fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Eleições 2022: probabilidade e estatística ajudam a entender pesquisas

Publicado

em

Conheça alguns conceitos que auxiliam na compreensão das informações divulgadas por esses estudos.

Com 2022 batendo à porta, ano de eleições presidenciais no Brasil, as pesquisas eleitorais já estão sendo divulgadas. Para uma leitura correta das informações publicadas por esses estudos, é preciso conhecer alguns conceitos da estatística, área da matemática que trabalha com a coleta, a organização, a análise e a interpretação de dados.

A realização de uma pesquisa eleitoral é um trabalho sério, que requer rigor científico. O levantamento de dados é feito com uma amostra da população e, por isso, deve informar o número de participantes, quando e onde as informações foram coletadas, a metodologia utilizada, além da margem de erro.

As pesquisas eleitorais devem, ainda, seguir os critérios determinados pela Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) e pela Resolução nº 23.600/2019 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso contrário, o estudo é considerado fraudulento e o realizador pode ser multado ou até detido.

Como interpretar os dados de uma pesquisa

Uma dúvida recorrente entre o público é “Como uma pesquisa eleitoral informa a opinião dos brasileiros se eu não fui entrevistado?”. A resposta está nos conceitos da estatística sobre universo e amostragem.

O universo estatístico ou população refere-se ao todo, isto é, à abrangência do tema a ser investigado. Numa pesquisa eleitoral aplicada no Brasil, este universo é o total de eleitores do país.

Como não é possível coletar dados com cada um dos eleitores, é realizada uma amostragem, que significa uma parte desse todo que deve manter, proporcionalmente, as mesmas características, no intuito de que os resultados sejam mais fidedignos.

A partir disso, é feito o cálculo de probabilidades, sendo testados diferentes cenários, como a disputa entre vários candidatos em um primeiro turno e as possíveis alternativas entre dois nomes para o segundo.

Os percentuais apresentados pelos candidatos na pesquisa correspondem ao total de intenção de votos dentro do número de participantes. Considerando que essa amostragem mantém as mesmas características do universo estatístico, ela reproduz o pensamento dos eleitores no país, lembrando que sempre há uma margem de erro.

Margem de erro é comum

O conceito de margem de erro está relacionado ao fato de que as pesquisas eleitorais trabalham com estimativas. É algo natural desse tipo de levantamento, o que não inviabiliza a sua confiabilidade ou importância.

Essa é uma informação que tem obrigatoriedade de ser divulgada pelos realizadores do estudo. Por isso, quando os percentuais de intenção de votos dos candidatos são apresentados, eles devem ser analisados considerando a margem de erro da pesquisa.

Relevância das pesquisas eleitorais

As pesquisas eleitorais são fontes oficiais de informação. Este tipo de estudo é relevante por contribuir para o processo democrático, sendo mais uma forma confiável de os eleitores se informarem sobre a disputa eleitoral.

Há quem questione a influência desse tipo de estudo na decisão dos eleitores. No entanto, uma pesquisa realizada pelo Ibope, em 2018, revelou que outros elementos são mais determinantes para o voto dos brasileiros. Dentre as 16 opções apontadas no levantamento, as pesquisas eleitorais aparecem em décimo lugar.

De acordo com o Ibope, os cinco fatores que mais auxiliam na decisão dos eleitores brasileiros são: as notícias divulgadas na TV, os debates entre os candidatos, a opinião de pessoas próximas, as notícias divulgadas nos jornais e a propaganda eleitoral.

POR Suellen Martins

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Mulher condenada por associação criminosa é presa pela Polícia Civil em Tarauacá

Publicado

em

A ordem judicial foi emitida pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco/AC. A condenação dela já foi transitada e julgado, cuja pena é de seis anos de prisão em regime fechado.

Após as formalidades legais em sede policial, a mulher foi colocada à disposição da Justiça, e em seguida será encaminhada ao sistema prisional. Foto: cedida.

Uma mulher, natural do município de Cabo de Santo Agostinho (PE) foi presa na manhã desta sexta-feira, 31, por agentes da Polícia Civil do Acre (PCAC) na cidade de Tarauacá, por força de um mandado de prisão, emitido pela Justiça do Acre.

A criminosa, das iniciais M.T.D.S. de 34 anos, estava se escondendo na cidade de Feijó/AC. A ordem judicial foi emitida pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco/AC. A condenação dela já foi transitada e julgado, cuja pena é de seis anos de prisão em regime fechado.

Após as formalidades legais em sede policial, a mulher foi colocada à disposição da Justiça, e em seguida será encaminhada ao sistema prisional.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Polícia Civil prende mais duas pessoas ligadas ao tráfico de drogas, em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Após empreenderem diligências pelo bairro da Cohab para capturar um homem, das iniciais C.A.N., 34 anos, que estava com mandado de prisão em aberto, os agentes prenderam em flagrante uma mulher

Uma razoável quantidade de drogas no interior de um móvel na casa da mulher, fato que motivou a prisão dela em flagrante. Foto: cedida.

Na manhã desta sexta-feira, 31, a Polícia Civil do Acre (PCAC) prendeu duas pessoas na cidade de Cruzeiro do Sul por envolvimento com o tráfico de drogas. Além das prisões, os investigadores também apreenderam significativa quantidade de entorpecentes e utensílios utilizados para o embalo de drogas ilícitas.

Após empreenderem diligências pelo bairro da Cohab para capturar um homem, das iniciais C.A.N., 34 anos, que estava com mandado de prisão em aberto, os agentes prenderam em flagrante uma mulher, das iniciais M.M.S.O., 23 anos, que estava portando drogas na residência dela e dando abrigo ao criminoso, que tinha em seu desfavor dois mandados de prisão, emitidos pela Justiça.

Assim que os agentes deram voz de prisão ao condenado, perceberam uma razoável quantidade de drogas no interior de um móvel na casa da mulher, fato que motivou a prisão dela em flagrante.

Desta forma, mais dois criminosos foram tirados de circulação das ruas de Cruzeiro do Sul. Após os procedimentos de praxe na delegacia, o casal foi encaminhado ao Poder Judiciário, para as devidas providências.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Polícia Civil do Acre cumpre mandados judiciais por violência doméstica em Plácido de Castro

Publicado

em

Durante o cumprimento do mandado, as agentes da Polícia Civil prestaram apoio ao Oficial de Justiça da Comarca local, garantindo a segurança da operação.

Ação policial garante afastamento de agressor do convívio familiar, reforçando o compromisso com a segurança das mulheres. Foto: cedida.

Na última quinta-feira, 30, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio de sua equipe de policiais femininas, deu cumprimento a mandados judiciais relacionados a crimes de violência doméstica, na cidade de Plácido de Castro.

Os mandados foram expedidos pelo Poder Judiciário após representação criminal do delegado Dr. Leandro Lucas, titular da delegacia do município.

Uma das ações teve como objetivo afastar um agressor do convívio familiar, um trabalho iniciado a partir de medidas adotadas pela Secretaria de Estado da Mulher (SEMULHER). Durante o cumprimento do mandado, as agentes da Polícia Civil prestaram apoio ao Oficial de Justiça da Comarca local, garantindo a segurança da operação.

“A Polícia Civil reforça seu compromisso no combate à violência doméstica, atuando de forma eficaz para proteger as vítimas e garantir o cumprimento da lei”, disse o delegado, Dr. Leandro Lucas.

Comentários

Continue lendo