Acre
Eleição no TCE é marcada pela ‘governabilidade’
Hoje, após sessão plenária, os sete conselheiros do Tribunal de Contas do Acre escolhem o próximo presidente da instituição. O mandato é de dois anos. A conselheira Dulcinéia Benício de Araújo deveria suceder Ronald Polanco, que deixa o cargo. Dulce, como é conhecida, não quer assumir.
Com essa postura, Benício abre possibilidade que Naluh Gouveia seja a escolhida. Em última hipótese, se a ex-deputada também abrir mão do cargo, assume a presidência o conselheiro Valmir Gomes Ribeiro.
Seja quem for o próximo presidente, vai ser pressionado por duas situações: garantir o equilíbrio entre a eficácia dos novos instrumentos de fiscalização com a governabilidade de um ano estratégico para o cenário político de 2014.
O presidente Roland Polanco deu continuidade a um trabalho estruturante iniciado pelo conselheiro José Augusto Araújo de Faria. Qualificação de funcionários, efetivação de cursos de Master in Business Administration (MBA) para servidores e funcionários de prefeituras deram identidade à gestão de José Augusto.
Polanco radicalizou nesse processo e priorizou os sistemas de informática como ferramenta de fiscalização e controle. Além disso, a gestão de Polanco também trouxe o funcionário da instituição para a pauta da presidência. Realização de cursos institucionais de qualificação e realização de concursos públicos fortaleceram o profissionalismo do TCE.
Por mais omisso ou condescendente que o próximo presidente do TCE possa vir a ser, ele terá tantas informações à disposição que só não autuará se não quiser ou o Ministério Público de Contas permitir, também por omissão. A ferramenta está lá, pronta para ser usada.
A conselheira Naluh Gouveia sustenta, nos princípios de “lealdade e ética”, o argumento de que trabalha com o cenário “de que a Dulce assuma”. “Eu conheço poucas pessoas que tenham uma conduta tão correta, tão séria, tão digna quanto a Dulce”, afirma a conselheira Naluh Gouveia.
A definição do nome do novo presidente, do vice-presidente e do corregedor do TCE do Acre deve acontecer até por volta de uma da tarde.
A Gazeta
Comentários
Acre
Vereador é flagrado ameaçando servidora durante confusão em posto de saúde; ASSISTA
Comentários
Acre
PREVISÃO DO TEMPO: sábado (20) de chuvas intensas e trovoadas no Norte
Pancadas de chuva com trovoadas tomam a região, com maior intensidade a partir da tarde; temperaturas variam entre 22°C e 34°C
A previsão do tempo para a Região Norte do país, neste sábado (20), indica céu com muitas nuvens e pancadas de chuva para toda a região, com possibilidade de trovoadas isoladas para todos os estados, principalmente a partir da tarde.
Pela manhã, a previsão é de muitas nuvens para toda a região, com pancadas de chuva isoladas para todo o Amapá, Pará — exceto pelo nordeste do estado —, maior parte do Amazonas — exceto pelo extremo-sul —, sudeste de Rondônia, oeste e norte do Tocantins e extremo-oeste do Acre. As pancadas de chuva devem amanhecer já acompanhadas de trovoadas no centro-sul do Piauí e no extremo-leste de Rondônia.
Durante a tarde, as chuvas se intensificam e vêm acompanhadas de trovoadas em toda a região, exceto no Amapá, onde deve chover com menor intensidade ao centro-sul do estado, sem trovoadas. Essas condições devem se manteraté a noite.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de chuvas intensas para o Acre, Tocantins, Rondônia, Amazonas e centro-sul do Pará, além de alerta de perigo de chuvas intensas para o Tocantins, o centro-sul do Pará e para a faixa central do Amazonas.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C, em Rio Branco. Já a máxima pode chegar até 34°C, emBoa Vista. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
Fonte: Brasil 61







Você precisa fazer login para comentar.