Acre
Educação realiza oficina de autocuidados para professores da escola Wilson Barbosa
A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio do Núcleo de Apoio à Psicologia Escolar e Educacional do Departamento de Formação e Assistência Educacional (Defae), foi até a escola Wilson Barbosa, no bairro Cidade do Povo, para realizar uma oficina de autocuidados com os professores.
De acordo com a psicóloga Maria Florisa Sobralino, do Núcleo de Psicologia Escolar, o objetivo da oficina é repassar conhecimento para que os professores possam usufruir de uma saúde mental adequada. “O professor precisa se cuidar primeiro, precisa estar bem de saúde mental”, afirma.

“Hoje os professores passam por um desafio. Eu costumo dizer sempre que é um desafio maior do que antes, porque hoje temos muitos adolescentes que estão muito adoecidos, e quando trabalhamos o processo formativo do autocuidado, a gente potencializa o professor para contribuir com o outro, no caso, o aluno”, explica.
Segundo ela, os professores trabalham com adolescentes, com diversidade de personalidades e, por isso, precisam estar saudáveis para acolher o outro. “Se eu não estiver bem eu não tenho condições de acolher o outro e, por isso, o papel do gestor também é fundamental”, disse.
O diretor da escola cívico-militar Wilson Barbosa, Albernilde Ramos, diz ser sabedor dos problemas que a sociedade, e a comunidade de modo geral enfrenta. “A gente tem que fazer mais, se conhecer mais. Precisamos unir nossas categorias com esse intuito maior, que é a autoajuda, para nos conhecermos melhor”, destaca.

Para o professor Rossildo Sales, que ministra história na escola Wilson Barbosa, a oficina está sendo fundamental para que os profissionais possam gerenciar melhor o processo de ensino-aprendizagem.
“A nossa juventude passa por uma gama de dificuldades, principalmente após a pandemia, que trouxe muitos problemas para os nossos jovens, e é necessário que os professores estejam bem para realizar as suas funções com esses jovens, pois sabemos que, além de exercer a profissão, o professor sempre foi amigo, psicólogo, conselheiro e precisa estar muito bem para entender a necessidade dos estudantes”, salienta.
Fonte: Governo AC
Comentários
Acre
Jovem sofre crise epiléptica, quase se afoga em açude e é resgatada por adolescente em Rio Branco
Vítima foi retirada da água por uma parente de 14 anos e encaminhada ao Pronto-Socorro em estado estável
A jovem Marcela Souza Mendonça, de 20 anos, sofreu um ataque epiléptico e quase se afogou em um açude localizado em uma colônia no Ramal Adalto Frota, às margens da BR-364, na região da Custódio Freire, em Rio Branco.
De acordo com familiares, Marcela, que é epiléptica, tomava banho no açude quando, de forma repentina, sofreu uma crise e afundou na água. Uma adolescente de 14 anos, parente da vítima, presenciou a situação, mergulhou e conseguiu retirá-la do açude, evitando o afogamento.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, e uma ambulância de suporte avançado foi enviada ao local. Ao chegarem, os paramédicos encontraram a jovem consciente, porém debilitada em razão da crise. Após os primeiros atendimentos, Marcela foi encaminhada ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde deu entrada em estado de saúde estável.
A Polícia Militar não foi acionada para atender a ocorrência.
Comentários
Acre
Governo do Acre lança programa para formar 40 empresas importadoras e fortalecer comércio exterior
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), apresentou na última sexta-feira, 6, uma estratégia inédita de formar empresas para atuação no comércio exterior. A iniciativa, em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais (Federacre), qualificará 40 micros e pequenas empresas para a atividade de importação. O encontro reuniu representantes de 11 associações comerciais, além de diretores e técnicos. A proposta é estruturar uma nova cultura empresarial voltada à inserção internacional.
Durante a apresentação, o titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, destacou que o programa vai criar um ambiente prático de formação. “A meta é qualificar 40 empresas importadoras, realizando desde a capacitação até a importação efetiva. Queremos proporcionar ao empresário a experiência real da sua primeira operação, para que ele possa transformar isso em um novo negócio. Importação e exportação representam uma oportunidade estratégica para ampliar margens e diversificar mercados. Vamos alcançar empresários de todos os municípios do estado”.

A presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola (Acisa), Patrícia Dossa, enfatizou o impacto prático da capacitação para o setor empresarial. “São parcerias essenciais para o crescimento das associações e dos empresários que estão na ponta. Aprender a importar e, depois, conseguir andar com as próprias pernas vai fazer muita diferença. Adquirir produtos diretamente do mercado internacional amplia competitividade e reduz custos. Esse curso facilitará o acesso dos empreendedores das cidades do interior a orientações técnicas e bem especializadas”.
Para o diretor de Projetos da Federacre, Clóvis Console, o programa simboliza a aproximação concreta entre poder público e iniciativa privada. “Vamos beneficiar empresários de todo o estado, inclusive de municípios onde ainda estamos estruturando entidades representativas. A formação de grupos de importadores permitirá compras mais competitivas e fortalecerá a economia local. Trazer dinheiro novo para o Acre, por meio do comércio exterior, é uma estratégia para lá de assertiva que vai impactar diretamente na vida da nossa população com mais variedades e outros”.

Na avaliação da presidente da Associação Comercial e Empresarial de Acrelândia (Aceac), Daiane Figueiredo, a iniciativa fortalecerá o empresariado com qualificação. “Se você não investe no empresário, não tem resultado. Estou empolgada porque essa é uma oportunidade de crescermos juntos, iniciativa privada e poder público. Quem está na ponta são as associações, então isso é mais que necessário. Com incentivo e apoio, a chance de dar certo é muito maior”, concluiu, reforçando a importância da interiorização das políticas de desenvolvimento do setor.
Além da capacitação, também haverá um amplo acompanhamento especializado para que as empresas realizem a primeira operação de importação. A proposta inclui assessoria completa em todas as etapas do processo, desde a negociação internacional até os trâmites legais aduaneiros. Um dos diferenciais será a possibilidade de utilização de um contêiner compartilhado, modelo que reduz custos logísticos e dilui riscos entre os participantes. A estratégia permite que micro e pequenos empresários tenham acesso ao mercado externo com investimento inicial acessível.
The post Governo do Acre lança programa para formar 40 empresas importadoras e fortalecer comércio exterior appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Acre
Rio Acre mantém tendência de vazante e marca 10,43 metros ao meio-dia em Rio Branco
Boletim da Defesa Civil confirma queda gradual do nível do manancial e ausência de chuvas nas últimas 24 horas

Foto: Sérgio Vale









Você precisa fazer login para comentar.