fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Educação abre consulta pública da nova política de EJA no Acre

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) abriu nesta, sexta-feira, 13 de setembro, a consulta pública para a atualização da política de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no estado do Acre.

Equipe da EJA e Centro de Mídias Educacionais durante a live. Foto: Rarismar Bezerra/SEE
Equipe da EJA e Centro de Mídias Educacionais durante a live. Foto: Rarismar Bezerra/SEE

“Esse é o momento de democracia dentro da Educação de Jovens e Adultos”, destacou Jessé Dantas, chefe do Departamento de EJA da SEE na abertura do evento que foi transmitido em uma live pelo YouTube.com/@educacaodoacre diretamente do Centro de Mídias Educacionais da SEE e contou com a participação de gestores, professores, representantes da sociedade civil e especialistas em educação.

Durante o evento, foram apresentados os principais objetivos da nova política de EJA, que visa garantir maior inclusão, diversidade e qualidade no ensino oferecido a jovens, adultos e idosos. A live destacou também os avanços alcançados desde a implementação da política em 2008 e apontou os desafios ainda presentes, reforçando a importância de uma educação mais inclusiva e alinhada às demandas sociais e tecnológicas atuais.

O secretário de Estado de Educação, Aberson Carvalho, ressaltou durante a transmissão que neste momento a EJA precisa se preparar para os novos desafios. “A sociedade mudou, as pessoas e os comportamentos também e nós precisamos olhar as políticas públicas como algo permanente na vida das pessoas. Por isso, a Secretaria precisa criar essa política educacional para EJA”, pontuou.

Consulta Pública Está Aberta a Toda a Comunidade

Com a abertura da consulta pública, o documento preliminar que apresenta as novas diretrizes para a EJA no Acre está disponível para análise e contribuição de todos os interessados. Gestores, professores, alunos, famílias e a comunidade em geral podem participar do processo enviando suas sugestões. A participação popular é essencial para que a nova política seja construída de forma colaborativa e atenda às reais necessidades da população acreana.

Live contou com participação de diversos atores da Educação do Acre. Foto: Rarismar Bezerra/SEE

O período de consulta pública se estenderá por um mês, durante o qual será possível enviar contribuições por meio do site see.ac.gov.br. Além disso, o documento poderá ser discutido em escolas e com equipes gestoras, que terão a oportunidade de contribuir diretamente para o aprimoramento da política.

Próximos Passos

Após o término da consulta pública, todas as contribuições serão sistematizadas e analisadas pela equipe técnica da Secretaria de Educação. O documento final será apresentado ao Conselho Estadual de Educação para aprovação, com previsão de implementação da nova política ainda em 2024.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre apresenta vazante em Assis Brasil após se aproximar da cota de transbordamento

Publicado

em

Volume de água deve chegar em Brasiléia e a Rio Branco, mas Defesa Civil descarta risco imediato

Após atingir quase 12 metros nas últimas 24 horas, o Rio Acre começou a dar sinais de vazante no município de Assis Brasil, distante cerca de 330 km da capital, Rio Branco. Segundo dados da Rede Hidrometeorológica Nacional, da Agência Nacional de Águas (ANA), o nível do rio marcou 10,80 metros por volta das 16h (horário de Brasília), mas caiu para 10,42 metros até as 20h — uma redução de 38 centímetros.

A medição foi registrada na estação localizada na Aldeia dos Patos, que atualmente enfrenta problemas técnicos e só deverá ser consertada somente no verão, conforme informou a Defesa Civil.

De acordo com o capitão Sandro, do Corpo de Bombeiros e coordenador da Defesa Civil em Brasiléia, a expectativa é de que o nível do Rio Acre atinja aproximadamente 10 metros na região, com a chegada da vazante nas próximas 48 horas.

Em Rio Branco, o tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil, explicou que parte do volume de água deverá alcançar a capital nos próximos dias. No entanto, reforçou que não há motivo para alarme. “A situação está sendo monitorada e, até o momento, não há risco de transbordamento na capital”, afirmou.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeito Carlinhos do Pelado firma parceria com Defensoria Pública do Estado para construção de uma unidade em Brasileia

Publicado

em

Em busca de fortalecer o compromisso com o bem-estar da população e com a garantia dos direitos fundamentais da população de Brasileia, o prefeito Carlinhos do Pelado se reuniu nesta terça-feira (15), na sede da Defensoria Pública em Rio Branco com a Defensora Pública Geral do Estado, Dra. Juliana Marques em uma importante reunião que marcou o início de uma parceria estratégica entre a Prefeitura de Brasileia e a Defensoria Pública.

Durante o encontro, foi discutida a implantação de uma nova unidade da Defensoria Pública no município de Brasileia, com a missão de ampliar o acesso da população aos serviços de orientação e assistência jurídica gratuita, especialmente para aqueles que mais necessitam.

“A construção dessa unidade é um grande sonho para a população de Brasileia após a sede anterior ter ficado destruída pela alagação no ano passado. E com isso precisamos garantir os direitos da nossa gente, principalmente das pessoas mais precisam da justiça gratuita. Essa parceria com a Defensoria Pública é fundamental para fortalecer essa justiça social em nossa cidade”, destacou o prefeito Carlinhos do Pelado.

A Dra. Juliana Marques também enfatizou a importância da iniciativa.“Nosso compromisso é o mesmo com a promoção da cidadania e o acesso à Justiça. A presença da Defensoria em Brasileia permitirá um atendimento mais humanizado e próximo da população”, garantiu.

A parceria firmada prevê a cooperação entre os órgãos para viabilizar a estrutura física e os recursos necessários para o funcionamento da unidade. A expectativa é que as obras sejam iniciadas ainda este ano.

Comentários

Continue lendo

Acre

Estudantes de Direito oferecem assistência jurídica a indígenas

Publicado

em

O curso de direito da Universidade Federal do Acre (Ufac), em parceria com o Observatório de Direitos Humanos da instituição, está promovendo um projeto de extensão voltado à prestação de assistência jurídica ao Coletivo de Estudantes Indígenas da Ufac (CeiUfac) e demais estudantes indígenas.

A iniciativa é coordenada pelo professor Francisco Pereira e conta com a atuação direta de discentes de direito, que oferecem apoio jurídico gratuito durante os turnos da manhã e da tarde. O projeto teve início em janeiro deste ano e seguirá em atividade até novembro.

A proposta busca garantir o acesso à informação e à defesa de direitos, além de fortalecer a inclusão e o respeito à diversidade no ambiente universitário. Segundo a coordenação, a iniciativa também cumpre um papel formativo ao aproximar os estudantes do exercício prático da cidadania.

Interessados em mais informações podem entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Comentários

Continue lendo