Conecte-se conosco

Cotidiano

Eleições 2022: probabilidade e estatística ajudam a entender pesquisas

Publicado

em

Conheça alguns conceitos que auxiliam na compreensão das informações divulgadas por esses estudos.

Com 2022 batendo à porta, ano de eleições presidenciais no Brasil, as pesquisas eleitorais já estão sendo divulgadas. Para uma leitura correta das informações publicadas por esses estudos, é preciso conhecer alguns conceitos da estatística, área da matemática que trabalha com a coleta, a organização, a análise e a interpretação de dados.

A realização de uma pesquisa eleitoral é um trabalho sério, que requer rigor científico. O levantamento de dados é feito com uma amostra da população e, por isso, deve informar o número de participantes, quando e onde as informações foram coletadas, a metodologia utilizada, além da margem de erro.

As pesquisas eleitorais devem, ainda, seguir os critérios determinados pela Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) e pela Resolução nº 23.600/2019 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso contrário, o estudo é considerado fraudulento e o realizador pode ser multado ou até detido.

Como interpretar os dados de uma pesquisa

Uma dúvida recorrente entre o público é “Como uma pesquisa eleitoral informa a opinião dos brasileiros se eu não fui entrevistado?”. A resposta está nos conceitos da estatística sobre universo e amostragem.

O universo estatístico ou população refere-se ao todo, isto é, à abrangência do tema a ser investigado. Numa pesquisa eleitoral aplicada no Brasil, este universo é o total de eleitores do país.

Como não é possível coletar dados com cada um dos eleitores, é realizada uma amostragem, que significa uma parte desse todo que deve manter, proporcionalmente, as mesmas características, no intuito de que os resultados sejam mais fidedignos.

A partir disso, é feito o cálculo de probabilidades, sendo testados diferentes cenários, como a disputa entre vários candidatos em um primeiro turno e as possíveis alternativas entre dois nomes para o segundo.

Os percentuais apresentados pelos candidatos na pesquisa correspondem ao total de intenção de votos dentro do número de participantes. Considerando que essa amostragem mantém as mesmas características do universo estatístico, ela reproduz o pensamento dos eleitores no país, lembrando que sempre há uma margem de erro.

Margem de erro é comum

O conceito de margem de erro está relacionado ao fato de que as pesquisas eleitorais trabalham com estimativas. É algo natural desse tipo de levantamento, o que não inviabiliza a sua confiabilidade ou importância.

Essa é uma informação que tem obrigatoriedade de ser divulgada pelos realizadores do estudo. Por isso, quando os percentuais de intenção de votos dos candidatos são apresentados, eles devem ser analisados considerando a margem de erro da pesquisa.

Relevância das pesquisas eleitorais

As pesquisas eleitorais são fontes oficiais de informação. Este tipo de estudo é relevante por contribuir para o processo democrático, sendo mais uma forma confiável de os eleitores se informarem sobre a disputa eleitoral.

Há quem questione a influência desse tipo de estudo na decisão dos eleitores. No entanto, uma pesquisa realizada pelo Ibope, em 2018, revelou que outros elementos são mais determinantes para o voto dos brasileiros. Dentre as 16 opções apontadas no levantamento, as pesquisas eleitorais aparecem em décimo lugar.

De acordo com o Ibope, os cinco fatores que mais auxiliam na decisão dos eleitores brasileiros são: as notícias divulgadas na TV, os debates entre os candidatos, a opinião de pessoas próximas, as notícias divulgadas nos jornais e a propaganda eleitoral.

POR Suellen Martins

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

Publicado

em

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.

Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.

O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.

Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.

O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo