Geral
Eduardo Ribeiro destaca importância de implementação de Observatório de Políticas Públicas para aprimorar decisões estaduais
Em pronunciamento na sessão desta quarta-feira (30), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Eduardo Ribeiro (PSD), falou sobre uma iniciativa proposta pelo Ministério Público do Estado (MPE) que segundo ele, terá grande impacto no âmbito das políticas públicas. A proposta em questão envolve a criação de um observatório especializado, destinado a coletar e analisar dados provenientes da administração pública, visando aprimorar as decisões tomadas tanto pelo poder executivo quanto pelo legislativo.
De acordo com ele, o observatório funcionará como uma sala de situação destinada a subsidiar as decisões dos poderes públicos. Eduardo Ribeiro destacou ainda a importância de contar com uma ferramenta que forneça informações embasadas e atualizadas sobre as políticas públicas em vigor e suas consequências.
“O observatório proposto terá a função de colher, organizar e analisar dados relevantes provenientes da administração pública. Com uma equipe de profissionais qualificados, o observatório será capaz de oferecer uma visão ampla e detalhada do cenário político, econômico e social do estado. Essas informações, por sua vez, seriam utilizadas para embasar as decisões do poder executivo e do legislativo, visando a adoção das melhores práticas e a implementação de políticas públicas mais eficazes”, explicou o parlamentar.
O deputado fez questão de ressaltar o papel fundamental que o observatório desempenharia no direcionamento das decisões dos poderes públicos. “Esta iniciativa não apenas tornará nossas decisões mais informadas, mas também nos permitirá identificar as melhores estratégias para o desenvolvimento do estado”, enfatizou Ribeiro.
No entanto, para que o observatório de políticas públicas se torne uma realidade, o Ministério Público está buscando o apoio dos deputados estaduais. O parlamentar frisou que o financiamento adequado é crucial para a implementação e manutenção do projeto. Eduardo Ribeiro encerrou seu discurso fazendo um apelo aos deputados presentes na sessão “Contamos com o apoio de todos os deputados para garantir os recursos necessários e fazer deste observatório uma ferramenta valiosa para o progresso do nosso estado”, complementou.
Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac
Foto: Jardy Lopes
Comentários
Geral
Justiça mantém prisão preventiva de suspeito de matar ex na frente da filha em via pública em Rio Branco
O assassinato de Paula, cometido a facadas em uma rua movimentada do bairro Alto Alegre, gerou grande repercussão. A filha do casal, que estava no local, descreveu o pai como um “monstro”
A Justiça do Acre decretou, na última quarta-feira (6), a prisão preventiva de Jairton Bezerra, de 45 anos, acusado de assassinar a ex-esposa, Paula Gomes da Costa, de 33 anos, em um caso de feminicídio que abalou a cidade. Bezerra, que estava foragido desde o crime ocorrido em 27 de outubro, se entregou à polícia na última semana e teve sua detenção confirmada após a audiência de custódia.
Ele se entregou à polícia na manhã de quarta (6) na Delegacia de Flagrantes (Defla), em Rio Branco, e logo em seguida, foi encaminhado à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) para prestar depoimento. Na mesma manhã, houve a audiência de custódia.
Na manutenção da prisão preventiva, que havia sido expedida no dia 28 de novembro, o juiz da 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar da Comarca de Rio Branco, Alesson Braz, requisitou, no prazo de 10 dias, o inquérito policial devidamente relatado.
Além disto, o juiz oficiou ao Instituto de Administração Penitenciária (Iapen-AC) que sejam mantidos os procedimentos de segurança à integridade física do suspeito dentro do Complexo Penitenciário de Rio Branco, pedido este feito pela defesa.
O assassinato de Paula, cometido a facadas. A filha do casal, que estava no local, descreveu o pai como um “monstro”, conforme relatado por familiares. A pequena, de apenas 7 anos, foi uma das principais testemunhas do crime, que chocou não só a família, mas toda a comunidade local.
O assassinato foi testemunhado também pelo pai do suspeito, e ocorreu quando Paula voltava da casa de uma tia, no bairro Alto Alegre, em Rio Branco. Conforme apurado pela reportagem, Paula foi atacada pelas costas e levou oito facadas. Segundo o Centro de Operações Policiais Militares (Copom), o foragido estava em um veículo de cor branca.
Assim após a decisão judicial, Bezerra foi encaminhado ao presídio de Rio Branco, onde permanecerá à disposição da Justiça para o julgamento.
Comentários
Geral
Deputado Nicolau participa de Encontro que conscientiza população sobre período de defeso na região do Juruá
O Encontro que foi realizado pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) com objetivo de conscientizar e orientar sobre o período de defeso
Com assessoria
Representando a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o primeiro secretário Nicolau Júnior participou do encerramento do I Encontro Período de Defeso da Regional do Juruá, na manhã desta quinta-feira, 7, em Cruzeiro do Sul.
O Encontro que foi realizado pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) tem o objetivo de conscientizar e orientar sobre o período de defeso, que é a época de reprodução das espécies, portanto, recuperação das populações e estoque pesqueiros, e compreende o período de 15 de novembro a 15 de março.
“O Imac tem esse papel importante de trabalhar a conscientização junto à população, mas criando alternativas. É isso que a gente está fazendo aqui hoje, junto aos pescadores e as populações ribeirinhas fortalecendo essa cultura da pesca aqui na região do Juruá”, explicou o presidente do Imac, André Hassem.
Neste período fica proibida pesca, comercialização e transporte de dez espécies de peixes. Esta é uma forma de salvaguardar as espécies e garantir que eles tenham tempo para se reproduzir.
“Estamos na região amazônica e precisamos cuidar, mas sabemos que isso também tem um custo muito caro. Tem alguns lugares do nosso estado muito distantes, em que a população ribeirinha tem a pesca como uma questão de sobrevivência, então esse é um momento de conscientização da população também, em especial para aqueles que levam a pesca como entretenimento, para que respeitem esse período”, destacou o deputado estadual Nicolau.
O deputado Luiz Gonzaga, que está como governador em exercício, também participou do evento e chamou a atenção para o importante apoio que o governo garante para o setor produtivo do estado, do menor ao maior produtor. “O Acre é um diamante que nós devemos cuidar. O governo Gladson Cameli tem apoiado a produção e este é um setor que tem crescido. Precisamos lembrar que é o trabalho dos produtores que coloca o alimento nas nossas mesas”, disse.
Representantes da Marinha do Brasil, do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), Colônia dos Pescadores e da Prefeitura de Ipixuna(AM) também participaram do evento.
Comentários
Geral
Polícia Civil de Epitaciolândia prende autor de tentativa de homicídio no bairro Jose Hassem
Com base nos elementos apurados, o delegado Eustáquio Nomerg representou pelo mandado de prisão do suspeito, que foi deferido pela Justiça
O autor da tentativa de homicídio ocorrido no final do mês de Outubro em Epitaciolândia, teve o mandado de prisão cumprido pela Polícia Civil, em investigações conduzidas pela Delegacia do município.
O suspeito, de 21 anos, teve o mandado de prisão decretado pela Vara Criminal de Epitaciolândia pelo crime de homicídio tentado após ser identificado nas investigações da Polícia Civil.
O crime ocorreu no último dia 30 de outubro, . A vítima um jovem de 16 anos estavam sentadas em um lava jato do Bairro, quando foi surpreendido por disparos de arma de fogo, efetuados por J.S.S, que chegou a pé.
A vítima foi atingida no braço, e precisou ficar internada em razão dos ferimentos. O jovem só não foi atingido por mais disparos porque correu para dentro da casa.
Assim que foram acionados do crime, os policiais iniciaram as diligências conseguindo identificar o suspeito no crime. Com base nos elementos apurados, o delegado Eustáquio Nomerg representou pelo mandado de prisão do suspeito, que foi deferido pela Justiça.
A ordem de prisão foi cumprida nesta quinta-feira (07) pelos policiais, sendo o investigado localizado em um bar no centro da cidade. Após ter o mandado de prisão cumprido, o preso foi conduzido à delegacia para as providências cabíveis, sendo posteriormente colocado à disposição da Justiça.
Você precisa fazer login para comentar.