Brasil
Eleição na Argentina pode ser definida já no 1º turno? Veja o que mostram as últimas pesquisas
O ESTADÃO
O libertário Javier Milei despontou como favorito à Casa Rosada e lidera as pesquisas para eleição na Argentina. O quadro das intenções de voto dá como certo que o economista chegará ao 2º turno. A pergunta que fica é: será necessário? Ou a disputa já pode ser resolvida no domingo, 22 de outubro?
O cenário é improvável, mas não está totalmente descartado. Isso porque, na Argentina, é possível vencer a eleição em 1º turno com 40% dos votos, desde que a diferença para o segundo colocado seja de pelo menos dez pontos percentuais.
No melhor cenário para Javier Milei, ele aparece bem perto disso. A pesquisa da consultoria RDT publicada no Clarin aponta que o libertário poderia passar dos 38% enquanto o ministro da Economia, Sergio Massa, teria 27%, seguido pela ex-ministra Patricia Bullrich, com 23%. O levantamento foi feito entre os dias 28 de setembro e 03 de outubro como uma margem de erro de 3 pontos percentuais.
Mas nem todas as pesquisas são tão positivas assim para Javier Milei. Uma compilação de 12 pesquisas feita pelo La Nacion mostra que o libertário oscila de 25% a 35% a depender do levantamento. Enquanto Massa pode ir de 26% a 32% e Bullrich varia de 21% a 28%.
De modo geral, elas indicam sim que o libertário deve sair na frente, mas para disputar o segundo turno com Sergio Massa, que em alguns casos aparece praticamente empatado com o libertário. É o que indica, por exemplo, a CB consultoria, que prevê Milei com 29,9% seguido por Massa, com 29,1%. Considerando apenas os votos válidos, eles teriam 33,2% e 32,3%, respectivamente. Patricia Bullrich, por sua vez, aparece com cerca de 24% (descartados os nulos e indecisos).
O cenário é idêntico ao projetado pelo Celag, o Centro Estratégico Latinoamericano de Geopolítica, que aposta no mesmo percentual para os dois primeiros colocados. A única diferença é a projeção para a terceira colocada, que chegaria a 28%.
Já a empresa brasileira Atlas Intel mostra que o atual ministro da Economia Sergio Massa sairia na frente com cerca de 30% dos votos, seguido por Milei (26%) e Bullrich (24%). Esse é o melhor cenário para o candidato do peronismo, que aparece em primeiro lugar apesar da impopularidade do governo Alberto Fernández.
As possibilidades para Patricia Bullrich
A representante da direita tradicional aparece quase sempre em terceiro lugar nas pesquisas. Mas há quem aponte a possibilidade de um segundo turno entre os dois principais candidatos da oposição, deixando o peronismo fora de um eventual segundo turno. É o que mostra a DC consultores, que prevê Milei com 35%, Bullrich com 28% e Massa com 26%.
Se a pesquisa estiver certa, a eleição de 22 de outubro seria praticamente uma repetição das PASO, as primárias argentinas, consideradas uma espécie de termômetro.
Na votação de agosto, a Liberdade Avança de Milei — até então considerada terceira força política — surpreendeu e ficou com 30% dos votos (bem acima do que previam as pesquisas que davam uma média de 20% dos votos para ele). A coalizão de oposição Juntos pela Mudança teve 28% enquanto os governistas do União pela Pátria ficaram em terceiro lugar com 27%.
A questão é que naquele momento, os eleitores do Juntos Pela Mudança estavam escolhendo quem seria o candidato da coalizão entre a ex-ministra e o prefeito de Buenos Aires, Horacio Rodríguez Larreta. Ou seja, esses 28% correspondem a soma dos pré-candidatos Bullrich (17%) e Larreta (11%).
“O problema que tem o Juntos pela Mudança é que, depois das PASO, os eleitores de Larreta não foram todos para Bullrich, eles se dividiram. Ela ficou com algo em torno de 55% enquanto o resto foi praticamente em partes iguais para Milei e para o grupo governista”, explica a cientista política Paola Zuban ao citar a pesquisa feita pela sua empresa de consultoria a Zuban Córdoba, depois das primárias.
Previsões para o segundo turno
Se o cenário para o primeiro turno ainda é incerto, no eventual segundo turno a vantagem de Milei parece mais sólida. Um levantamento feito pelo Clarin mostra que, em todas as pesquisas, ele venceria Sergio Massa se estivessem só os dois nas urnas no dia 19 de novembro. A diferença poderia variar entre 2% e 20%.
Quando os eleitores se deparam com um eventual segundo turno entre Milei e Bullrich, o libertário tem vantagem em nove pesquisas. A ex-ministra aparece na frente em três.
Também foi testada a possibilidade de dar zebra e o governador de Córdoba Juan Schiaretti (que teve menos de 4% dos votos nas PASO) disputar o segundo turno. A pesquisa da Atlas foi a única que testou esse cenário e, segundo ela, Schiaretti venceria o favorito Javier Milei com oito pontos de vantagem.
Todos esses números, no entanto, devem ser analisados com cautela. Isso porque, o os indecisos, brancos e nulos para o eventual segundo turno ainda são muitos — até 20% a depender da pesquisa. No pleito que tem a taxa de participação como fator considerado decisivo, é preciso ficar atento no que essa parcela do eleitorado vai decidir até novembro.
Comentários
Brasil
Dia do Médico Legista: Polícia Civil reconhece atuação essencial desses profissionais no Acre
No Acre, 12 médicos legistas estão em exercício, distribuídos nas três regionais do Estado: Juruá, Baixo Acre e Alto Acre

O Delegado-Geral da Polícia Civil do Acre, Dr. José Henrique Maciel, exaltou o trabalho técnico e humano desempenhado pelos médicos legistas. Foto Art
Neste 7 de abril, a Polícia Civil do Acre presta homenagem aos médicos legistas que atuam em defesa da verdade e da justiça. A data, oficializada em 1886 pela lei nº 18, assinada pelo conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira, então presidente da Província de São Paulo, marca o reconhecimento ao trabalho essencial desses profissionais no sistema criminal brasileiro.
A profissão de médico legista é um dos pilares fundamentais da justiça criminal, responsável por investigar e analisar as causas e circunstâncias de mortes, lesões e outros tipos de violência, oferecendo subsídios técnicos imprescindíveis para a tomada de decisões judiciais. No Acre, 12 médicos legistas estão em exercício, distribuídos nas três regionais do Estado: Juruá, Baixo Acre e Alto Acre.
Esses profissionais realizam perícias complexas, muitas vezes decisivas em processos judiciais, como nos casos de acidentes aéreos, crimes de grande repercussão e violência sexual ou doméstica. Entre os episódios mais desafiadores enfrentados nos últimos anos estão: a morte de um bebê após ingerir bolo com droga, o acidente aéreo com 12 vítimas fatais, o desaparecimento de estudantes após a Expoacre, rebeliões nos presídios e a morte de uma mulher acusada de assassinar a própria filha, cujos desdobramentos envolveram uma onda de desinformação nas redes sociais.
O Delegado-Geral da Polícia Civil do Acre, Dr. José Henrique Maciel, exaltou o trabalho técnico e humano desempenhado pelos médicos legistas. “Neste 7 de abril, reconhecemos a importância vital dos médicos legistas na elucidação dos crimes e na construção da justiça. Esses profissionais atuam com extrema responsabilidade, enfrentando desafios diários para garantir que a verdade prevaleça. A Polícia Civil do Acre agradece a dedicação e a competência dos nossos legistas, que tornam o nosso sistema de segurança mais eficiente e justo”, enauteceu.
O Diretor do Instituto Médico Legal (IML) do Acre, Dr. Ítalo Maia, também destacou o compromisso da equipe.”O trabalho do médico legista exige preparo técnico, sensibilidade e ética. Cada exame realizado tem o potencial de mudar o rumo de uma investigação. Temos uma equipe comprometida, que mesmo diante das dificuldades estruturais e emocionais da profissão, segue firme em sua missão. Neste dia, homenageamos todos que, com coragem e dedicação, fazem da medicina legal um instrumento de justiça e cidadania”, enfatizou.

IML do Acre já atuou em casos de grande repercussão, como acidentes aéreos, rebeliões e mortes violentas. Foto: arquivo/ PCAC.
O Delegado-Geral da Polícia Civil do Acre, Dr. José Henrique Maciel, exaltou o trabalho técnico e humano desempenhado pelos médicos legistas. “Neste 7 de abril, reconhecemos a importância vital dos médicos legistas na elucidação dos crimes e na construção da justiça. Esses profissionais atuam com extrema responsabilidade, enfrentando desafios diários para garantir que a verdade prevaleça. A Polícia Civil do Acre agradece a dedicação e a competência dos nossos legistas, que tornam o nosso sistema de segurança mais eficiente e justo”, enauteceu.
O Diretor do Instituto Médico Legal (IML) do Acre, Dr. Ítalo Maia, também destacou o compromisso da equipe.”O trabalho do médico legista exige preparo técnico, sensibilidade e ética. Cada exame realizado tem o potencial de mudar o rumo de uma investigação. Temos uma equipe comprometida, que mesmo diante das dificuldades estruturais e emocionais da profissão, segue firme em sua missão. Neste dia, homenageamos todos que, com coragem e dedicação, fazem da medicina legal um instrumento de justiça e cidadania”, enfatizou.
A Polícia Civil reafirma seu compromisso com o fortalecimento das instituições periciais e a valorização dos seus profissionais, destacando que, por trás de cada laudo técnico, há o esforço incansável de homens e mulheres que trabalham para que a verdade dos fatos prevaleça.

No Acre, 12 médicos legistas estão em exercício, distribuídos nas três regionais do Estado. Foto: arquivo/ PCAC.
Comentários
Brasil
Assis Brasil promove tarde de atividades inclusivas para crianças autistas em alusão ao Dia Mundial de Conscientização
Evento intersecretarial reuniu saúde, educação e assistência social em programação lúdica com teatro, pintura e brincadeiras adaptadas

O evento foi promovido em parceria entre as secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social. Foto: cedida
Em um colorido exercício de inclusão, a Prefeitura de Assis Brasil transformou a última terça-feira (7) em uma tarde especial para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ação multissetorial, que envolveu as secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, marcou as comemorações pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo com uma programação cuidadosamente planejada para estimular e acolher.
Um Mundo de Estímulos:
- Teatro de fantoches para desenvolvimento da comunicação
- Oficinas de pintura com enfoque na expressão criativa
- Brincadeiras sensoriais e banho de piscina adaptado
- Ambiente projetado para conforto e segurança dos participantes
Compromisso com a Inclusão:
Enquanto as crianças se divertiam em atividades especialmente desenvolvidas, a iniciativa cumpriu um papel duplo: além do lazer terapêutico, reforçou a necessidade de políticas públicas permanentes para pessoas com TEA. “Estamos construindo uma rede de apoio que começa na infância e se estende por toda vida”, destacou o secretário de Saúde.
A administração municipal reafirmou seu compromisso com a criação de espaços verdadeiramente inclusivos, onde diferenças são celebradas e transformadas em oportunidades de aprendizado coletivo. Novas ações já estão sendo planejadas para dar continuidade ao trabalho de conscientização e apoio às famílias de pessoas com autismo no município.

A Prefeitura de Assis Brasil segue comprometida em promover ações que garantam os direitos das crianças com deficiência e fortaleçam a rede de apoio às famílias. Fotos: cedida
Comentários
Brasil
Médicos em Movimento: campanha da Afya faz um alerta sobre os índices de saúde física e mental entre estes profissionais
• Pesquisa do Research Center da Afya aponta: com sobrecarga no trabalho, maioria dos médicos não pratica exercícios regularmente;
• Campanha “Médicos em Movimento”, no mês dedicado ao Dia Mundial da Saúde, quer incentivar a prática de atividades físicas e a inclusão de hábitos mais saudáveis na rotina
Estudo “Qualidade de Vida dos Médicos”, conduzido pelo Research Center da Afya, traz um número alarmante: 59% dos médicos do país não mantêm uma rotina de exercícios físicos. Com jornada intensa de trabalho, que soma em média 60 horas semanais, muitos desses profissionais acabam negligenciando o próprio bem-estar, embora sejam os principais defensores da importância da atividade física. Como grande parceiro dos médicos em todos os momentos de sua jornada, a Afya, maior hub de educação e soluções para prática médica do país, lança a campanha “Médicos em Movimento”. O objetivo é incentivar a prática de atividades físicas e a inclusão de hábitos mais saudáveis na rotina.
A iniciativa ganha vida no Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, uma data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para destacar questões essenciais sobre qualidade de vida. No entanto, a proposta da Afya vai além: o convite é para uma mudança de hábitos duradoura, com promoção de mais equilíbrio na carreira médica e permitindo que esses profissionais vivam plenamente o melhor da medicina.
“A qualidade de vida e a rotina médica exigem alta performance física e mental. Nesse contexto, a atividade física se torna mais do que um cuidado pessoal – é uma necessidade para quem precisa estar sempre alerta, forte e preparado para cuidar dos outros. Quando os médicos negligenciam a sua própria saúde, o impacto é sentido por todos – por eles, pelos pacientes e colegas e pelo sistema de saúde”, diz Gustavo Meirelles, vice-presidente Médico da Afya.
#CodigoMagenta: um símbolo de compromisso
A campanha “Médicos em Movimento” tem início com um vídeo-manifesto nas redes sociais da Afya, destacando a importância do exercício físico na rotina dos médicos. O conteúdo convida os profissionais a refletirem sobre seu bem-estar e direciona para o site oficial do projeto, onde será possível acompanhar todas as etapas da iniciativa: institucional.afya.com.br/dia-mundial-saude.
Como forma de engajar a comunidade para a prática de atividade física, a Afya desenvolveu um desafio na plataforma de corrida Strava, incentivando médicos e médicas a se conectarem, compartilharem seus avanços e se motivarem mutuamente a manter uma rotina ativa, apesar da intensa agenda de trabalho e estudo.
A mobilização também acontecerá nas redes sociais por meio da hashtag #CodigoMagenta. A ideia é que os médicos usem meias na cor magenta durante suas práticas esportivas, um símbolo de engajamento e autocuidado, que vai, pouco a pouco, promovendo um senso de comunidade entre os participantes. A cor foi escolhida por representar energia e transformação, motivo pelo qual faz parte da identidade da Afya, marca que faz parte da jornada de 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país.
Em 2025, a Afya seguirá patrocinando eventos esportivos e incentivando a participação de médicos em atividades físicas. A primeira ação será a Corrida Olga Kos, no Rio de Janeiro, no dia 6 de abril, véspera do Dia Mundial da Saúde.
Mais do que uma iniciativa voltada à comunidade médica, a campanha convida toda a sociedade a se engajar na causa, incentivando e inspirando médicos ao redor a adotarem um estilo de vida mais ativo e equilibrado.
“Nosso objetivo com este movimento é promover impacto real e duradouro na qualidade de vida dos profissionais da saúde, pois acreditamos que o cuidado com o outro começa pelo autocuidado. Queremos transformar a conscientização em ação, incentivando mudanças concretas na rotina dos médicos e médicas do país. Essa iniciativa reafirma o compromisso da Afya em valorizar e apoiar aqueles que dedicam um pedaço relevante das suas vidas ao bem-estar da sociedade”, explica Stella Brant, vice-presidente de Marketing e Sustentabilidade da Afya.
Sobre a Afya
A Afya, líder em educação e soluções para a prática médica no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 32 delas com cursos de medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.593 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 20 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil, e “Valor 1000” (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar.
Mais informações em http://www.afya.com.br e ir.afya.com.br.
Informações para Imprensa
[email protected]
Você precisa fazer login para comentar.