, Moisés confessou que agrediu a companheira após uma discussão motivada por ciúmes, utilizando garrafas de vidro. Apesar de a vítima afirmar que não desejava representar judicialmente contra o agressor, o homem recebeu voz de prisão em flagrante, diante da caracterização de violência doméstica e lesão corporal, sendo encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis.

A polícia informou ainda que o casal apresentava sinais de embriaguez e relatou, de forma espontânea, ser usuário de entorpecentes, além de ter feito uso recente de drogas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou os primeiros socorros à vítima no local e a conduziu à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruzeiro do Sul, onde permaneceu em observação médica.

Comentários

Continue lendo

Geral

Operação Olho de Hórus: Polícia Civil cumpre mandados e apreende motocicleta em Senador Guiomard

Publicado

em

Mandados judiciais foram cumpridos em Senador Guiomard e Rio Branco durante a Operação Olho de Hórus, resultado de investigação minuciosa da Polícia Civil. Foto: cedida

Na manhã desta sexta-feira, 26, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia-Geral de Polícia Civil de Senador Guiomard, deflagrou a Operação Olho de Hórus, com o objetivo de reprimir a prática de crimes patrimoniais no município.

A ação contou com o apoio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). Durante a operação, foram cumpridos três mandados judiciais de prisão e de busca e apreensão, sendo dois no município de Senador Guiomard e um na capital, Rio Branco.

A Operação Olho de Hórus é resultado de uma investigação minuciosa conduzida pela Delegacia de Polícia de Senador Guiomard, que possibilitou a identificação do envolvimento dos suspeitos em um crime patrimonial que vinha sendo apurado pela unidade policial. Com base nas provas reunidas ao longo das diligências, o Poder Judiciário expediu os mandados cumpridos nesta sexta-feira.

Motocicleta apreendida pela Polícia Civil durante a Operação Olho de Hórus, que investiga crime patrimonial ocorrido em Senador Guiomard. Fotos: cedidas

Durante o cumprimento das ordens judiciais, os policiais apreenderam uma motocicleta, que pode ter sido utilizada na prática criminosa e será submetida à perícia, contribuindo para o avanço das investigações.

Os presos foram encaminhados à delegacia e permanecem à disposição da Justiça. As investigações continuam em andamento, com o objetivo de esclarecer completamente os fatos e identificar a possível participação de outros envolvidos.

 

Fonte: PCAC

Comentários

Continue lendo