Acre
Eleição para Mesa Diretora da Câmara de vereadores de Brasiléia acontece nesta quarta-feira
A eleição será realizada nesta terça-feira, 8 de janeiro de 2025, durante a 1ª Sessão Extraordinária do ano. O atual presidente e será reconduzido ao cargo de presidente em acordos firmados com a maioria.

O atual presidente Marquinhos Tibúrcio (PP), será conduzido a presidência nesta quarta-feira 8, por ter sido o vereador mais votado na última eleição comandará a eleição. Foto: Alexandre Lim/arquivo
Nesta quarta-feira (08/01), ocorrerá a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Brasiléia, para o biênio 2025/2026. O pleito será para os seguintes cargos: Presidente; 1°, 2° vice-presidentes; 1°, 2° secretários. No último dia 2, foi protocolado o requerimento para registro da única chapa até então registrada, como o slogan “Câmara a Serviço do Povo”, que concorrerá à eleição com a seguinte composição;
- Presidente: Marcos Tibúrcio dos Santos (PP)
- Vice-Presidente: Leonir José Furtado de Castro (PP)
- Primeira Secretária: Lucélia Monteiro Borges (PSD)
- Segunda Secretária: Isabelle Araújo do Nascimento (REPUBLICANOS)
O requerimento foi apresentado e formalmente assinado pelos vereadores integrantes da única chapa apresentada em consenso entre os 9 vereadores de Brasiléia do grupo politico, com ressalva aos aos demais eleitos é empossados, reforçando o compromisso com a transparência e o fortalecimento do Poder Legislativo em benefício da população de Brasiléia. O atual presidente da casa será reconduzido ao cargo em acordos políticos firmados com a maioria dos representantes do povo.
Segundo o documento protocolado, o registro da chapa atende ao Art. 29 da Lei Orgânica Municipal e ao Art. 31 do Regimento Interno, garantindo conformidade legal ao processo. O vereador Marquinhos Tibúrcio conduzirá a eleição desta quarta-feira 8, por ter sido o vereador mais votado na última eleição de outubro.
Conheça um pouquinho da biografia dos vereadores que estão na composição da mesa diretora da chapa “Câmara a Serviço do Povo”

a engenheira já concorreu ao cargo de vereadora de Brasiléia onde foi muito bem votado e atualmente ocupando o cargo de primeira suplente.
Segunda Secretária: Isabeli Araújo do nascimento, nasceu em Rio Branco (AC) em 13/05/1995, tem 29. É engenheira. A parlamentar está em seu 1ª mandato, Isabeli Araújo tem se destacado pela forma democrática, transparente e eficiente quando estava a frente da presidência da Associação dos Produtores de Café do Acre.
A capacidade de dialogar de forma pacifica e harmoniosa com a oposição e situação da Casa tem trazido bons resultados durante a disputa, Isabeli foi candidata a deputada federal, nas eleições de 2022 pelo podemos.

Lucélia Borges, adquiriu muito conhecimento e experiência nas mais diversas áreas que passou profissionalmente, estará em sua 1º Legislatura frente a Câmara Municipal de Brasiléia. Foto: captada
Primeira Secretária: Lucélia Monteiro Borges, nasceu em 04/08/1981 e tem 43 anos de idade, servidor público municipal. A parlamentar está em sua 1º Legislatura frente a Câmara Municipal de Brasiléia. Foi candidata em pleitos passados, no pleito de 6 de outubro de 2024 eleita pela primeira vez pelo PSD na coligação Partido Isolado.
Suas principais bandeiras são a educação e o emprego para jovens. Tem como objetivos projetos sociais em Brasiléia e sua capacidade de dialogar de forma pacifica e harmoniosa com a sociedade lhe-deram sua eleição primeira vitoria frente as urnas.
Ao longo dos anos, Lucélia adquiriu muito conhecimento e experiência nas mais diversas áreas, como na educação onde foi diretora da primeira creche municipal de Brasileia, Roma Emilse Silva, por um período de 9 anos, prestando seus relevantes serviços. A mesma ainda atuou como educadora durante 1 ano na escola Valéria Bispo Sabala, no comunidade do km 26.
Lucélia Borges ainda prestou serviços na área da saúde pública, onde ocupou o cargo de Coordenadora do Hospital Regional do Alto Acre pelo período de 2 anos na época em que a Unidade Hospitalar Hospital Raimundo Chaar.
Já na área de empreendimento, Lucélia ocupou a vaga de Coordenadora do Núcleo da Secretaria de Pequenos Negócios por 4 anos, prestando um excelente trabalho. Trabalhou também no setor financeiro em uma das maiores empresa do município de Brasiléia, Empresa AcreAves Alimentos. Como também tem serviços prestado na área de Assistência Social, onde por um período de 3 anos e 6 meses ocupou a vaga de Gerente Geral da Secretaria Municipal de Assistência Social de Brasileia, onde deixou sua marca.

Leonir Furtado atuará na câmara como vice-presidente, biênio 2025/2026, a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Brasiléia será votada nesta quarta-feira dia 8. Foto: cedida
Vice-Presidente: Leonir José Furtado de Castro, nasceu em Brasiléia (AC) em 28/07/1978, tem 46 anos, o mesmo tem ensino fundamental incompleto e casado. Em 2020 foi eleito para seu primeiro mandato de vereador em Brasiléia, se reelegeu e seguirá para o 2º mandato, sendo o 8º mais votado no município, tendo uma expressiva votação, foram 400 votos, saído vitorioso nas últimas eleições.
Leonir reside na zona rural de Brasiléia, e é agricultor, já prestou relevantes trabalhos em varias atividades rurais na região do alto acre. O vereador e defende os direitos da população, a família, os valores e princípios cristãos.

O atual presidente está confirmado pela maioria dos vereadores, assim à parte de cima da casa vem como presidente para o biênio 2025/2026, Marquinho Tibúrcio do (PP) encabeça a chapa. Foto: pessoal
Presidente: Marcos Tibúrcio dos Santos, nascido em Eldorado (MS) em 21/04/1979, tem 45 anos, tem ensino médio completo, é solteiro, é taxista de profissão. Foi eleito com 660 votos, segue para o quarto mandato consecutivo na Câmara de Vereadores de Brasiléia. Marquinhos está vereador há 12 anos, celebrou mais que uma década de mandato no final de 2024, este ano assumirá a posição de presidente, já que será reeleito nesta quarta-feira 7, para o próximo biênio 2025/2026.
Tibúrcio, dentre os 9 vereadores vinculados a administração do prefeito Carlinhos do Pelado (PP), é visto como um dos aliados mais leais ao prefeito de Brasiléia. Na campanha deste ano, na presença da coligação Brasileia No Rumo Certo – É frente aos coordenadores da campanha do candidato majoritário-, o parlamentar do (Progressista), conseguiu reunir um numero significante de pessoas em uma de suas caminhadas de rua a vitória do grupo político a qual faz parte no município.
Marquinhos Tibúrcio, que foi o vereador mais votado em Brasiléia com 660 votos, se prepara para seu quarto mandato consecutivo. Confirmado sua reeleição neste dia 7, quarta-feira, ele iniciará seu segundo mandato consecutivo à frente da presidência da Câmara.
Vereadores eleitos e empossados em Brasiléia:
O que faz Mesa Diretora?
A Mesa Diretora é o órgão que dirige a Câmara Municipal de Brasiléia nos aspectos legislativos, ou seja, nos assuntos relacionados à elaboração das leis. Ela é formada por quatro vereadores, que são eleitos para mandatos de dois anos, sendo permitida a reeleição para o mesmo cargo, na mesma legislatura. A Mesa é composta por presidente, vice-presidente, primeiro secretária além do segundo secretário.
É função da Mesa Diretora e garantir a regularidade dos trabalhos legislativos; designar vereadores para missões de representação da Casa; propor ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo municipal; promulgar emendas à LOM – Lei Orgânica do Município (a orgânica do município); e conceder licenças ou declarar vago o cargo de vereador.
O presidente
Além de ter preferência na substituição ao prefeito, no caso de vacância, ausência ou impedimento do vice-prefeito, o vereador que preside a Casa também é o responsável por representá-la, “em juízo ou fora dele”. Cabe ao presidente da Câmara dirigir os trabalhos, fiscalizar sua ordem e dirigir a Comissão Executiva.
Quem ocupa a Presidência da Câmara Municipal de Brasiléia comanda as sessões plenárias, sendo o responsável por “abri-las, presidi-las, suspendê-las e encerrá-las; manter a ordem, interpretar e fazer cumprir o Regimento Interno; conceder a palavra aos vereadores e a outros convidados e interromper o orador que se desviar do assunto em debate, podendo cassar-lhe a palavra; organizar a ordem do dia da sessão seguinte (projetos de lei que entrarão na pauta de votações); e convocar sessões ordinárias, extraordinárias e solenes”.
Ainda em relação ao processo legislativo, o presidente possui prerrogativa de promulgar leis, o que ocorre quando o prefeito deixa de promulgar ou sancionar uma lei – a chamada sanção tácita. A promulgação é o ato que declara a existência da norma e ordena sua execução. Devido a essas atribuições, o presidente é o único com remuneração maior que os demais vereadores.

A Eleição
A escolha dos componentes da Mesa Diretora para o primeiro biênio de uma legislatura é realizada em janeiro, em sessão especial sob a presidência do vereador mais votado na eleição municipal. No caso de eleição de renovação da Mesa para o biênio seguinte, o pleito deve ser realizado nos 30 dias anteriores ao final do ano legislativo, também em sessão plenária especial, sendo os trabalhos dirigidos pela Mesa Diretora em exercício.
Todos os vereadores podem concorrer aos cargos e a eleição deve ser convocada com, no mínimo, sete dias de antecedência. O voto é nominal, portanto a manifestação individual dos parlamentares, na escolha dos cargos, é conhecida pela população – não existe possibilidade de votação secreta.
Podem concorrer chapas ou candidaturas isoladas, sendo que “tanto quanto possível” a composição deverá refletir a proporcionalidade dos partidos ou blocos parlamentares, “os quais indicarão os respectivos candidatos aos cargos que lhes caibam prover, sem prejuízo de candidaturas avulsas oriundas das mesmas representações”.
No biênio 2025/2026, integram a Mesa Diretora os vereadores Marquinho Tibúrcio (PP), presidente; Leonir furtado (PP), vice-presidente (PP), 1º primeiro-secretário; Lucélia Borges (PSD), segunda-secretária; Isabeli Araújo (Republicanos).
Demais Cargos
O vice-presidente do Legislativo têm a função de substituir o presidente em suas ausências ou impedimentos. Eles também devem promulgar leis, caso o presidente deixe de fazê-lo, e, assim como os demais membros da Mesa Diretora, estão na linha sucessória do prefeito.
O primeiro e o segundo-secretário, além de integrarem a Comissão Executiva, substituem o vice-presidente em suas ausências ou impedimentos, auxiliam o presidente nos trabalhos da sessão, no controle da presença dos vereadores, na inscrição para debates, na leitura de projetos etc.
Já o segundo substituem o primeiro-secretário, na Mesa Diretora e na Comissão Executiva, e desempenham outras funções que lhe forem delegadas por deliberação da Mesa. As funções da Mesa Diretora e da Comissão Executiva constam no Regimento Interno e na LOM – Lei Orgânica do Município.

Nesta quarta-feira (08/01), ocorrerá a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Brasiléia, para o biênio 2025/2026. O pleito será para os seguintes cargos: Presidente; 1°, 2° vice-presidentes; 1°, 2° secretário. Foto: assessoria
Comentários
Acre
Educação inicia avaliação dos servidores da rede estadual para pagamento do Prêmio Anual 2025
A Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE), por meio da Divisão de Prêmio Anual de Valorização e Desenvolvimento Profissional (DPAVDP), realiza, de segunda-feira, 19, a 17 de fevereiro, a avaliação dos servidores da rede estadual de ensino para fins de pagamento do Prêmio Anual de Valorização e Desenvolvimento Profissional referente ao exercício de 2025.

As orientações e as fichas de avaliação serão encaminhadas aos setores administrativos, às unidades escolares e aos núcleos de Educação por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e dos e-mails institucionais. Todos os servidores da rede estadual, incluindo aqueles que estão em regime de permuta e atuam nos municípios, devem ficar atentos ao processo avaliativo, especialmente quanto ao cumprimento dos prazos e à coleta das assinaturas necessárias, a fim de evitar possíveis contratempos que possam comprometer a concessão do prêmio.
De acordo com a chefe da Divisão de Prêmio Anual de Valorização e Desenvolvimento Profissional da SEE, Jessika Silva, o prêmio é um importante instrumento de reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos servidores da Rede Estadual de Educação.
“Trata-se de um instrumento fundamental de reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos servidores da Rede Estadual de Educação, que valoriza o desempenho profissional, estimula o comprometimento com a qualidade dos serviços educacionais e fortalece a cultura de responsabilidade, mérito e melhoria contínua”, destaca.

Segundo a gestora, a avaliação dos servidores considera critérios previamente definidos no Decreto nº 8.100/2021, respeitando a categoria funcional de cada servidor. Entre os aspectos analisados estão a assiduidade, o desempenho das atividades e a participação em programas de formação continuada, entre outros. A princípio, o processo avaliativo seguirá o mesmo padrão adotado nos anos anteriores.
Jessika também alerta para os principais erros identificados em avaliações anteriores, como o preenchimento incompleto ou incorreto das fichas, divergência de informações entre documentos, ausência de assinaturas, envio fora do prazo e o esquecimento da avaliação de servidores.
“Para evitar esses problemas, é fundamental ler atentamente a cartilha de orientações, utilizar exclusivamente os canais oficiais de entrega das avaliações, conferir todos os dados antes do envio, respeitar os prazos estabelecidos, acompanhar o processo avaliativo e organizar a documentação de forma clara e coerente”, orienta.

O Prêmio Anual de Valorização e Desenvolvimento Profissional reforça a política de valorização dos profissionais da educação no Acre. “O prêmio demonstra o compromisso do Estado com a valorização do servidor, incentiva boas práticas profissionais e promove uma gestão educacional baseada em critérios de desempenho e responsabilidade. Dessa forma, não apenas valoriza o servidor individualmente, mas também contribui para a melhoria da qualidade da educação ofertada à sociedade acreana”, analisa a gestora.
Em situações fora da normalidade ou em caso de dúvidas relacionadas ao processo, tanto os servidores avaliados quanto os avaliadores podem buscar orientações com a Comissão de Avaliação do Prêmio, por meio do e-mail [email protected] ou via SEI, no setor SEE – DPAVDP.
The post Educação inicia avaliação dos servidores da rede estadual para pagamento do Prêmio Anual 2025 appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Acre
Rio Acre apresenta leve vazante, mas permanece acima do nível de transbordamento em Rio Branco
Defesa Civil registra recuo gradual de 8 cm nesta segunda-feira (19), mas capital segue em estado de atenção

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
O nível do Rio Acre apresentou queda ao longo da manhã desta segunda-feira (19) em Rio Branco, conforme medição da Defesa Civil Municipal. Apesar da vazante registrada, o manancial continua acima da cota de transbordamento, mantendo a cidade em estado de atenção.
Segundo os dados oficiais, às 5h19 o rio marcava 14,52 metros. Às 9h, o nível baixou para 14,49 metros e, ao meio-dia, atingiu 14,44 metros, totalizando uma redução de oito centímetros no período monitorado.
Nas últimas 24 horas, Rio Branco registrou 8,60 mm de chuva, volume considerado moderado, mas suficiente para manter o manancial elevado. A cota de alerta está em 13,50 metros, enquanto a de transbordamento é de 14 metros, patamar que segue sendo ultrapassado.
Comentários
Acre
Inmet emite alerta de perigo potencial para todo o Acre

O Acre está sob alerta para chuvas intensas e ventos fortes nesta segunda-feira (19) conforme aviso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O comunicado classifica a situação como de perigo potencial e tem validade das 8h56 até as 23h59.
De acordo com o Inmet, são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros ao longo do dia. O alerta também prevê ventos intensos, com velocidades variando entre 40 e 60 km/h. Apesar de o risco geral ser considerado baixo, o órgão meteorológico destaca a possibilidade de alagamentos pontuais, queda de galhos de árvores, descargas elétricas e eventuais interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Diante do cenário, a orientação é para que a população adote medidas preventivas, como evitar se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda e evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante as instabilidades.
Em caso de necessidade, o Inmet recomenda que os moradores busquem informações e apoio junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, ou ao Corpo de Bombeiros, pelo 193. As condições climáticas seguem sendo monitoradas ao longo do dia.


Você precisa fazer login para comentar.