Conecte-se conosco

Acre

Edvaldo Souza cobra ação urgente para evitar chegada de mais imigrantes a Brasileia

Publicado

em

edvaldo110413O deputado Edvaldo Souza (PSDC) afirmou durante a sessão desta quinta-feira, 11, que desde a chegada dos primeiros haitianos em Brasiléia se posicionou contrário à acolhida por parte das autoridades brasileiras. Para ele, a situação pode ficar ainda mais complicada, pois além dos haitianos, estão chegando ao Acre imigrantes de outros países.

“Nós temos muitos problemas com a nossa população, muitas famílias que enfrentam dificuldades, que sofrem e precisam de nossa atenção. O Governo do Estado tem dado atenção especial aos imigrantes, mas não podemos esquecer que muitas famílias ainda passam fome em nossas periferias”, desabafou.

Para o parlamentar, caso não seja tomada uma decisão urgente, o Acre pode enfrentar uma verdadeira crise, pois a cada dia novos imigrantes estão chegando. Edvaldo Souza lembrou que a população de Brasiléia está assustada e preocupada, pois serviços essenciais estão um verdadeiro caos.

“Hoje, além de atender a população do município, os postos de saúde, a segurança pública e outros serviços estão atendendo também os milhares de imigrantes que estão no município. Precisamos agir com rigor e urgência”, disse.

Edvaldo Souza cobrou uma ação dos órgãos federais, afirmando que o problema não é do Acre, mas sim do Brasil. “Já passaram mais de cinco mil haitianos por Brasiléia. A situação lá é de um verdadeiro caos. Alguns podem ter Hepatite, Coléra e até Aids. O caso é gravíssimo. Temos que, com base na visita de ontem, encaminhar um relatório ou atém mesmo ir à Brasília para cobrar uma ação urgente. O Acre já investiu mais de R$ 2,5 milhões na acolhida dos imigrantes”, afirmou.

Problemas nos serviços da Eletrobrás

Edvaldo Souza também cobrou melhorias nos serviços prestados pela Eletrobrás Distribuição Acre. Apresentando reclamação de uma consumidora, o parlamentar disse que os problemas vão desde o atendimento ao cliente até os serviços de fornecimento de energia.

“O que essa empresa presta aqui é um verdadeiro desserviço à nossa população. Conversando com uma senhora, ela me relatou que além dos péssimos serviços, apagões e outros problemas, a empresa trata mal os consumidores”, destacou.

Foto: J. Simão
Agência Aleac

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Ministério Público do Acre emite nota sobre morte de ativista Moisés Alencastro

Publicado

em

Recebemos com extrema cautela a informação veiculada pela mídia acerca da hipótese de que o homicídio de Moisés Alencastro tenha decorrido de latrocínio, especialmente diante do cenário do crime tal como descrito nas próprias reportagens.

As lesões constatadas na vítima, notadamente múltiplas perfurações por arma branca e indícios de tentativa de degolamento, não se mostram, em um primeiro exame, compatíveis com a dinâmica típica desse tipo de delito patrimonial, sugerindo, ao contrário, violência exacerbada e desnecessária ao fim de subtração de bens.
Trata-se de padrão de agressão que, com frequência, revela desprezo pela condição da vítima e se associa a crimes praticados por motivação de ódio, fenômeno que infelizmente se repete em contextos diversos, como nos assassinatos de mulheres e na eliminação violenta de pessoas homossexuais. Típica ação de homofobia.
Moisés Alencastro era servidor público comprometido com o enfrentamento dessas formas de violência, atuando no âmbito do Ministério Público do Estado do Acre, junto ao Centro de Atendimento à Vítima, justamente na defesa da dignidade humana e da responsabilização penal adequada dos agressores.
Sua morte não pode ser tratada como mais um episódio banal de violência. Ela expõe, de forma dolorosa, a realidade que ainda vivemos e reforça a necessidade de avanços concretos na construção de uma sociedade mais tolerante, livre de toda discriminação, preconceito e homofobia , fundada no respeito à condição humana de todos.
Espera-se que os fatos sejam rigorosamente apurados, com a correta definição jurídica do crime e a responsabilização penal proporcional à gravidade da conduta, para que essa morte não permaneça impune — como o próprio Moisés sempre defendeu em sua atuação institucional.

Destacamos, ainda, a plena confiança no rápido e eficiente trabalho desempenhado pela Polícia Civil na elucidação do caso, inclusive, com a devida qualificação a ser dada ao crime. Desde o primeiro momento, a instituição tem empenhado esforços grandiosos para o enfrentamento deste delito, de modo a dar à sociedade a pronta resposta que se espera.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acidente entre moto e caminhonete deixa casal ferido em Sena Madureira

Publicado

em

Um acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta e uma caminhonete deixou um casal ferido na tarde desta terça-feira (23), no município de Sena Madureira, no interior do Acre.

A colisão aconteceu na rua Augusto Vasconcelos, esquina com a rua Maranhão, nas proximidades da 4ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). Conforme informações preliminares apuradas no local, o condutor da caminhonete teria avançado a via preferencial e atingido a motocicleta onde o casal trafegava.

Com o impacto, o condutor da moto, identificado inicialmente apenas como professor Fábio, foi arremessado e caiu dentro de um bueiro. A passageira, sua esposa — ainda não identificada oficialmente — caiu sobre a calçada e também ficou ferida.

Vídeos enviados à reportagem registram o momento exato da colisão e o atendimento prestado às vítimas logo após o acidente.

Policiais militares do setor de trânsito estiveram no local para isolar a área e controlar o fluxo de veículos, possibilitando o trabalho da perícia. O casal foi socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital João Câncio Fernandes para atendimento médico.

Até o fechamento desta matéria, não havia informações oficiais sobre o estado de saúde das vítimas. As circunstâncias do acidente serão apuradas pelas autoridades competentes.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo do Acre antecipa salário dos servidores ativos para quinta-feira (25)

Publicado

em

Pagamento estava previsto para o dia 27; aposentados já receberam nesta terça (23). Medida busca facilitar compras de fim de ano e movimentar economia local

O crédito em conta estará disponível no próprio dia 25 para os servidores que recebem pelo Banco do Brasil. Nos demais bancos, o valor será creditado no dia seguinte, 26. Foto: cedida 

O governo do Acre antecipou o pagamento dos servidores públicos ativos para esta quinta-feira (25), três dias antes da data original, que seria 27 de dezembro. A medida segue a antecipação já concedida aos aposentados, que receberam nesta terça-feira (23). A decisão foi anunciada pelas Secretarias de Administração (Sead) e da Fazenda (Sefaz).

O valor será creditado no dia 25 para quem recebe pelo Banco do Brasil. Para os demais bancos, o depósito ocorrerá na sexta-feira (26). O governador Gladson Cameli afirmou que o objetivo é ajudar os servidores a se organizarem para as compras de fim de ano e fortalecer a economia local.

— A medida ajuda os servidores a se organizarem, comprarem os presentes, honrarem seus compromissos e celebrarem este período com mais tranquilidade — disse Cameli.

Os contracheques já estão disponíveis para consulta no site contracheque.ac.gov.br, no Portal de Serviços do Estado e no aplicativo MeuAC. A antecipação deve movimentar o comércio e os serviços no estado, especialmente nos setores de alimentação, vestuário e presentes, em um período tradicionalmente movimentado pelas festas de final de ano.

Comentários

Continue lendo