Acre
Edvaldo Souza cobra ação urgente para evitar chegada de mais imigrantes a Brasileia
O deputado Edvaldo Souza (PSDC) afirmou durante a sessão desta quinta-feira, 11, que desde a chegada dos primeiros haitianos em Brasiléia se posicionou contrário à acolhida por parte das autoridades brasileiras. Para ele, a situação pode ficar ainda mais complicada, pois além dos haitianos, estão chegando ao Acre imigrantes de outros países.
“Nós temos muitos problemas com a nossa população, muitas famílias que enfrentam dificuldades, que sofrem e precisam de nossa atenção. O Governo do Estado tem dado atenção especial aos imigrantes, mas não podemos esquecer que muitas famílias ainda passam fome em nossas periferias”, desabafou.
Para o parlamentar, caso não seja tomada uma decisão urgente, o Acre pode enfrentar uma verdadeira crise, pois a cada dia novos imigrantes estão chegando. Edvaldo Souza lembrou que a população de Brasiléia está assustada e preocupada, pois serviços essenciais estão um verdadeiro caos.
“Hoje, além de atender a população do município, os postos de saúde, a segurança pública e outros serviços estão atendendo também os milhares de imigrantes que estão no município. Precisamos agir com rigor e urgência”, disse.
Edvaldo Souza cobrou uma ação dos órgãos federais, afirmando que o problema não é do Acre, mas sim do Brasil. “Já passaram mais de cinco mil haitianos por Brasiléia. A situação lá é de um verdadeiro caos. Alguns podem ter Hepatite, Coléra e até Aids. O caso é gravíssimo. Temos que, com base na visita de ontem, encaminhar um relatório ou atém mesmo ir à Brasília para cobrar uma ação urgente. O Acre já investiu mais de R$ 2,5 milhões na acolhida dos imigrantes”, afirmou.
Problemas nos serviços da Eletrobrás
Edvaldo Souza também cobrou melhorias nos serviços prestados pela Eletrobrás Distribuição Acre. Apresentando reclamação de uma consumidora, o parlamentar disse que os problemas vão desde o atendimento ao cliente até os serviços de fornecimento de energia.
“O que essa empresa presta aqui é um verdadeiro desserviço à nossa população. Conversando com uma senhora, ela me relatou que além dos péssimos serviços, apagões e outros problemas, a empresa trata mal os consumidores”, destacou.
Foto: J. Simão
Agência Aleac
Comentários
Acre
Nível do Rio Acre atinge 15,51 metros na capital e mantém tendência de subida

Foto: Jardy Lopes/ac24horas
O Rio Acre atingiu a marca de 15,51 metros às 21h desta sexta-feira, 14, em Rio Branco, segundo o boletim divulgado pela Defesa Civil do município. O nível está acima da cota de transbordo, que é de 14,00 metros.
Ao longo do dia, o rio apresentou uma tendência de elevação constante. A medição começou às 06h, com 14,98 metros, e seguiu subindo, atingindo 15,17 metros às 09h, 15,24 metros ao meio-dia, 15,33 metros às 15h e 15,40 metros às 18h.
Além do nível elevado do rio, a Defesa Civil registrou um acumulado de 22,8 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, o que contribuiu para o agravamento da situação. A cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, já havia sido ultrapassada no último final de semana.
Comentários
Acre
MPAC recorre de decisão que concedeu prisão domiciliar a mulher envolvida na execução do jovem João Vitor
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) recorreu da decisão que concedeu prisão domiciliar a uma mulher acusada de envolvimento na execução do jovem João Vitor, em Cruzeiro do Sul. O crime, atribuído a integrantes de uma organização criminosa, ocorreu em uma área verde do bairro Saboeiro.
De acordo com as investigações da Polícia Civil, a acusada, amiga da vítima, teve um papel fundamental no crime ao atraí-lo para uma emboscada. O corpo de João Vitor foi encontrado às margens do Rio Juruá, próximo ao município de Guajará, no Amazonas, com as mãos amarradas para trás e diversas perfurações de faca nas costas.
Durante a audiência de custódia, o MPAC se manifestou pela conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva. No entanto, a Justiça concedeu a prisão domiciliar, levando o órgão ministerial a recorrer da decisão, considerando a gravidade do crime.
Além disso, o MPAC instaurou um procedimento administrativo para acompanhar o andamento das investigações sobre o caso.
Comentários
Acre
Afluente do Rio Acre, Riozinho do Rola ultrapassa cota de transbordo

Foto: Kennedy Santos/ac24horas
O Riozinho do Rola, principal afluente do Rio Acre, ultrapassou nesta sexta-feira, 14, a cota de transbordamento, que é de 15 metros, atingindo 15,19 metros às 15h15, segundo dados do Serviço Geológico do Brasil (SGB).
O transbordamento manancial ocorreu por volta das 10 horas da manhã, quando o rio atingiu a marca de 15 metros. Desde então, o nível tem se mantido acima da cota de inundação, com tendência de aumento.
Além do Riozinho do Rola, o nível do Rio Acre também preocupa em Brasileia, onde a cota de transbordamento é de 8 metros. Nesta sexta-feira, 14, às 15h15, o rio registrou 6,94 metros, um aumento de quase 60 centímetros em relação ao início do dia.
Você precisa fazer login para comentar.