fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Educação realiza formação para alfabetizadores voluntários

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio do Departamento de Educação de Jovens e Adultos, finalizou na noite desta quarta-feira, 5, a primeira formação dos alfabetizadores voluntários realizada dentro da jornada pedagógica Alfabetiza Acre/EJA.

O curso iniciou na segunda-feira, 3, e se estendeu até esta quarta-feira. Ao todo, realizaram a formação 23 alfabetizadores, que irão atuar com 23 turmas somente em Rio Branco. As aulas do Alfabetiza Acre/EJA estão previstas para iniciar no próximo dia 17, segunda-feira, e irão durar seis meses.

Alfabetizadores irão atuar em comunidades das zonas urbana e rural. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O objetivo da formação é capacitar os alfabetizadores para trabalhar de acordo com a nova metodologia de ensino. As turmas formadas têm entre 15 e 25 alunos e a maioria delas foi formada em bairros periféricos e também em comunidades da zona rural. As aulas acontecerão, principalmente, em escolas, associações e igrejas parceiras do programa.

Entre os alfabetizadores voluntários está Terezinha Ferreira de Souza. Ela atuou por mais de 33 anos em sala de aula e agora irá alfabetizar adultos na escola Santa Lúcia II, localizada no ramal do Colibri, região do Quixadá. “Essa nova metodologia muda muita coisa, porque para alfabetizar adultos é mais difícil do que crianças e jovens”, explicou.

Formação envolveu novas metodologias de ensino. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Outra alfabetizadora que atuará na zona rural é Luciara Feitosa. Ela trabalhará com duas turmas em uma comunidade do Ramal da Passagem, localizado no km 100 da rodovia Transacreana. “Eu já trabalhei com alfabetização durante cinco anos e essa formação é importante, porque vai alcançar a necessidade dos alunos”, afirmou.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Madeira atinge 16,67 metros e afeta quase 9 mil pessoas em Porto Velho

Publicado

em

Enchentes já inundam casas em Calama e Fortaleza do Abunã; Defesa Civil distribui ajuda e monitora risco de catástrofe moderada

O Rio Madeira atingiu 16,67 metros nesta sexta-feira (4), segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB), deixando 29 comunidades alagadas e afetando 8.984 pessoas em Porto Velho (RO). Em locais como Calama, Santa Bárbara e Fortaleza do Abunã, casas já estão completamente submersas, obrigando moradores a abrir caminhos alternativos pela mata para evitar isolamento.

A Defesa Civil municipal atua no fornecimento de cestas básicas, água potável e kits de higiene, enquanto a Agência Nacional de Águas (ANA) classifica o risco ambiental como moderado. Com previsão de mais chuvas até abril, outras 36 comunidades (32 mil pessoas) estão em alerta. A Defesa Civil avalia a realocação dos mais atingidos para áreas urbanas da capital.

Comentários

Continue lendo

Acre

Mulher fica ferida após colisão entre moto e caminhão no Morada do Sol

Publicado

em

Vítima invadiu preferencial e teve suspeita de fraturas; motorista do caminhão deixou local antes da chegada do Samu

Um acidente entre uma motocicleta e um caminhão deixou uma mulher gravemente ferida no fim da tarde desta sexta-feira (4), no bairro Morada do Sol, em Rio Branco. Segundo testemunhas, a condutora da moto Honda, de placa OXP3720, invadiu a preferencial ao sair da rua Melão, colidindo com o caminhão de placa NOO9G60, que trafegava pela rua Marte.

A vítima sofreu suspeitas de fratura no pé e no braço esquerdo e foi socorrida inicialmente por populares. O motorista do caminhão abandonou o local, deixando o veículo no ponto do acidente. A ambulância 04 do Samu realizou o resgate e encaminhou a mulher para uma unidade de saúde. As circunstâncias do acidente serão apuradas pela polícia.

Comentários

Continue lendo

Acre

Trabalhador morre durante derrubada de árvore em Porto Walter

Publicado

em

Um homem morreu vítima de derrubada em Porto Walter, no alto Juruá, nesta sexta-feira, 4. Jorgean Coelho, de 45 anos, trabalhava no Ramal do Cebo, onde serrava madeira, quando o pedaço de uma árvore caiu em sua cabeça. A vítima foi encaminhada à unidade de saúde local, mas não resistiu aos ferimentos e foi a óbito.

A prefeitura de Porto Walter emitiu nota de pesar pela morte, manifestando condolências aos familiares, amigos e conhecidos de Jorge.

“Jorge norteou sua trajetória com honra e trabalho. E com certeza, deixará boas lembranças eternizadas na mente e no coração de quem teve o privilégio de conviver com ele. Neste momento de luto, estendemos nossas mais sinceras condolências à família. Que todos encontrem conforto na memória dos momentos compartilhados”, cita a nota assinada pelo prefeito César Andrade.

Comentários

Continue lendo