Conecte-se conosco

Acre

Eleição da AMOPREB em Brasiléia acontece nesta segunda sob suspeita de fraude

Publicado

em

Alexandre Lima

Está prevista para esta segunda-feira, dia 21, a eleição para presidência da Associação dos Moradores e Produtores da Reserva Chico Mendes de Brasiléia e Epitaciolândia – AMOPREB, onde tem como presidente, Luiza Carlota da Silva Caldas e que tenta sua reeleição e poderá ficar a partir do resultado, por mais quatro anos, já que antes, era três.

Carlota tenta sua reeleição e se manter por quatro anos a frente da AMOPREB - Foto: Arquivo/oaltoacre

Carlota tenta sua reeleição e se manter por quatro anos a frente da AMOPREB – Foto: Arquivo/oaltoacre

O seu concorrente, o senhor José Enivaldo Araújo Campelo, é o  atual secretario de finanças da Associação e denuncia artimanhas para que a atual presidente fique no cargo. Segundo é denunciado, aconteceu uma reunião ocorrida nesta sexta-feira, dia 18, onde o opositor não foi convidado para participar da 3ª reunião da comissão eleitoral, mas contou com a presença de Carlota, segundo consta na Ata.

Na mesma, diz que aconteceu a presença dos dois candidatos, o que de fato não ocorreu. Denunciam ainda que, dos 960 associados que estariam aptos, somente 626 poderão votar na eleição, sendo que 334 filiados não foram incluídos na lista, onde foi alegado que não estariam em dia financeiramente, por não pagarem a anuidade.

Esta tese está sendo rebatida por José Enivaldo, que cuida da parte financeira e diz que, os R$ 7.014 reais referente aos 334 filiados, está sob sua responsabilidade, de acordo com a reunião da comissão eleitoral, ocorrida no dia 14 do mês corrente, onde ele recebeu oito blocos de recibos de quitação dos mesmo na Associação pelos coordenadores.

Diante dessas provas, a diretoria da Chapa 2, registrada em nome de José Enivaldo, estará impetrando um pedido de suspensão da eleição, para que os 334 eleitores que estão fora, sejam anexados a lista dos votantes. Segundo foi dito, essa prática aconteceu na eleição passada, onde 168 fora do pleito.

Foi dito ainda que, José está requerendo a comprovação da quitação dos demais associados, onde antes havia apenas 345 e hoje existem cerca de 626, mas não foi prestado contas dos valores das anuidades de 281 por parte da Chapa 1, de Luiza Carlota.

Resposta da Associação sobre os blocos não inclusos

Cópia da resposta sobre os blocos dos associados não inclusos que estariam aptos a votarem abaixo.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Eduardo Costa é atração principal do show da virada em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Réveillon no Estádio Arena do Juruá terá artistas locais, queima de fogos sem estampido e público estimado em 40 mil pessoas.

O show da virada em Cruzeiro do Sul, marcado para a próxima quarta-feira, 31, terá como atração principal o cantor Eduardo Costa. A programação será realizada no Estádio Arena do Juruá e contará também com apresentações de artistas locais antes e depois do show nacional.

Sobem ao palco os músicos Theo Lins e William Freitas, além do DJ Cleudo, que comandam a festa ao longo da noite. A programação tem início às 21h com os artistas locais. À meia-noite acontece a tradicional queima de fogos, que será realizada sem estampido, e, às 00h30, Eduardo Costa inicia a apresentação principal. A festa segue até as 4h da manhã.

A expectativa da organização é de que cerca de 40 mil pessoas participem do réveillon no Arena do Juruá, consolidando o evento como um dos maiores da região no encerramento do ano.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre atinge cota de transbordamento e mantém Rio Branco em alerta

Publicado

em

Nível do rio chegou a 14 metros na manhã deste sábado (27), causando alagamentos e atingindo áreas vulneráveis da capital acreana.

O Rio Acre atingiu a cota de transbordamento na manhã deste sábado, 27, em Rio Branco. De acordo com boletim da Defesa Civil Municipal, o nível do manancial chegou a 14 metros às 9h, marca considerada crítica e que representa risco de alagamentos em diversas regiões da capital. A informação foi divulgada pelo portal ac24horas Play.

Na primeira medição do dia, realizada às 5h26, o rio registrava 13,73 metros, ficando a apenas 27 centímetros do limite de transbordo. A elevação rápida do nível manteve os órgãos de monitoramento em estado de atenção ao longo de toda a manhã.

Segundo a Defesa Civil, não houve registro de chuvas nas últimas 24 horas em Rio Branco. Mesmo assim, o volume elevado do rio é consequência das fortes precipitações ocorridas nos dias anteriores, principalmente nas cabeceiras e em municípios do interior, cujas águas continuam desaguando na capital.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros, ultrapassada desde a madrugada. O boletim é assinado pelo tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador municipal da Defesa Civil.

Durante a apuração da reportagem, a equipe esteve na Rua Barbosa Lima, no bairro da Base, onde uma residência ocupada por indígenas da etnia Kaxinawá já foi parcialmente invadida pela água, evidenciando a situação de vulnerabilidade enfrentada pelos moradores da região.

Comentários

Continue lendo

Acre

Vídeo: Trabalhador é alvo de atentado a tiros e facada no Segundo Distrito de Rio Branco

Publicado

em

Vítima foi atacada ao chegar em casa no loteamento Praia do Amapá e conseguiu buscar socorro por conta própria

O trabalhador Jaércio Martins, de 38 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite desta segunda-feira (26), no loteamento Praia do Amapá, no Segundo Distrito de Rio Branco.

De acordo com testemunhas, Jaércio chegava em frente à própria residência, dirigindo um caminhão, quando foi surpreendido por integrantes de uma organização criminosa. Os suspeitos efetuaram vários disparos de arma de fogo contra o veículo, na tentativa de atingir a vítima.

Na sequência, um dos criminosos se aproximou e desferiu um golpe de faca que atingiu o peito esquerdo do trabalhador. Após o ataque, os suspeitos fugiram do local.

Mesmo ferido, Jaércio conseguiu se deslocar até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, onde recebeu os primeiros atendimentos. Em razão da gravidade do ferimento, ele foi transferido por uma ambulância de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Pronto-Socorro de Rio Branco.

Segundo a equipe médica, o estado de saúde da vítima é considerado estável. A Polícia Militar não chegou a ser acionada para atender a ocorrência.

Comentários

Continue lendo