Geral
Eduardo Ribeiro destaca importância de implementação de Observatório de Políticas Públicas para aprimorar decisões estaduais

Em pronunciamento na sessão desta quarta-feira (30), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Eduardo Ribeiro (PSD), falou sobre uma iniciativa proposta pelo Ministério Público do Estado (MPE) que segundo ele, terá grande impacto no âmbito das políticas públicas. A proposta em questão envolve a criação de um observatório especializado, destinado a coletar e analisar dados provenientes da administração pública, visando aprimorar as decisões tomadas tanto pelo poder executivo quanto pelo legislativo.
De acordo com ele, o observatório funcionará como uma sala de situação destinada a subsidiar as decisões dos poderes públicos. Eduardo Ribeiro destacou ainda a importância de contar com uma ferramenta que forneça informações embasadas e atualizadas sobre as políticas públicas em vigor e suas consequências.
“O observatório proposto terá a função de colher, organizar e analisar dados relevantes provenientes da administração pública. Com uma equipe de profissionais qualificados, o observatório será capaz de oferecer uma visão ampla e detalhada do cenário político, econômico e social do estado. Essas informações, por sua vez, seriam utilizadas para embasar as decisões do poder executivo e do legislativo, visando a adoção das melhores práticas e a implementação de políticas públicas mais eficazes”, explicou o parlamentar.
O deputado fez questão de ressaltar o papel fundamental que o observatório desempenharia no direcionamento das decisões dos poderes públicos. “Esta iniciativa não apenas tornará nossas decisões mais informadas, mas também nos permitirá identificar as melhores estratégias para o desenvolvimento do estado”, enfatizou Ribeiro.
No entanto, para que o observatório de políticas públicas se torne uma realidade, o Ministério Público está buscando o apoio dos deputados estaduais. O parlamentar frisou que o financiamento adequado é crucial para a implementação e manutenção do projeto. Eduardo Ribeiro encerrou seu discurso fazendo um apelo aos deputados presentes na sessão “Contamos com o apoio de todos os deputados para garantir os recursos necessários e fazer deste observatório uma ferramenta valiosa para o progresso do nosso estado”, complementou.
Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac
Foto: Jardy Lopes
Comentários
Geral
Idoso é preso pela PRF após ser flagrado com pistola calibre .40 em Cruzeiro do Sul
Homem de 70 anos não possuía porte nem documentação da arma e das munições

Um homem de 70 anos foi preso na quarta-feira (14) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Estrada da Variante, em Cruzeiro do Sul, após ser flagrado portando uma arma de fogo de uso restrito.
De acordo com a PRF, o idoso trafegava em uma motocicleta quando foi abordado durante fiscalização de rotina. Ele informou aos policiais que retornava de seu sítio e, ao ser questionado, confirmou que estava armado.
Durante a abordagem, os agentes apreenderam uma pistola Taurus calibre .40 e oito munições. Conforme a polícia, o homem não possuía porte de arma de fogo nem documentação legal da arma ou das munições.
Diante da irregularidade, o idoso foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Cruzeiro do Sul, onde o caso ficou à disposição das autoridades para os procedimentos legais cabíveis.
Comentários
Geral
Justiça decreta prisão de três suspeitos de integrar “Tribunal do Crime” em Rio Branco
Grupo mantinha homem em cárcere privado para aplicar punição ilegal; um investigado responderá em liberdade

A Justiça decretou a prisão preventiva de três homens suspeitos de integrar uma facção criminosa e de atuar na aplicação de punições ilegais impostas pelo chamado “Tribunal do Crime”, em Rio Branco. A decisão atinge Lucas Nogueira dos Santos, Anderson Luan Bezerra e João Victor Navarro da Silva. Já Marcelo Santos de Souza teve a liberdade provisória concedida, mediante cumprimento de medidas cautelares.
A decisão foi proferida pelo juiz plantonista da Vara das Garantias, durante audiência de custódia realizada no Fórum Criminal de Rio Branco, no fim da tarde de ontem.
Os quatro foram presos na noite de terça-feira (13) por policiais do Grupamento Tático do 3º Batalhão da Polícia Militar, no momento em que mantinham um homem em cárcere privado em uma residência localizada na Rua Luiz Gonzaga, no bairro São Francisco. A vítima, que teve a identidade preservada, teria sido sequestrada para sofrer agressões físicas como forma de punição imposta pela organização criminosa.
Informações repassadas por moradores à Polícia Militar foram fundamentais para a rápida intervenção, que evitou uma possível sessão de tortura e espancamento, situação que poderia resultar em morte. Durante a ação, os policiais apreenderam pedaços de madeira, supostamente utilizados nas agressões, além de um automóvel.
Os três investigados que tiveram a prisão preventiva decretada foram encaminhados ao Complexo Penitenciário de Rio Branco. O quarto envolvido responderá em liberdade provisória, com uso de tornozeleira eletrônica e cumprimento das demais medidas cautelares determinadas pela Justiça.
Comentários
Geral
Polícia Militar apreende mais de dois quilos de maconha em Sena Madureira

Policiais militares do 8º Batalhão da Polícia Militar do Acre (8º BPM/PMAC) apreenderam mais de dois quilos de entorpecente durante uma ação realizada no município de Sena Madureira, na região do Purus. A ocorrência foi registrada no bairro Vitória, às margens do rio Iaco.
A guarnição recebeu informações de populares indicando que indivíduos teriam escondido material ilícito nos fundos de uma residência abandonada naquela área. Diante da denúncia e do histórico do local, os policiais se deslocaram imediatamente para averiguação.
No endereço informado, os militares constataram que o imóvel estava, de fato, abandonado e não havia pessoas em atitude suspeita nas imediações. Ainda assim, foram realizadas buscas minuciosas no perímetro, especialmente próximo à margem do rio. Durante as diligências, a equipe localizou uma sacola plástica contendo três barras de maconha.
O material apreendido foi encaminhado à Delegacia Geral de Polícia Civil de Sena Madureira, onde passou por pesagem oficial, totalizando aproximadamente dois quilos e sessenta gramas. Nenhum suspeito foi preso no local, e o caso segue sob investigação para identificação dos responsáveis.

Você precisa fazer login para comentar.